Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus »

EVUber Escreveu: 16 abr 2026, 10:28
Nonnus Escreveu: 16 abr 2026, 06:36 Mencionaste duas vezes rolamentos. Uns são os conhecidos do motor/caixa e os outros?
É o mesmo.
Mas ja existe solução para rolamentos do motor/caixa

Mas continua a ser um problema que a kia devia assumir fora da garantia, e ao não faze-lo perde futuros clientes.
A solução sempre existiu, dentro da marca e fora da marca.

As pessoas nunca perceberam que a Kia opta por trocar tudo por uma questão de comodidade. Não é porque tem de ser. Dá menos trabalho tirar motor e caixa e pôr novo, do que estar a desmontar tudo, tirar rolamentos, montar rolamentos, voltar a montar tudo no carro. O que é retirado volta para a Kia é recondicionado e há de voltar a ser montado noutro carro qualquer.

Fazer uma reparação deste género leva tempo, fica-lhes mais caro. É preferível ter o mecânico disponível para despachar revisões.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Nonnus

Mensagem por Nonnus »

Hoje o carro foi a Kia resolver o problema do botão que abre o vidro e o problema do líquido de refrigeração. Ficou resolvido o botão, ficou por resolver o problema do líquido.

Como está descrito numas páginas mais atrás, quando comprei o carro e fiz a primeira revisão foi pedido a Kia para informar quando é que o meu carro fazia a mudança do líquido. Na altura a informação que me deram é que para o meu carro era aos 150000km. Assim sendo nunca mais me preocupei com o assunto. Na revisão dos 60000km não apareceu no sistema que tinha que se mudar o líquido e assim foi feito uma revisão normal. Agora o sistema já informa que para o meu carro a mudança era aos 60000km. 🤦

Como erro foi do sistema vai ser pedido a Kia a resolução do problema ao abrigo da garantia. Vou ter que esperar e depois o carro vai lá outra vez.

Agora o porquê do problema. O líquido com o passar do tempo fica mais viscoso/denso, cria uma goma. O circuito funciona com duas bombas que trabalham a ~2000rpm, quando o líquido se torna mais denso as bombas tem maior dificuldade em fazer circular o líquido e as rotações das bombas caiem. No meu caso estavam a funcionar a 1200rpm. Quando isto acontece aparece o erro.

Conclusão, isto não é um defeito de fabrico, nem um problema crónico. No meu caso o líquido já tem mais 15000km do que devia.

Hoje purgaram o circuito e está normal, mas tem de ser resolvido.

A questão do líquido verde ter deixado de existir não tem nada a ver com a questão da qualidade do mesmo. Foi descontinuado por normas ambientais e deu lugar ao líquido azul.

Estas informações foram dadas presencialmente pelo mecânico que hoje viu o meu carro.
- 6 anos depois 160000km
cfvp
Registado: 11 nov 2017, 22:14

Mensagem por cfvp »

O que tem que ser resolvido se já purgaram o circuito e está normal?

Aquilo que li sobre o líquido verde (e fui confirmar na IA da Google) é que as placas de arrefecimento estavam dentro da bateria e se houvesse uma fuga poderia provocar curto-circuito. Por isso a Kia/Hyundai resolveram trocar para o azul, que tem baixa condutividade, mas cria a tal goma/cristalização e é mais caro pelos vistos. Com os novos modelos voltaram a usar o líquido rosa porque o sistema foi todo redesenhado e mudaram as placas de arrefecimento para fora da bateria.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 57 000 kms
Nonnus

Mensagem por Nonnus »

cfvp Escreveu: 16 abr 2026, 22:57 O que tem que ser resolvido se já purgaram o circuito e está normal?

Aquilo que li sobre o líquido verde (e fui confirmar na IA da Google) é que as placas de arrefecimento estavam dentro da bateria e se houvesse uma fuga poderia provocar curto-circuito. Por isso a Kia/Hyundai resolveram trocar para o azul, que tem baixa condutividade, mas cria a tal goma/cristalização e é mais caro pelos vistos. Com os novos modelos voltaram a usar o líquido rosa porque o sistema foi todo redesenhado e mudaram as placas de arrefecimento para fora da bateria.
Foi retirado o ar de dentro do circuito para o líquido voltar a ficar de nível. Mas o líquido precisa de ser trocado o quanto antes porque vai voltar a fazer o mesmo.

Quanto ao líquido foi-me explicado que nos carros a combustão a certa altura a Kia teve de fazer o mesmo com o anti congelante que era verde e passou a ser rosa. E neste caso não tem nada a ver com a condutividade.
- 6 anos depois 160000km
cfvp

Mensagem por cfvp »

O líquido rosa parece ser o melhor porque tem maior durabilidade. Então porque não puseram o rosa nos e-Niro ou Kauai antigos? É o tal problema da condutividade elétrica. ;)
civic
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Mensagem por civic »

Parece um problema parecido com os primeiros Teslas, a diferença entre um arrefecimento interno ou externo à bateria faz toda a diferença nestes casos. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
166 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
96 000Km's
cfvp

Mensagem por cfvp »

Tirando a parte da segurança, achas que o arrefecimento externo é melhor?
civic

Mensagem por civic »

cfvp Escreveu: 17 abr 2026, 10:23 Tirando a parte da segurança, achas que o arrefecimento externo é melhor?
Não é tão eficaz, mas nestas coisas eu prefiro um sistema simples e fiavel do que um sistema muito eficaz mas muito complexo, a escolher o melhor sistema é um prato termico onde assentam as baterias e o TMS do outro lado, a haver uma fuga nunca entrará em contacto com as baterias, salvo situações limite. Prefiro a um sistema como o da Tesla, onde os tubos do arrefecimento circundam as celulas, a complexidade dos packs da Tesla sempre me fizeram alguma confusão, pois para quem compra para vender ao fim de 4 ou 5 anos não faz qualquer diferença, quem compra, como eu, que tem sempre a expectativa de ter o carro até onde ele durar são outros quinhentos, mexer num pack com cerca de 4500 celulas para mim é um inferno, ainda por cima mexer nisso associado aos tubos de arrefefcimento...Nem sei se existe algum outro com sistema parecido.
Agora fico na duvida de com é o sistema do Niro deste tópico, tinha ideia que era um sistema externo à bateria, o tipico prato de arrefecimento.
Nissan LEAF 2018 40kWh
166 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
96 000Km's
cfvp

Mensagem por cfvp »

civic Escreveu: 17 abr 2026, 22:02 Não é tão eficaz, mas nestas coisas eu prefiro um sistema simples e fiavel do que um sistema muito eficaz mas muito complexo, a escolher o melhor sistema é um prato termico onde assentam as baterias e o TMS do outro lado, a haver uma fuga nunca entrará em contacto com as baterias, salvo situações limite. Prefiro a um sistema como o da Tesla, onde os tubos do arrefecimento circundam as celulas, a complexidade dos packs da Tesla sempre me fizeram alguma confusão, pois para quem compra para vender ao fim de 4 ou 5 anos não faz qualquer diferença, quem compra, como eu, que tem sempre a expectativa de ter o carro até onde ele durar são outros quinhentos, mexer num pack com cerca de 4500 celulas para mim é um inferno, ainda por cima mexer nisso associado aos tubos de arrefefcimento...Nem sei se existe algum outro com sistema parecido.
Agora fico na duvida de com é o sistema do Niro deste tópico, tinha ideia que era um sistema externo à bateria, o tipico prato de arrefecimento.
Obrigado. Do Niro (versão antiga, de 2019-2022) tem o arrefecimento dentro da bateria. Mas no novo a Kia já mudou para ter as placas por fora, daí poderem usar o líquido rosa.
civic

Mensagem por civic »

O ideal seria mesmo as baterias estarem mergulhadas no liquido arrefecedor, isso é que era. ;)
Mas para um uso normal qualquer sitema atual de arrefecimento chega bem, tem é que ser fiavel, no estado da arte atual ainda existem muitas limitações das baterias, ainda há muito por onde evoluir. em termos de baterias.
Nissan LEAF 2018 40kWh
166 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
96 000Km's
Responder

Voltar para “Kia”