pms Escreveu: 24 jul 2026, 13:42
Eish, e esta questão do limite duas cargas não dá mesmo para ultrapassar—num cenário de absoluta necessidade?
Chato. Para mim não seria à partida um factor desqualificante—eu em específico dificilmente iria precisar de mais que duas cargas rápidas por dia, mas podia acontecer. Mas imagino que ter essa limitação iria ser um ligeiro factor de stress em viagens maiores.
Eu percebo a segurança mas, podiam enfiar uma actualização de software para fazer override a isso. (Mas depois entra a questão da garantia, imagino...) A garantia sem a extensão é quanto?
Esta limitação vem desde que o carro saiu. Alias, quando o carro saiu era muito pior, acontecia logo a segunda carga rápida, tipo Nissan Leaf, tanto que o carro chegou a ser considerado por muitos o pior carro electrico na altura. Depois de muitas reclamações dos poucos proprietários da altura e de muitos youtubers terem arrasado o carro, a Toyota alterou o software para aquilo que é hoje.
Por isso é que eu escrevi o que escrevi anteriormente quando estavam a dizer que a Toyota é que sabe fazer carros. Como é que se lança o primeiro 100% electrico com uma limitação deste tipo e se acha que não vai haver nenhum problema, quando a indústria já tinha mais que provas do que os clientes querem e esperam de um carro electrico. A Toyota chegou tarde aos BEV e com erro crasso que os levou andar na boca do mundo como o pior carro electrico. Foi escrito aqui na altura "assim é fácil dar garantias de 1 milhão de km e 10 anos" era uma opinião da maioria, de todos aqueles que como nós discutiam o assunto.
A limitação actual para países como o nosso dificilmente terá um impacto muito significativo, agora para países tipo Espanha se calhar é um carro evitar. Temperaturas elevadas e percorrer grandes distâncias, certamente não será o carro indicado. Da mesma maneira que os outros carros aqui já mencionados como sucata que servem para muitas pessoas, este pode servir para algumas apesar das limitações.
Existe outro dado importante para perceber como a Toyota protege a bateria mesmo ao primeiro carregamento. A curva de carregamento não é nada de especial. O carro atinge um máximo de ~150kW, mas num curto período e quando reunidas as condições perfeitas (temperatura vs SOC). ~150kW entre os 10% e os 30% de SOC e depois é sempre a cair. Aos 50% fica-se pelos 80kW (nada de especial para actualidade) e aos 70% fica-se pelos 50kW. Qualquer carro apelidado de sucata, apesar de ter uma potência máxima de 100kW, consegue uma curva de carregamento muito mais simpática (ver o meu diário e bordo do Peugeot) que o bz4x. Portanto afirmar com toda a certeza do mundo que a Toyota é que sabe fazer carros e são os melhores, é analisar o carro muito pela rama. Tem coisas boas como todos e tem coisas más como todos.
Não vamos ser ignorantes e pensar que as outras marcas ao permitir carregamentos rápidos de 250kW, com curvas de carregamento muito melhores e com tantos anos de experiência no mercado, afinal não percebem nada disto. Porque essas marcas também dão garantias.