Sou novo aqui no fórum e em vias de ser tb novo nos EV´s, prestes a adquirir um Kia e-Niro 64Kw 2022(EV1) 75000Kg nacional.
A utilização será em 90% do tempo para a minha mulher se deslocar para o trabalho 5 dias por semanas e compras ao fds e miudos na escola, restantes 10%, voltas e passeios.
Deslocação semanal 25Km ida + 25Km vinda, estrada nacional sem grandes inclinações, já voltinhas na cidade com miúdos e compras, a cidade tem bastante inclinações (Portalegre, quem não conhecer, parecido á Covilhã em menor escala).
Para carregar na garagem, temos 6.9Kv contratado, será para fazer carregamentos lentos.
Após esta introdução e depois de ler alguns diários de bordo, cada um com o seu propósito diário, venho perguntar o que será mais sensato fazer tendo em conta a nossa utilização.
- Carregamentos até 20A em casa? Menos? saída de casa será sempre 8h30.
- Utilizar maioritariamente a bateria entre 20%-80%? Se sim de quanto em quanto tempo fazer uma utilização maior, abaixo dos 20% ou acima dos 80%, mantendo os mesmos trajetos?
- Usar sempre o ECO?
- Utilizar a capacidade regenerativa do carro ou como trajeto trabalho não tem inclinações deixar em 0?
- Na cidade como é inclinada usar a regeneração? se sim em 1, 2, 3 ou auto?
- Alentejo, inverno muito frio, verão muito quente, possibilidade de nos trajetos utilizar o aquecimento ou A/C é muito provável.
- De quanto em quanto tempo vale a pena fazer um carregamento fora de 50Kw por exemplo e +- qto % de carga?
- Se for a Lisboa (pela nacional), ida são 200Km, vinda mais 200Km, voltinhas lá entre 25 a 40 Km, total 440Km, que faz sentido, carregar a 100% e usar a bateria toda ir e vir ao máximo? Ir e depois carregar na rua alguma percentagem a 50KW máximo?
Ei-de ter muitas mais duvidas, estas são as que me lembro de momento, é muita informação de repente para assimilar, estas perguntas que faço são por base no que leio com o intuito de manter as baterias ao máximo sem degradação e a manter a saúde do carro o mais tempo possível, pelo menos assim deduzi!
Agradeço desde já toda a ajuda possível e peço desculpa pelo testamento!
Para não encher este tópico com informação especifica ao seu caso deve criar o seu diário de bordo. É o que faz mais sentido e lá esclarecemos todas as suas dúvidas.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt