Diário de bordo - Malm

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 25 mar 2014, 00:56

rdias Escreveu:Mas Malm se estiver a ser limitado pelo valor de uma célula e se for ate ele desligar não pode danificar essa célula para sempre ou o SW do carro ira sempre protege - la ? Eu sei que já fez isto , mas não poderá danificar ?
O que aconteceu é que uma célula chegou aos 2,75 V e o carro parou. Antes do canion, isso deve ter acontecido várias vezes, mas o carro limitava imediatamente a potência e por isso ela não deve ter baixado de 2,75 V. Foi a 73. Neste momento, penso que a célula que está a limitar já não é a 73, pelo que concluo que não ficou danificada.

MJR, eu não me admiraria nada, afinal noutros tempos era carro para parar com 14,5% de SoC. Eu estou capaz de apostar como consigo. Um jantar naquele restaurante em que almoçámos no encontro de VE no Porto, junto à casa da música, alinhas? Só preciso que me dês uma semana.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 25 mar 2014, 01:32

Quando comecei este diário de bordo, ele não estava aqui. Estava junto dos do ruimegas, mjr, essieme,... Durou lá um ou dois dias, depois foi recambiado para aqui. Memórias, coisas de que já ninguém se lembra, porque afinal ninguém imaginaria no que isto se iria tornar. Eu não imaginava. Queria contar as minhas experiências, ao lado dos restantes. Afinal, eles eram tão semelhantes. Compreendi perfeitamente a razão da mudança. O que aconteceu depois está aqui nesta 121 páginas :D .
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 26 mar 2014, 15:25

Quando comecei a escrever no myimiev.com, pensava que finalmente teria com quem partilhar o que todos os dias via a acontecer no meu i-MiEV, neste caso, com quem tinha carros iguais e podia de facto trocar ideias e ajudar-me a encontrar respostas para o que via. Como estava enganado. Aprendi muito mais aqui do que no myimiev.com. Por lá, até ontem, foi uma conversa de surdos. Depois do deslumbre que foi bater recordes uns atrás dos outros (se bem que havia alguém que dizia sempre que assim também eu), quando eu comecei a falar de barras e tartarugas desaparecidas, é como se tudo se tivesse transformado num diálogo de surdos. Até ontem. Há por lá i-MiEV de todo o mundo. EUA, Austrália, Espanha, Áustria, Rússia, Canadá.... Um despertou a minha atenção em particular, Perth, Austrália. Aquilo lá ainda é mais quente que aqui, só por isso, evidentemente. Mas a resposta foi sempre, o teu carro é que tem problemas, mais ninguém vê isso que tu vês, e senti-me naturalmente inibido em perguntar ao dono do i-MiEV Perthiano o que se passava com o carro dele (ele nunca escreveu nada sobre a degradação do carro dele, todos achavam que o carro dele continuava sem sintomologia de degradação), não era eu que ia agora dizer, desculpa lá, mas tu tens de ter alguma degradação. Talvez ontem tudo isso tenha mudado. Tinha lá no topo "1 new messages", ora deixa lá ver, talvez seja o Clovis, o brasileiro de Washington, mas que tem família por cá e decidiu passar por Tábua para me conhecer (a minha bola de cristal diz-me que sim, talvez neste verão). Mas não, era o dono do i-MiEV Perthiano. E agora, podem crer, alguém começa a prestar atenção ao que digo.

Para já, é prematuro ter certezas. Mas há um ou outro pormenor que ele refere, que enfim, eu leio e penso, essa é a minha estória. Talvez seja o fim do episódio "Malm contra o mundo". Talvez esteja para breve "Nos i-MiEV é assim (escrito finalmente com a verdade)". Duvido que alguém venha a escrever "o Malm já há muito tempo que nos diz que nos i-MiEV é assim". Não interessa, eu continuo a fazer o meu caminho, ninguém me diz como vai ser, não interessa, eu descubro, e cá estarei para contar.
Última edição por Malm em 26 mar 2014, 17:18, editado 1 vez no total.

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 26 mar 2014, 16:10

Mas afinal que diz ele?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Orlando
Proprietário Leaf

Mensagem por Orlando » 26 mar 2014, 16:32

Mas é suposto ser surpresa?
Qualquer bateria sofre disso!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

RJSC
Proprietário Leaf
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras

Mensagem por RJSC » 26 mar 2014, 16:35

Orlando Escreveu:Mas é suposto ser surpresa?
Mas nas de lítio, nenhuma sofre tanto como as LiMn que estão em uso nos carros que não Tesla e Chevrolet Spark EV (que nunca mais se comercializa) neste momento.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 26 mar 2014, 17:08

Eu não escondo nada, tudo o que vejo conto, todas as teorias que invento partilho. Nem todos têm essa postura e estão no seu direito. E outros nem sequer se dão ao trabalho de tentar perceber o que quer que seja (provavelmente até são mais felizes que eu). Neste caso, o que me foi revelado foi em mensagens privadas. E também é verdade que muitos que me seguem no myimiev.com e no youtube (no youtube dá para ver de onde são) também vêm ler isto. Por isso, só me fica bem não estar a contar pormenores, apenas digo que me revejo nalgumas coisas por ele reveladas, embora eu apresente explicações completamente diferentes para o que se passa em ambos os carros. Era bom era, que ele tivesse razão. Acreditem em mim, não tem.

Também é verdade que eu tenho uma grande vantagem. Eu sempre fui o patinho feio da ninhada. A mãe pata criou-me como se eu fosse um Leaf, os meus irmãos são Leaf (a família nissanleafpt claro), a mãe pata ensinou-me que um Leaf degrada 7/8% ao ano em Portugal e eu sempre achei que era igual aos meus irmãos. Faz parte de ser Leaf, e eu cresci como se o fosse. Todos os outros i-MiEV cresceram tendo i-MiEV como irmãos, e foram ensinados que isso da degradação, isso é nos Leaf. Se a mãe lhes disse isso eles vão acreditar nisso, de forma cega. Eu tive a sorte de ter nascido na ninhada errada e ter recebido as lições certas. Mas a mãe pata enganou-se numa coisa, dizia-me sempre, cargas rápidas fazem mal. Nesse aspeto, eu acabei por perceber que não era igual aos meus irmãos, para melhor. Num i-MiEV é preferível, muitas vezes, uma carga rápida a uma lenta. A minha mãe é a melhor mãe do mundo :D .

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 26 mar 2014, 17:16

rdias Escreveu:penso que dirá " "o Malm já há muito tempo que nos diz que nos i-MiEV é assim". e eu acrescento, e em leafs, etc

Ou seja, agora começam a acreditar.
Ele não diz isso. Por agora, ele apenas quer ouvir o que tenho para dizer. Nos Leaf, o Malm não ensinou nada a ninguém, foi a mãe pata que o ensinou. O Malm apenas repete o que a mãe lhe ensinou, vezes sem conta, porque detesta ver gente iludida ou enganada. Um dia, eu acredito que todos os proprietários de i-MiEV vão reconhecer a degradação e a sintomologia dessa degradação. Mas não vão reconhecer que tudo isso tinha sido descrito há 1/2 anos pelo Malm. Isto porque quando leram o que disse acharam tão absurdo que não ligaram nada e por isso nada ficou na memória. Vai agora ser tudo descrito, agora em bando, como se fosse pela primeira vez.

Reparem no que estou a dizer, ele apenas quer ouvir o que tenho para dizer. É assim que começa a mudança, qualquer mudança. Primeiro ninguém quer ver ou ouvir o óbvio, mas há pessoas de espírito aberto que vêm que algo está mal e dão-nos uma oportunidade. Por agora, foi só isso que aconteceu, alguém do myimiev.com deu-me uma oportunidade. E claro, se me tivessem perguntado há dois dias quem me ia dar primeiro essa oportunidade, eu não tinha dúvidas de onde ela viria, de Perth, na Austrália.
Última edição por Malm em 26 mar 2014, 17:28, editado 1 vez no total.

Orlando
Proprietário Leaf

Mensagem por Orlando » 26 mar 2014, 17:21

RJSC Escreveu:
Mas nas de lítio, nenhuma sofre tanto como as LiMn que estão em uso nos carros que não Tesla e Chevrolet Spark EV (que nunca mais se comercializa) neste momento.
Qualquer química sofre com calor, todas têm degradação (chumbo, Lifepo4, nimh, nicd, etc).
Claro que estamos a falar das LiMn, certo. Mas seria ingénuo da nossa parte não acreditar no inevitável: todas sofrem e sofrerão, mesmo com o + avançado sistema de proteção. Só que aí o efeito será minimizado.
Cabe-nos a nós, descobrir como diminuir esse efeito e como surge.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 26 mar 2014, 17:39

Orlando Escreveu:
RJSC Escreveu:
Qualquer química sofre com calor, todas têm degradação (chumbo, Lifepo4, nimh, nicd, etc).
Claro que estamos a falar das LiMn, certo. Mas seria ingénuo da nossa parte não acreditar no inevitável: todas sofrem e sofrerão, mesmo com o + avançado sistema de proteção. Só que aí o efeito será minimizado.
Cabe-nos a nós, descobrir como diminuir esse efeito e como surge.
Orlando, não se trata só de saber que há degradação (embora também passe por aí, sobretudo por aí), é reconhecer toda a sintomologia da degradação no i-MiEV. E essa, essa sou eu a descrevê-la pela primeira vez no mundo da internet. Porque no Leaf, isso é muito fácil, 11 barras na era pré-spyleaf, mais fácil ainda na era spy leaf. Nos i-MiEV a única coisa que há é a teoria do Malm (que diz que num i-MiEV com 10% de degradação podem acontecer duas coisas: 1 - paramos a meio da viagem durante duas horas com 9 barras, quando voltamos a ligar só temos 8; ou 2 - paramos com 14% de SoC e uma barra). Esta teoria tem cerca de um ano.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”