Espero que mantenha a sua missão de abrangência e interoperabilidade.
Confesso que estou apreensivo no que toca à interoperabilidade e gestão de dados da rede na transição para o novo regime. Não consigo perceber se este aspecto da interoperabilidade e funcionamento de um ponto único de dados estão a ser acautelados ou levados devidamente a sério nesta transição—principalmente para depois poder permitir o devido acesso, utilização e construção de soluções sobre os dados em tempo real e de forma agregada.
Na página da MOBI.E temos:
Será que isto engloba, e neste caso, algum tipo de privatização/concessão da EADME?De forma a garantir a continuidade da informação, a MOBI.E foi designada transitoriamente como Entidade Agregadora de Dados para a Mobilidade Elétrica (EADME), passando a receber os dados de todos os Operadores de Pontos de Carregamento, inclusivamente das redes não conectadas à MOBI.E, para enviar ao Ponto de Acesso Nacional, da responsabilidade do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). Esta atividade será monitorizada pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), a quem cabe também supervisionar a cobertura nacional dos pontos de carregamento para efeitos de cumprimento das metas definidas no regulamento europeu AFIR.
Independentemente das posições de cada um (e sempre discutíveis, incluíndo das minhas) o que gostava mesmo de evitar seria uma fragmentação da oferta nacional de carregamento em várias sub-redes totalmente independentes entre si. E também me parece essencial que dados/informações dos postos como e pelo menos características e disponibilidade deveriam estar disponíveis para acesso. Penso que o AFIR obriga a isto tudo. Todavia, tem é que se obrigar a cumprir.
Independentemente dos receios e dos modelos/regimes, tem que se obrigar e fazer pressão para que o AFIR se cumpra em Portugal. É imprescindível.Yes. Under Article 20 of the EU Alternative Fuels Infrastructure Regulation (AFIR), operators of publicly accessible EV charging points are required to make both static and dynamic data available through their country's National Access Point (NAP) free of charge.
1. Mandatory Data Categories
- Static Data (fundamental characteristics, updated within 24 hours of any change):
- Geographic location (GPS coordinates)
- Operator identification code (IDRO operator ID)
- Number of connectors, current type (AC/DC), and maximum power output (kW) per station/point
- Connector types and vehicle compatibility
- Opening hours, accessibility options, and contact information
- Dynamic Data (real-time status, updated within 1 minute of any change):
- Operational Status: Operational, out of order, or under maintenance
- Availability: Occupied/in-use vs. available
- Pricing: Current ad-hoc pricing breakdown (e.g., per kWh, per minute, or session fee)
- Energy Source: Whether the electricity supplied is backed by a 100% renewable contract