Diário de bordo - Malm

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
RJSC
Proprietário Leaf
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por RJSC » 08 dez 2013, 00:45

Isto vai ficar interessante é quando o canION começar a dar as leituras de Ah restantes.

Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Mensagem por Malm » 08 dez 2013, 01:48

Mais um recorde galático malmonástico imevesco para a minha coleção. Algo nunca antes visto, nem sequer imaginado, algo que todos diriam ser impossível, único em toda a galáxia. Tenho a prova do fantástico e extraordinário feito aqui comigo. Amanhã ao meio-dia vai ser revelado aqui, neste diário de bordo, algo que jamais poderiam pensar ser possível.

Entretanto, podem tentar adivinhar do que se trata, mas adianto já que não é nenhuma melhoria de um recorde anteriormente estabelecido. É algo completamente diferente.

Podem pedir-me todas as pistas que quiserem, mas estou convencido que nem com pistas lá vão. Vai ter de ser mesmo para o meio-dia a revelação deste segredo.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

psi20
Proprietário Fluence
Registado: 11 nov 2013, 19:06
Data de fabrico: 07 jan 2016
Capacidade bateria: 35Ah

Mensagem por psi20 » 08 dez 2013, 09:23

Malm Escreveu:Mais um recorde galático malmonástico imevesco para a minha coleção. Algo nunca antes visto, nem sequer imaginado, algo que todos diriam ser impossível, único em toda a galáxia. Tenho a prova do fantástico e extraordinário feito aqui comigo. Amanhã ao meio-dia vai ser revelado aqui, neste diário de bordo, algo que jamais poderiam pensar ser possível.

Entretanto, podem tentar adivinhar do que se trata, mas adianto já que não é nenhuma melhoria de um recorde anteriormente estabelecido. É algo completamente diferente.

Podem pedir-me todas as pistas que quiserem, mas estou convencido que nem com pistas lá vão. Vai ter de ser mesmo para o meio-dia a revelação deste segredo.

Pois não faço a mínima ideia. Terá haver cokm temperaturas?

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 08 dez 2013, 09:30

Bem pensado. É um recorde que também persigo, o recorde do pack mais fresco de sempre. Tu vais ser o meu principal adversário na concretização do mesmo. Mas não, não se refere a temperaturas. Muito obrigado pela tua participação, psi20.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Filipe
Proprietário Leaf
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras

Mensagem por Filipe » 08 dez 2013, 10:15

Oi Malm, além destas adivinhas, tens talvez de arranjar umas rifas ou outro tipo de sorteios para atingires o Centenário 8-) .
( Já estás a esgalhar melhor, quase como a recuperação na Cloud do RuiMegas :mrgreen: )
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 08 dez 2013, 10:28

O Filipe anda obcecado com o meu centenário. Eu não saio daqui. Nem que me paguem o dobro. Aqui mora a minha família VE. Esse número irá surgir naturalmente, como o 69, só que esse, eu fiz questão que passasse rápido, não fosse o Filipe passar por lá às 2:00 da madrugada e claro está, vinha de lá com toda a certeza um comentário ao sucedido. Passou incólume a minha 69 :lol: .

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 08 dez 2013, 13:00

Meio-dia hora de Portugal continental, 13:00 hora do fórum. O prometido é devido.

Imagem

O SoC mais baixo de sempre. -5% de SoC. Nunca antes conseguido, nunca antes registado. E com estes -5% de SoC eu ia até à Figueira.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 08 dez 2013, 20:01

Atualizando a minha investigação sobre variações de 5% de SoC instântaneas nos i-MiEV.
Coloco 4 hipóteses:
1 - Penso que está relacionado com a temperatura da bateria. Quando desce para valores inferiores a 20ºC (quando atinge os 19,9º C), ele adiciona 5% de SoC ao já existente. Quando sobe para 19ºC (19,0º C precisamente) ele retira 5% ao SoC existente. Tal não acontece quando o carro está a andar, fica guardado na memória e só acontece depois de ele estar parado um bocado.
2 - Está relacionado com a degradação.
3 - Está relacionado com as duas coisas ao mesmo tempo.
4 - Não está relacionado nem com uma coisa nem outra, e se anda por aqui algum tipo da Mitsubishi entendido no carro a ler isto farta-se de rir com o que para aqui escrevo.

Como é óbvio, estou mais inclinado para a primeira. Ora isto deve estar relacionado com o facto de quem criou o carro, saber que se perde autonomia quando as temperaturas descem. A bateria a temperaturas mais baixas rende menos. Mas a quanto corresponde essa perda? Fiz aqui umas contas após umas pesquisas e talvez perca 10% da autonomia quando baixa dos 26º C para os 11º C. A temperaturas mais baixas o efeito é maior, entre 11º C e - 3º C a perda será de 15%.

Parece-me existir aqui alguma lógica. Carrego as baterias depois de andar um bocado e ficam a 26º C. Depois paro o carro cá fora ao frio umas 36 horas e elas descem para 11º C. 15º de diferença, que corresponderiam a menos 10% de autonomia. A bateria a estas temperaturas rende menos mas a energia que já lá tinha por lá ficou, é como se tivesse ficado mais cheia. Se ficou mais cheia, à que atualizar o SoC, que a 50% de SoC passariam a ser 55%. Na prática, passou pelos 19º C para baixo e toma lá mais 5% de SoC.

Fará ele outro acerto a outro valor para além dos 19ºC?

psi20
Proprietário Fluence
Registado: 11 nov 2013, 19:06
Data de fabrico: 07 jan 2016
Capacidade bateria: 35Ah

Mensagem por psi20 » 08 dez 2013, 23:04

Malm Escreveu:
Fará ele outro acerto a outro valor para além dos 19ºC?
Isso é fácil. Empresta-me o carro durante uma semana que já dicas a saber :-)

RJSC
Proprietário Leaf
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras

Mensagem por RJSC » 08 dez 2013, 23:45

Estado de Carga negativo :lol:
Será bug do BMS do caro ou do canION?

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”