Diario de Bordo Turismo/Tvde EVUBER Toyota BZ4X Premium

Outros veículos elétricos, incluindo concorrentes do Nissan Leaf.
pbaptista
Registado: 25 mar 2015, 23:21
Data de Aquisicao: 01 jan 2011

Re: Diario de Bordo Turismo/Tvde EVUBER Toyota BZ4X Premium

Mensagem por pbaptista »

Boas!

Desculpem estar a meter-me na conversa mas a Toyota não esta a dar garantia nenhuma (independentemente se cobre degradação e/ou avarias), está vender. Uma revisão de 50€(percebi bem?) de 15k km ou anual (o que for primeiro), certo? Assim se fizer 30 k km/ano, custa 100€/ano. Em 5 anos são 500€. Se fizer 60k km/ano custa 1000€ (os 5 anos adicionais) . Se compensa não sei. talvez sim, talvez não.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
14800 km em 12/02/2022
34640 km em 12/02/2023
65197 km em 12/02/2024
95900 km em 12/02/2025
122162 km em 12/02/2026
EVUber
Registado: 10 nov 2021, 22:35
Capacidade bateria: 69kWh

Mensagem por EVUber »

@pfbatista
1.000.000km dividir 15.000km são 66 revisões

Mesmo que cada revisão custe em media 150€ x 66 = 9.900€.. uma bateria panasonic de 71kWh custa muito mais do que 9.900€ e não inclui montagem

Se a toyota está vender, a dar ou a impingir não me interessa, no meu caso a fazer agora uns 80.000km/ano pretendo a garantia mais extensa do mercado e nenhum dos outros fabricantes tem uma quilometragem em garantia como a da toyota..

E não é so a toyota, a lexus e a KGM torres EVX que está a dar 10 anos ou 1 milhão de km

Nota: Estes BZ4X são construídos como "tanques de guerra" por fora com interior confortável e feito para durar, aquando da revisão dos 75.000km testei um BZ4X de 2023 com 30.000km no stand de usados, tinha a bateria com 60% de autonomia e o EVDASH indicava 96.5% de SOH e custava 35.000€... Comprar um carro destes usado com estes KM ainda não fez sequer a rodagem.

Mas o pessoal quer é teslas com baterias chinocas, ou VW com problemas de software, sucata francesa da peugeot e citroen ou kia/huyndai com interiores de plásticos e bancos rasgados ao fim de 5 anos.. que sejam felizes, teem sempre avarias/defeitos para escrever nos fóruns e facetruques desta vida.
civic
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Mensagem por civic »

Por acaso as piores baterias da Tesla nem sequer são chinocas. :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
168 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
103 000Km's
EVUber

Mensagem por EVUber »

civic Escreveu: 19 jul 2026, 22:22 Por acaso as piores baterias da Tesla nem sequer são chinocas. :lol:
As lg made in china (LG Nanjing cell) não são as piores ? ainda existem piores que essas :D

https://evclinic.eu/2025/11/29/made-in- ... s-are-bad/
EVUber

Mensagem por EVUber »

A tesla vende muito carros, mas não conseguem manter um equilíbrio, ou um padrão de qualidade constante com algumas baterias a serem substituídas (em garantia) numa fase inicial... para quem compra um Tesla pela primeira vez e tem esse azar, duvido que queira repetir a experiência.

Essas estatísticas da S3XY App denotam que um dos principais factores para se comprar um tesla era a longevidade da bateria, e actualmente esse factor esta comprometido, pois existem no mercado viaturas a fazerem muito melhor relativo a degradação

Under 60,000 km: <6% degradation
60,000–120,000 km: ~9%
120,000+ km: 10% or higher

fonte: https://www.enhauto.com/blogs/all/tesla ... ed-to-know

A Toyota por exemplo durante a fabricaçao da bateria, tem um controle absoluto no processo de fabrico, e inicia um processo de envelhecimento de descarga de 3 semanas e apos esse período é que são enviadas para a montagem.

A possibilidade de qualquer bateria falhar num BZ4X é bastante mais reduzida, nunca encontrei um comentario, artigo, media, de que bz4x que tivesse a bateria de tração trocada.

As operações na fábrica de Himeji são calibradas, em parte, para atingir essa meta. Executivos da PPES e da Toyota orgulham-se especialmente de um processo de carga e envelhecimento de 20 dias e 11 etapas, que representa o estágio final da jornada de fabricação da bateria.
“Isso contribui para a estabilização do desempenho da bateria”, disse Takenori Kimura, da Prime Planet, ao site Chasing Cars. “Em uma fase inicial de carga, ocorre uma reação química no interior da bateria. O resultado desse processo pode contribuir para uma maior vida útil da bateria a longo prazo.”
Dentro da fábrica de Himeji, que possui vários andares, operadores supervisionam máquinas que aplicam revestimento e enrolam firmemente os eletrodos, agrupando-os em conjuntos de células; em seguida, essas células são movimentadas entre as etapas de carga, envelhecimento e descarga ao longo de quase três semanas.

Operations at the Himeji plant are calibrated in part to hit this target. PPES and Toyota executives are particularly proud of a 20-day, 11-step charging and ageing process that is the culmination of a battery’s manufacturing journey.
“This contributes to the stabilisation of battery performance,” Prime Planet’s Takenori Kimura told Chasing Cars. “In an initial charge phase, a chemical reaction takes place inside the battery. The output following can contribute to the longer-term longevity of battery life.”
Within the multi-storey Himeji plant, operators supervise machines that coat and tight coil electrodes and combine them into cell banks, before cells are conveyed back and forth between charging, ageing and discharging states for nearly three weeks.
fonte: https://www.chasingcars.com.au/news/ele ... an-rivals/

As filosofia das baterias da toyota faz-me lembrar os capacetes ARAI japoneses, em mais de 70 anos a fabricar capacetes, uma filosofia que nunca se preocuparam em fabricar capacetes para passar pela homologação, mas os pontos de segurança foram sempre aumentado e estavam sempre um passo a frente da concorrência, fabricados a mão, nunca venderam o negocio a investidores, controlo absoluto do fabrico e hoje continuam a ser lideres mundiais em capacetes.
Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus »

EVUber Escreveu: 19 jul 2026, 20:36 Mas o pessoal quer é teslas com baterias chinocas, ou VW com problemas de software, sucata francesa da peugeot e citroen ou kia/huyndai com interiores de plásticos e bancos rasgados ao fim de 5 anos.. que sejam felizes, teem sempre avarias/defeitos para escrever nos fóruns e facetruques desta vida.
Eu gosto de discutir os assuntos com pessoas moderadas pois só assim se pode analisar/ajuizar as coisas como elas são.

Este teu comentário já roça o fanatismo e os fanáticos raramente fazem análises, ou ajuizam com razão.

Pelo que escreves vamos todos comprar Toyota porque isso é que é bom. Acabem as outras marcas que a Toyota é que sabe.

Sabe tanto que quando o carro foi lançado era inferior aos outros. Depois de várias queixas dos proprietários e dos mais variados youtubers arrasarem o carro é que alterou o software do carro para se parecer um carro normal. :idea:

Já escrevi uma vez e vou voltar a escrever, pode ser que algum dia entre na tua cabeça. O que é ideal para ti, pode não servir para os outros e vice-versa.

O meu Niro tem 5 anos não tenho um plástico estragado, não tenho um banco roto, o volante não apresenta desgaste.

O meu Peugeot, um carro conhecido por ser problemático já conta com 90000km veio da Alemanha, já foi tvde em Portugal, está nas minhas mãos vai fazer dois anos, não apresenta problema nenhum. Até mesmo a bateria continua apresentar o mesmo soh de quando veio para as minhas mãos. Faz os mesmos km. E tem uma coisa que muitos não tem. Mesmo desligado (carro parado/estacionado) assim que a temperatura ambiente atinge uma certa temperatura, liga o arrefecimento da bateria para manter a bateria sempre a mesma temperatura. Tem uma curva de carregamento que se calhar envergonha o teu super Toyota. Não tem garantia de 1 milhão de km, nem 10 anos, mas tem servido perfeitamente para uso que lhe damos cá em casa.

Vou levá-lo a Peugeot por descargo de consciência porque acho que deve ser revisto de x em x tempo por quem sabe e conhece o carro.

Se eu fosse fanático vinha aqui dizer que tenho os melhores carros do mundo, mas pessoal quer é Teslas, Toyotas e carros chineses. 🤦

Só falta dizeres que no teu dia a dia andas de boné, t-shirt a dizer "I love Toyota" na frente e "Toyota Forever" na parte de trás. 😁

Nota:
vendo o teu diário de bordo do Niro até teres o Toyota parecia que a t-shirt e o boné diziam "I love Kia" e "Kia Forever".

Já deu para perceber que és daqueles que só o que compram é que é bom. Não compraste a VW ID Buzz de 7 lugares, senão por esta altura as t-shirts e o boné era da VW.

Fazendo um apanhado:

Há um tópico de alguém que pensou em comprar um Mercedes, arrasaste a Mercedes. A pessoa comprou já veio dizer que está satisfeito, tem consumos espetaculares, etc.

Se falarmos de BMW nenhum presta.

Se falarmos da VW não presta

Grupo stellantis cruzes, credo

Kia/Hyundai não presta

Tesla, esses então não tem nada de bom.

Toyota a Capela Sistina do mundo automóvel.

Acho que nota-se aqui um padrão, não sei, parece-me.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
civic
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Mensagem por civic »

Sim, já começa a roçar o fanatismo.

E sim, existem piores do que essas LG e até eram da marca Panasonic.
Nissan LEAF 2018 40kWh
168 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
103 000Km's
Responder

Voltar para “Outros veículos elétricos e híbridos Plug-In”