civic Escreveu: 06 abr 2026, 20:41
Uma coisa é limitar a tensão, ou seja, se ultrapassar o definido ele abre, outra bem diferente é ele ajustar a tensão para valores mais baixos, isso só acontece à custa de corrente ou resistência, o que, se a lei de Ohm estiver correcta, aumenta o consumo, não vejo outra forma de fazer isto. Aliás, esse é o problema da rede com tanto painel fotovoltaico que leva aos apagões.
Eu gostava de resolver isto, pois quando não estou em casa não consigo que os sistema funcione ok, estando em casa basta aumentar o consumo e a tensão baixa, basta colocar um dos carros a carregar. Acho que a coisa vai melhorar, pois os vizinhos vão mudar para EV o que vai puxar mais pelo transformador baixando a tensão.
Hoje voltei abordar o assunto e, sim, confirmaram o que dizes. Não há forma de contornar, não há maneira de fazer a energia desaparecer e como a solução é após o contador da e-redes será sempre contado como consumo. Terá sempre que ser a e-redes a resolver.
Tal como tu também quero resolver, porque quando não estou em casa o sistema não funciona como devia e cria o problema do inversor ignorar a rede.
mjr Escreveu: 07 abr 2026, 12:02
Esta é uma questão para a eREDES resolver, está fora dos parâmetros aceitáveis da rede, eu é que ainda não me dei ao trabalho, pois já sei que me vou chatear... Entretanto os vizinhos devem estar a ter equipamentos a degradar-se mais rapidamente por causa destes aumentos da tensão.
Hoje durante a conversa sobre o problema foi-me aconselhado a contactar a e-redes porque ultrapassa os 10% de margem que está na lei e terá de ser eles a resolver.
Fazendo futurologia já estou mesmo a ver as questões quando eu apresentar o problema e dizer que tenho painéis.
Como é que sabe que tem a tensão elevada?
Tem alguma maneira de provar isso?
O problema é do seu sistema fotovoltaico.
Tal como tu já sei que me vou chatear.
Estava a ver se havia correção do problema porque tem de haver mais pessoas com o mesmo problema na minha zona.
Agora basta saber quantos já deram com o problema, porque poucos saberão o que é tensão elevada e menos ainda terão leitores de tensão nas instalações.
Embora já tenha abordado um vizinho que tem painéis onde perguntei se alguma vez tinha dado com o inversor se desligar durante a hora pico. Respondeu que nunca deu por isso.
Está mais que visto que o problema é derivado a excesso de produção e consequentemente injeção na rede, porque ontem e hoje em que o tempo mudou, a tensão está nos 240V.