Paineis fotovoltaicos + Bateria de Leaf

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Paineis fotovoltaicos + Bateria de Leaf

Mensagem por Nonnus »

Bateria instalada dia 31 para começar o ano assim:

Imagem

Imagem

Falta agora perceber as configurações e o hardware necessário, para se quiser estar offgrid, ou em caso de apagão. Já percebi como fazer manualmente, agora é perceber como fazer auto.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
RJSC
Proprietário Leaf
Registado: 13 jan 2011, 19:27
Data de Aquisicao: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras

Mensagem por RJSC »

Não sei quanto pagaste por essa bateria e inversor, mas quase de certeza que pelo mesmo dinheiro arranja-se uma de 50kWh da Stellantis e eletrónica de interface para a ligar ao Solax X1.
Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus »

Acredito que sim. Mesmo que fosse mais caro na aquisição o facto de ser 50kWh ia sempre ficar mais barato ao longo dos anos. 50kWh permitia sem sobra de dúvida ficar offgrid.

Ironia, quando abri este tópico não houve um comentário de motivação para fazer isso. Foi tudo bota abaixo e problemas atrás de problemas. Passados estes anos compro uma solução plug&play e...

Dois motivos pela solução escolhida. Primeiro não me sentir à vontade para abrir uma bateria HV automóvel, desmantelar para conseguir colocar no local onde esta está. Um primeiro andar (sótão) com acesso por uma escada com degraus japoneses, onde para colocar a Felicity com 120kg tive de fazer uma estrutura em ferro para depois prender um cadernal e fazer deslizar por uma escada de alumínio a fazer de carril em cima da escada existente. Feito com a ajuda dos filhos e da esposa (serviu para explicar aos miúdos algumas leis da física🙂). Nunca conseguia fazer isto sem desmantelar a bateria do carro.

Segundo motivo o investimento é elevado e falta de conhecimento da minha parte para fazer tudo sozinho para que nada corresse mal e deitar tudo por água abaixo. Embora haja muitos videos a explicar quase passo a passo, nunca me senti com o a vontade de o fazer sozinho. Quando pedes explicações específicas de alguma coisa quem sabe foge sempre, existe uma reticência em explicar aos outros. Até estava com a disposição de pagar pela solução, mas ia fazer com ficasse mais caro.

Assim, comprei o material, montei tudo sozinho, até ver está tudo a funcionar. Volto a repetir, 16kWh não são 50kWh...

A bateria ficou-me em 1900€, o inversor 1000€. Se vender o Solax vou buscar algum dinheiro. Se ficar com ele, no futuro posso ter um total de 4 strings. O inversor que comprei tem porta GEN onde posso ligar o Solax directo e como também já mencionei posso fazer AC coupling apenas com uso de pinça amperímetrica. Não sei, o tempo dirá.

Ontem com o dia como estava dos 85% aos 20% estive das 7 da manhã até às 20h horas offgrid, sem contenções no consumo. Tive picos de 7kW de energia extraída da bateria quando tinha forno e termoacumulador a funcionar ao mesmo tempo. Hoje já vai ser um dia normal no consumo, mas com produção solar idêntica a de ontem, vai dar para perceber até onde consigo ir sem consumos abusivos.

Com falta de sol neste dias estou a carregar a bateria das 00h às 7h dos 20% aos 85% a uma potência de 2kW (definido por mim) em vazio. Consigo ter energia ao preço de vazio 24h.

Este inversor em possibilidade de configuração põe o Solax a um canto.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”