Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

cfvp
Registado: 11 nov 2017, 22:14

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por cfvp »

Bom relato. Esse Kia é de 2021 ou 2022? É preciso ver que o teu Tesla é de 2019. Desde então a qualidade de construção tem evoluído muito ou pelo menos é o que ouço dizer.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 58 000 kms
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de Aquisicao: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves »

Onde esse carro dá mesmo cartas é no carregamento em postos que tenham "xixa" para lhe dar. Mal dá tempo para o xixi :)
Ainda que eu seja da opinião que fazem mais falta 4 postos de 100kW do que 1 posto de 400kW (para ligeiros, bem entendido) não deixa de ser impressionante ver a % (de uma bateria grande) a subir cheia de pressa :D
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
rjspedition
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de Aquisicao: 01 jan 2011

Mensagem por rjspedition »

cfvp Escreveu: 25 mar 2026, 11:44 Bom relato. Esse Kia é de 2021 ou 2022? É preciso ver que o teu Tesla é de 2019. Desde então a qualidade de construção tem evoluído muito ou pelo menos é o que ouço dizer.
2022.

Certo! Muitos dos pontos que indiquei, senão todos, já foram endereçados no novo Model 3. ;)
rjspedition

BrunoAlves Escreveu: 25 mar 2026, 11:48 Onde esse carro dá mesmo cartas é no carregamento em postos que tenham "xixa" para lhe dar. Mal dá tempo para o xixi :)
Ainda que eu seja da opinião que fazem mais falta 4 postos de 100kW do que 1 posto de 400kW (para ligeiros, bem entendido) não deixa de ser impressionante ver a % (de uma bateria grande) a subir cheia de pressa :D
Essa também foi a minha curiosidade, e estou a reservar os alojamentos para uma tirada à Normandia em breve, por isso, nada como simular a coisa no EV6.. e que raio, no próprio carro não dá para calcular todo o percurso. :shock:
fr2.jpg
Ok, de forma realista quase ninguém deverá necessitar de uma viagem com mais de 4 sessões de carregamento. :D Mas não deixa de ser estranho simular uma tirada longa e o o próprio carro indicar que "depois o resto logo se calcula".

Fui ver também a comparação para o primeiro dia previsto para o meu M3 com 14% de degradação a forçar apenas rede Tesla, e o EV6 com o SOH a 100% em escolha livre de postos:

tesl.PNG
ev6.PNG
Um consumo previsto bastante superior (280vs210) mas uma poupança de meia hora no global, muito por culpa dos desvios de rota para aceder aos SUC.

Falta de postos a 800v para melhores tempos no EV6?

Pequena nota: O Hotel B&B em Royan ainda oferece carregamentos gratuitos a hóspedes. :mrgreen:
rjspedition

rjspedition Escreveu: 22 out 2025, 23:04
675€ com material da Oris e módulo para ligação eléctrica.

Existirá acréscimo de consumo, mas penso que será muito mais reduzido do que a viajarem no topo ou do que qualquer roofbox.

E pedalar já nos deixa (muito!) felizes nas férias. :)

Após ter adiado duas vezes por não ter conseguido disponibilidade, foi finalmente montada hoje a bola e correspondente estrutura para poder utilizar o suporte de bicicletas:
oris1.jpg

Foi montado na Tecnoeleva, e além de tempos de resposta super rápidos aos agendamentos e diversas questões, em época onde tudo parece aumentar de forma constante mantiveram o preço indicado e acordado em Outubro. :clap: :dance:
oris2.jpg

Testing... testing... todas as luzes a funcionar de forma correcta. :mrgreen:

Agora falta a parte má, o aumento de consumos. Contava com um acrescimo de uns 10%, mas relatos online apontam para 30% em auto-estrada.

No fim de semana conto fazer um pequeno teste. :mrgreen:
rjspedition

No fim de semana conto fazer um pequeno teste. :mrgreen:
Nop... esqueci-me de um pequeno grande detalhe, a matrícula do suporte era ainda do defunto diesel... :lol:
113pn.jpg

Perdida a janela horária para umas voltas de teste carregado, foi arrumar tudo e esperar pelo próximo fim de semana.

113pnl.jpg

Mais duas críticas ao carro: É chato qb dar com a posição da ficha de 13 pinos, e o raio da tampa da zona do engate tem tendência a saltar, vou ter de pedir uma nova na Tesla, já que o carro chegou sem ela e a que comprei em Dezembro de 24 já saltou fora novamente. :snooty:
rjspedition

E hoje instalei o novo update da primavera durante o dia: Sendo ainda Intel e HW3 cada vez mais as novidades passam ao lado, mas acaba por ser normal, nada a apontar. :mrgreen:

A grande vantagem deste é uma secção relativa a energia e consumos totalmente refeita e com muito mais possibilidades:
Untitled-1.jpg

Além do novo grafismo é possível agora guardar dados de viagens específicas à escolha para ficar em memória. Abri duas novas viagens e não colocou entraves, não sei se existe algum limite de quantos registos podemos ter.

Untitled-2.jpg

Pela primeira vez pelo menos desde que tenho o carro já é possível também ter um "GOM" sempre disponível durante a condução. Sdds Leaf (not) ! :mrgreen:
Na versão anterior o valor estimado estava apenas disponível no menú de energia que ocupava o mapa por completo, agora já é possível ter a informação no pequeno cartão de consumos sempre visível.

Aqui segundo o rated range: 305km, segundo o consumo médio dos últimos 300km feitos: 331.
Untitled-3.jpg

Nesta fase e passado tanto tempo, duvido que o Grok ou qualquer outro update significativo chegue aos Intel.
rjspedition

Pequena saída de fim de semana prolongado em modo de circulação: Descida pela A2 sem qualquer paragem e subida pelo interior. :)
round.jpg

Pela primeira vez tenho utilizado o ABRP mais a fundo para programar a próxima viagem de verão, e estava curioso com o nível de acerto relativamente à realidade.

Simulação ABRP para o primeiro dia:
abrp.jpg

Estimativa do carro à saída de casa: 3h13 no segundo percurso, e chegada com 20%

Valor real à chegada a Tavira: 3h14 no segundo percurso, e chegada com 17%.
real.jpg

Saída a 100% e depois de apanhar o pessoal mais novo na escola foi tirada directa ao Algarve: 50,9 kWh consumidos vs 56,7 kWh estimados pelo ABRP, dois adultos, duas crianças e mala bem composta.
Acho que é seguro que vou ter margem face aos indicado pelo ABRP para a ida à Normandia em Junho. :mrgreen:

Três carregamentos:
-O primeiro no concorrido PCN presente junto ao alojamento: MyAtlante a apresentar uns fantásticos 0,88€ !! :shock: , tendo carregado com Electroverse a 0.45€

- SUC de Loulé a 0.21€ mas com filas de espera às 23:00 e obviamente carregadores a dividir potência, embora aqui não era grave porque a pressa era nula, mas chegar com uma baixa percentagem e carregar a 98 sabe sempre a "pouco".

- Ionity da Marateca. Os SUC da Tesla têm neste momento de ser uma boa fonte de receita por cá: Montemor cheio a um domingo de tarde, e como francamente não estava com paciência para carregar a 75 aumentando o tempo previsto pelo navegador e detesto o acesso ao SUC vindo de Évora, apontei à AS de Vendas Novas da A6:

2 postos da EDP de 120kw, vou supor, um terceiro posto a meio onde um Leaf carregava com Chademo, e ao lado, os únicos vazios, um posto 2x200 EDP: Perfeito... ou não!

Abro a APP e, não aparecem os conectores. :| Vou comparar o número do posto "VND-00018" e não encontro nenhuma tomada com esta designação na MyAtlante. Estranho, mas isto não era a vantagem do nosso ainda modelo?? 4 carregadores distintos no local, mas todos acessíveis com a mesma APP?
Tento com Electroverse, nada...
Confiro se não está localizado por engano na AS do outro sentido? Zero..
Pagamento no local? Nada..
Tenho ali o cartão físico da Electroverse, mas qual será o preço? Ainda esta fim de semana vi um PCN a 0,88, imagino o que poderá ser este rápido.

Confesso que já vinha cansado, e desisti. Tinha a alternativa da Ionity da Marateca e assim foi: MyAtlante a 0,49€.
ion.jpg

O VND-00018 ?? Esse encontrei-o depois em casa, no meio dos pinheiros, onde também aparece nas aplicações mas onde não fiz zoom out o suficiente.
00018.jpg
rjspedition

civic Escreveu: 01 dez 2024, 13:28 Se fosse eu na procura em paises do norte da Europa teria em conta as partes baixas do carro, sal na estrada pode dar muitas dores de cabeça, tiveste isso em conta? Já olhaste por baixo?
Vou responder a um reply de 2024, mas hoje tive a oportunidade de analisar o carro por baixo, literalmente.. :lol: :

IMG_20260506_145034180.jpg
IMG_20260506_145443011.jpg

Muita sujidade devido a obras que teimam em não terminar no caminho diário, mas nada de corrosão excessiva.

Ao circular nas últimas semanas tenho notado um ruído muito idêntico ao que encontrei no Leaf ao arrancar e ao abrandar, um "toc" seco, que suspeitei de ser tal como no Nissan o apoio de motor. Fui hoje fazer um pequeno check-up à "Casa dos T" onde foi tudo visto e revisto comigo ao lado, com uma abertura espetacular para questões e sempre com uma transparência total sobre as necessidades e sobre as questões mais comuns destes veículos.

Todo o acompanhamento foi brutal, principalmente para quem é curioso e se interessa também por aquilo que está lá em baixo. :mrgreen:

Bateria de 12v testada, nível de líquido refrigerante e estado do óleo de travões verificados, transmissões apertadas novamente, e verificada também a suspensão, e é aqui onde vai recair a reparação.
IMG_20260506_144037785.jpg

2 braços de suspensão novos, e troca de 4 casquilhos de manga de eixo atrás assim que existir disponibilidade.

A folga atrás é tão expressiva que os pneus colocados em Setembro já apresentam um desgaste muito, mas muito acentuado no interior.
A corrigir em breve!
Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus »

No vídeo que postei no outro tópico do Yuri francês onde ele levou o carro à revisão com 200000km (nunca tinha feito nenhuma), é mostrado que existe uma acumulação de lixo entre o radiador e o plástico que faz de frunk. Se calhar era interessante verificares o teu.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Responder

Voltar para “Tesla Model 3”