BrunoAlves Escreveu: 08 mai 2024, 10:22Estes dias tive de ir a Espanha em trabalho, de VE
Vou revisitar este tópico, porque voltei a ir a Espanha em trabalho e gostava de relatar a nova experiência.
Antes de mais, o caminho que fiz desta vez fui muito mais longo e menos "principal" do que o anterior. Há 2 anos fui a Sevilha (entrando em Badajoz).
Desta vez entrei depois de Castelo Branco (Salvaterra do Extremo), em direção a Toledo e finalmente Almansa.
Como já tinha configurado a app Wenea da ultima viagem acabei por lhe dar preferência (por causa dos dados fiscais). Usei o ABRP para me desenhar a rota dando prioridade a esta rede, e encaixou perfeitamente. A rede rápida Wenea cresceu brutalmente, desvios praticamente nulos e carreguei (em ambos os sentidos) nesta bestialidade:
30 postos de 360kW, ao lado de uma estação de serviço Galp (que também tem alguns PCUR à espera de ligação). Tem um WC daqueles auto-laváveis, algumas 20 câmaras e mais nada. A área de serviço tem restaurante, é uma boa experiência durante o dia. Não sei se era um sítio onde parasse confortavelmente à noite
O carregamento e pagamento foi feito via app. Não percebi se o leitor de cartões permite pagamento bancário mas o ecrã do terminal estava tão queimado (e os postos são quase novos...) que nem tive vontade de arriscar. Segundo o mapa REVE, não tem. Mal
O acompanhamento do carregamento na app e no posto é bestial. Uma curiosidade, aquele botão "Detener carga" funciona sempre. Cheguei ao posto depois de almoçar na Galp, vi os detalhes de carga e parei o carregamento ali, sem qualquer autenticação no posto

- Wenea2.png (236.43 KiB) Visto 758 vezes
Custo dos carregamentos: 0,49€/kWh em postos até 150kW, 0,59€/kWh até 360kW
Já perto do destino carreguei num SuC Tesla, com cartão bancário. Queria ter autonomia para as voltas e como é razoavelmente mais barato (0,44€/kWh). Mesmo junto à AE numa área de serviço, mas que às 22h30 já estava completamente às escuras. Desconfortável.
A experiência em si não é extraordinária: foi estranho começar a carga (o cartão não foi detetado facilmente) e foi estranho finalizar a carga (o botão da "pistola" está avariado - como estão quase todos - e tive de parar a carga no carro).
Nota importante aqui: obter a fatura através do código QR é fácil, mas a fatura emitida em Espanha não tem NIF do cliente. Pode ser um desafio ser aceite como despesa cá.
Ao chegar ao hotel, mais uma experiência que invejo algum dia ver cá: bombas de combustível com pontos de carregamento, pagamento descomplicado na caixa central com cartão, 0,36€/kWh para 50kW.
Na ultima noite deixei lá o carro enquanto tomava banho, fui buscar passada 1h com carga quase total para iniciar a viagem de regresso.
Quase perfeito, não fosse o obtuso sistema de verificação de NIF de imensos sistemas espanhóis: não reconheceu o NIF tuga, recusou-se a emitir fatura com esses dados. Ainda assim debitou um talão com os dados do carregamento, tive de pedir a fatura por email (ao contrário da Tesla, tem um contacto fácil para estes casos).
E pronto, foram mais quase 2000km sem qualquer dificuldade e com um nível de preparação mínimo.