Carregamento turístico em Espanha

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de Aquisicao: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por BrunoAlves »

Como referi no meu relato de ida a Itália, convém ter a app Chargemap instalada para viagens em França: não necessariamente para carregar, mas porque tem um filtro de postos gratuitos :mrgreen: (se bem que em Bordéus não há nada de interessante).

Se a viagem é direta até Bordéus, faz a subscrição Tesla por um mês e chega perfeitamente (regra geral paga-se em 2-3 carregamentos). Carrega em PT o suficiente para chegares a Tordesilhas e daí para a frente é saltar de SuC em SuC. Ou se vires que Ionity fica mais à mão, podes fazer Ionity em vez de Tesla. Não faças as 2 e não te preocupes demasiado, provavelmente só vais precisar dessa opção.

Em Bordéus, se lá fores ficar uns dias, então sim podes procurar alternativas mais convenientes junto a ti. A Electroverse dá acesso descomplicado a virtualmente todos os postos e dá para "estudar os preços à tua volta". Mas não precisas de mais nada do que já tens, nem de usar metade do que tens.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
JorgeAntunes
Registado: 08 jul 2021, 11:56

Mensagem por JorgeAntunes »

BrunoAlves Escreveu: 28 mai 2025, 09:13 Como referi no meu relato de ida a Itália, convém ter a app Chargemap instalada para viagens em França: não necessariamente para carregar, mas porque tem um filtro de postos gratuitos :mrgreen: (se bem que em Bordéus não há nada de interessante).

Se a viagem é direta até Bordéus, faz a subscrição Tesla por um mês e chega perfeitamente (regra geral paga-se em 2-3 carregamentos). Carrega em PT o suficiente para chegares a Tordesilhas e daí para a frente é saltar de SuC em SuC. Ou se vires que Ionity fica mais à mão, podes fazer Ionity em vez de Tesla. Não faças as 2 e não te preocupes demasiado, provavelmente só vais precisar dessa opção.

Em Bordéus, se lá fores ficar uns dias, então sim podes procurar alternativas mais convenientes junto a ti. A Electroverse dá acesso descomplicado a virtualmente todos os postos e dá para "estudar os preços à tua volta". Mas não precisas de mais nada do que já tens, nem de usar metade do que tens.
Muito obrigado pelo feedback.
Estou a equacionar pernoitar em Burgos na ida e fazer o regresso direto (embora não seja o desejável, outras contingências assim o exigem)
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV

Já fiz de Biarritz direto a casa, de Bordéus são mais ~~200km. Não é ideal mas faz-se num dia grandote. O Niro carrega melhor que a minha carcaça, por isso não deve ser muito terrível. Mas vão sempre ser umas 12-14h :?

Em Burgos tens imensa oferta (já para não falar de 2 SuC Tesla abertos a todas as marcas e 1 Ionity logo a seguir a Burgos - caso faças uma destas subscrições). Se te der jeito um carregamento de oportunidade enquanto fazes outra coisa qualquer, tens imensa oferta local ;-)
rjspedition
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de Aquisicao: 01 jan 2011

Mensagem por rjspedition »

A primeira e última vez que fiz de Bordéus a Lisboa direto ainda tive a brilhante ideia de antes de seguir viagem estacionar junto ao centro da cidade ir às compras para as ruas pedonais, e depois como ainda tinha muito tempo achei que era divertido fazer entre Biarritz, Saint Jean de Luz e Hendaye pela nacional para poder ver as vistas, no caótico trânsito de verão de meados de Agosto.

As últimas horas de viagem foram divertidas.. Oh well, ficou a lição!
Como referi no meu relato de ida a Itália, convém ter a app Chargemap instalada para viagens em França: não necessariamente para carregar, mas porque tem um filtro de postos gratuitos :mrgreen: (se bem que em Bordéus não há nada de interessante).
Acabei de ver na Chargemap que o Mercadona mais perto da nossa curta estadia de férias tem 5 pontos de carregamento gratuitos. :mrgreen:

Pena serem apenas de 3kWh, mas impec!
alexmol
Proprietário Tesla
Registado: 29 jan 2015, 21:10
Data de Aquisicao: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Contacto:

Mensagem por alexmol »

Adicionava aí a Waylet (Repsol)

De resto já foram dados bons conselhos.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem

2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem
rjspedition

rjspedition Escreveu: 29 mai 2025, 00:49
Acabei de ver na Chargemap que o Mercadona mais perto da nossa curta estadia de férias tem 5 pontos de carregamento gratuitos. :mrgreen:

Pena serem apenas de 3kWh, mas impec!

Pequena correção: Apesar de ainda aparecerem na Chargemap, foram trocados por postos Iberdrola a 22kWh, a 0.25€ com penalização por minuto para estadias além dos 90 minutos.

Pode ser o caso também em outros locais do género.
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV

Sim, os carregadores lentos nos Mercadona em Espanha são normalmente Iberdrola com esse preçário.
Para carros que carreguem a 22kW é uma carga porreira, quem carregue mais devagar também é porreira mas tem de se lembrar de ir reiniciar o carregamento a cada 90min se pretenderem uma carga mais longa sem ficar muito caro.
rjspedition

Pequeno offtopic, mas na semana passada estive por cá no Mercadona, mesma potência, mesmo operador (Iberdola) e exactamente o mesmo equipamento.

A diferença é que entre as duas app que tinha para carregar cá o preço rondava os 0.45€. :?
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV

BrunoAlves Escreveu: 08 mai 2024, 10:22Estes dias tive de ir a Espanha em trabalho, de VE
Vou revisitar este tópico, porque voltei a ir a Espanha em trabalho e gostava de relatar a nova experiência.

Antes de mais, o caminho que fiz desta vez fui muito mais longo e menos "principal" do que o anterior. Há 2 anos fui a Sevilha (entrando em Badajoz).
Desta vez entrei depois de Castelo Branco (Salvaterra do Extremo), em direção a Toledo e finalmente Almansa.
Como já tinha configurado a app Wenea da ultima viagem acabei por lhe dar preferência (por causa dos dados fiscais). Usei o ABRP para me desenhar a rota dando prioridade a esta rede, e encaixou perfeitamente. A rede rápida Wenea cresceu brutalmente, desvios praticamente nulos e carreguei (em ambos os sentidos) nesta bestialidade:
Wenea1.jpg
30 postos de 360kW, ao lado de uma estação de serviço Galp (que também tem alguns PCUR à espera de ligação). Tem um WC daqueles auto-laváveis, algumas 20 câmaras e mais nada. A área de serviço tem restaurante, é uma boa experiência durante o dia. Não sei se era um sítio onde parasse confortavelmente à noite :?

O carregamento e pagamento foi feito via app. Não percebi se o leitor de cartões permite pagamento bancário mas o ecrã do terminal estava tão queimado (e os postos são quase novos...) que nem tive vontade de arriscar. Segundo o mapa REVE, não tem. Mal :evil:
O acompanhamento do carregamento na app e no posto é bestial. Uma curiosidade, aquele botão "Detener carga" funciona sempre. Cheguei ao posto depois de almoçar na Galp, vi os detalhes de carga e parei o carregamento ali, sem qualquer autenticação no posto :shock:
Wenea2.png
Wenea2.png (236.43 KiB) Visto 758 vezes
Custo dos carregamentos: 0,49€/kWh em postos até 150kW, 0,59€/kWh até 360kW

Já perto do destino carreguei num SuC Tesla, com cartão bancário. Queria ter autonomia para as voltas e como é razoavelmente mais barato (0,44€/kWh). Mesmo junto à AE numa área de serviço, mas que às 22h30 já estava completamente às escuras. Desconfortável.
A experiência em si não é extraordinária: foi estranho começar a carga (o cartão não foi detetado facilmente) e foi estranho finalizar a carga (o botão da "pistola" está avariado - como estão quase todos - e tive de parar a carga no carro).
Nota importante aqui: obter a fatura através do código QR é fácil, mas a fatura emitida em Espanha não tem NIF do cliente. Pode ser um desafio ser aceite como despesa cá.

Ao chegar ao hotel, mais uma experiência que invejo algum dia ver cá: bombas de combustível com pontos de carregamento, pagamento descomplicado na caixa central com cartão, 0,36€/kWh para 50kW.
Plenergy.jpg
Na ultima noite deixei lá o carro enquanto tomava banho, fui buscar passada 1h com carga quase total para iniciar a viagem de regresso.
Quase perfeito, não fosse o obtuso sistema de verificação de NIF de imensos sistemas espanhóis: não reconheceu o NIF tuga, recusou-se a emitir fatura com esses dados. Ainda assim debitou um talão com os dados do carregamento, tive de pedir a fatura por email (ao contrário da Tesla, tem um contacto fácil para estes casos).

E pronto, foram mais quase 2000km sem qualquer dificuldade e com um nível de preparação mínimo.
civic
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Mensagem por civic »

Ainda bem que as coisas estão a mexer por essa Europa fora, tinha ideia que em Espanha as coisas ainda estavam piores do que por cá....
Nissan LEAF 2018 40kWh
170 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
108 000Km's
Responder

Voltar para “Carregamento”