A necessidade de revisões/manutenção

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Responder
Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

A necessidade de revisões/manutenção

Mensagem por Nonnus »

https://www.facebook.com/share/p/1DG7tK995v/

Já não é o primeiro tópico que vejo de pessoas a queixarem-se deste problema. Sim, é um problema crónico do M3, mas na minha opinião também é o resultado das pessoas não perceberem a necessidade de fazer revisões/manutenção.

"A Tesla não obriga a revisões periódicas". Verdade, mas isso não é sinônimo de poder andar sem as fazer e que o carro vai ser eterno. O carro como máquina que é tem desgaste, fazendo revisões pode evitar situações destas.

Os proprietários de Teslas confundem o facto de a Tesla não obrigar, com o facto do carro precisar de um check up periódico. Confundem o facto da Tesla não obrigar como se o não obrigar fosse sinônimo de o carro não ter desgaste.

Agora voltamos a questão. Ir fazer revisões de 15000km em 15000km é um exagero, mas levar um carro a uma revisão passados 7 anos e 80000km porque apresenta um chiar, não me parece muita sapiência.

Eu tenho muitas reticências em comprar um Tesla em segunda mão por este facto. Andar até partir.

Neste caso teve um orçamento de 1700€, muitos dizem que para um carro com 7 anos não é nada (242€/ano).

Eu não tenho esse orçamento com nenhum dos meus e em qualquer um dos dois tem revisões obrigatórias. E o facto destas revisões serem obrigatórias, mas fazerem com o que carro tenha garantia, estes problemas a partida são assumidos pela marca. Há relatos de proprietários de Tesla em que o problema foi detectado durante a garantia e foi trocado ao abrigo da mesma.

Voltamos a questão. É mesmo uma mais valia não ter revisão obrigatória?

Sim, a culpa pode ser atribuída ao proprietário porque não perceber que o facto de a Tesla não obrigar, não quer dizer que não precise.

Supondo que este carro tivesse feito as revisões e tivesse sido feito os apertos necessários, a lubrificação para que não houvesse desgaste, ou tivessem sido trocados os sinoblocos antes de andar ferro com ferro. Não teria ficado mais barato?

Muitas vezes existe a ideia que o carro quando vai a marca, não vai lá fazer nada e que só querem levar o dinheiro.

Quando tinha a minha Renault Megane levei a carrinha a Renault devido a um problema na injeção. Passados uns minutos fui chamado pelo mecânico.

- resguardos de motor a Renault manda retirar no nosso país.

- tem um apoio do motor partido.

- existe um recall para substituir o aílron traseiro.

Por muito que nos custe a pagar o valor dos concessionários oficiais, melhor que ninguém são eles que sabem os pontos críticos de cada modelo. São eles que lidam com centenas de carros, são eles que recebem informação da casa mãe dos problemas dos vários modelos no mundo todo.

Na minha opinião. Fazer revisões de 15000km é exagerado, não fazer revisões porque a marca não obriga e andar até partir, é burrice.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
civic
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Re: A necessidade de revisões/manutenção

Mensagem por civic »

Eu sou dos que não concordam com a politica da Tesla, pois o proprietário pode achar que é uma vantagem, mas não, isso leva a que o mercado de usados se degrade muito, então os de frotas só vão mesmo a uma oficina se cair uma roda, diria que é mau para todos, mas já tentei ter esta conversa num outro forum e fui logo apelidado de hater... :lol:
Por isso tem uma taxa de chumbos na IPO montruosa, a malta acha que aquilo é só andar. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
166 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
96 000Km's
FernandoSilva
Proprietário Leaf
Registado: 21 nov 2020, 23:27
Data de Aquisicao: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: A necessidade de revisões/manutenção

Mensagem por FernandoSilva »

Anos atrás, muitos, compravamos um PC sem SO, este era cópia da cópia da cópia da cópia...
Motivo, este custava o mesmo ou quase que o PC. A determinada altura alguem dá um murro na mesa e coloca um valor simbólico no SO. Resultado, acabaram-se as cópias.
Julgo que o principal motivo da fuga às revisões auto são da inteira responsabilidade das oficinas quando estas, no geral, apresentam valores absurdos. No caso dos EVs então é gritante.
Já aconteceu comigo, numa das revisões obrigatórias a um dos meus EVs tive a sorte de ver a pessoa que levou o carro para dentro e ver que foi a mesma pessoa que o trouxe para fora cerca de 30min depois. Dirigi-me a ele e questionei, então, tudo bem com a viatura? A bateria de tração está bem? Folgas, alguma coisa? Resposta do simpático senhor, não verificamos nada disso, apenas trocamos filtro de ar do habitáculo.
Respondo, ok obrigado. Vou ali pagar.
Fatura,
2 horas de mão de obra (esqueceram na oficina de informar a faturação que teve 30min de intervenção, não 120min) €200.00
1 filtro de ar habitáculo €7.00
1 lavagem completa grátis (com a sujidade com que entrou, com a mesma sujidade saiu, mas ok, serviço grátis)
TOTAL €207.00+Iva
Isto leva-me às primeiras linhas que escrevi. Haja honestidade, sensatez e todos levam as suas viaturas às revisões obrigatórias e, atrevo-me até a dizer que continuam a levar após terminar as obrigatórias.
Todos ganhavam, as oficinas tinham sempre trabalho ( algumas apenas se mantêm graças às revisões obrigatórias e ao bata-chapa), ganhavam os proprietários porque, se as oficinas realmente fizessem o seu trabalho, podiam prevenir algumas avarias que ao ser detectadas tardiamente poderão ser mais graves.
Claro que existem oficinas e oficinas mas infelizmente uma grande parte trabalha da forma que acima descrevi.
Isto afasta os clientes das revisões, principalmente após as obrigatórias.
Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”