E lá fiz a primeira grande viagem com o e-Niro e realmente é fantástico. Foram cerca de 1.500kms ida e volta do Norte até Huelva e voltar.
2 Carregamentos para cada lado.
Antea de avançar para o relato, uma curiosidade.
Na semana anterior lá consegui configurar o meu OBD com a app Car Scanner. Esta pp tem imensa informação, mas é preciso tempo para a explorar, que ficará para mais tarde. Mas consegui tirar esta informação:

SOH: 100%
Cargas rápidas: 3. Destas 3 duas foram feitas por mim. Uma dela foi só para testar se estava tudo a funcionar. Quer isto dizer que o carro chegou às minhas mãos com 1 carga rápida.
Quanto à viagem, saí de casa bem cedo, pela 5h30 da manhã carregado a 100%
Ás 7h45m já estava o carro a carregar na AS de Santarém. Foi uma viagem tranquila, sem stresses e sem grandes preocupações com a velocidade. Dentro dos 120kmh e por vezes até mais, nas descidas. Eu gosto de andar com o carro sem regeneração e deixo-o embalar nas descidas. E embala bem.
Nada, mas nada a ver com o leaf, em que se tem de ir a 100/105, senão começa a drenar a bateria.
Cheguei lá com 36% e uma média de 17,7kmh
Depois, ver o carro a carregar a 74kwh, também é uma novidade para mim
Foi o tempo de toda a gente ir ao WC, tomar o pequeno almoço. Quando cheguei ao carro já estava com 83%. Próxima paragem, Beja,
Aqui o plano era aproveitar a hora do almoço e almoçar por Beja, que não conhecia. Chegamos lá um pouco antes das 12h com 22% e uma média de 17,2kwh.

A viagem também foi tranquila, mesmo com as obras na estrada para Bejam depoisd e sair da A2. Segui as indicações do waze e lá fomos por uma outra estrada secndária, mas boa.
Carro a carregar e lá fomos dar uma volta pelo centro. Depois fomos comer alguma coisa. O posto onde estava a carregar era uma bomba de gasolina da BP, perto do centro, com 2 PCR. Estive o tempo todo só eu a carregar. Almoçamos perto da zona, com o carro à vista e, como não estava ninguém à espara, deixei o carro a carregar até estarmos prontos para arrancar. Saímos com 93% rumo ao destino final.
Esta última parte da viagem, foi sempre por nacionais. Também tranquila, sem trÂnsito, boas estradas o que permitiu quase sempre velocidade na ordem do 90kmh/100kmh.
Chegamos ao hotel por volta das 15h com 705kms percorridos, mais de 40%de SOC e um média de 16,3kwh.
Durante a estadia, praticamente não peguei no carro. O Hotel tinha pontos de carga, o que foi ótimo. Assim consegui sair de lá facilmente com 100%.
O percurso de regresso foi por uma rota completamente diferente. Aproveitamos para conhecer um pouco de Sevilha e Mérida.
Arrancamos então em direção a Sevilha, cerca de 100kms. Não estava previsto carregar, mas como o parque de estacionamento tinha pontos de carga (12 postos), liguei a um PCN e deixei o carro a carregar enquanto almoçávamos e passeávamos por Sevilha. Saímos de lá novamente com 100% rumo a Mérida.
Chegamos a Mérida com 45% e uma média de 17,8kwh. Percurso sempre em AE.
Aproveitamos também aqui para visitar a zona antiga da cidade e fazer um abastecimento mantenimentos para o resto da viagem.
Dada a hora, planeamos o próximo carregamento em Tomar, à hora de jantar. Então o carregador escolhido foi o do Mcdonalds, para alegria dos miúdos.
Plano cumprido, chegamos lá com 33% e uma média de 17,5kwh.
Aqui o percurso já teve uns 90kms em Nacional/IP. Entrei em Portugal por Badajoz/Campo Maior, em Nacional até apanhar a IP2. Depois de Portalegre, apanhei a A26, depois A13 até Tomar.
33% e Média de 17,5kwh.
Acabado o Jantar, o carro estava com 80% e foi seguir caminho até casa. Nesta fase foi mesmo a andar rápido, já estava a ficar tarde e queria era chegar a casa. A13 até Coimbra, A1 até o porto e depois A28 até casa.
No final, a média confirma isso mesmo, o peso no pé

.
17% de SOC e 17,9kwh de média, 762 kms feitos
No total foram 1467kms, com uma média a rondar os 17,5 kwh.
Não andei a escolher o melhor cartão para usar em cada um. Utilizei sempre o electroverse, tanto em Portugal, como em Espanha.
Sempre sem problemas, funcionou em todos.
Gastei cerca de 100€ em carregamentos, o que dá cerca de 6,5€/100kms. Não é uma pechincha, mas também não é mau. Nestas grandes viagens, o que me interessa é mesmo ter onde carregar e sem problemas (a grande poupança nos VE é no dia-a-dia, a carregar em cas). Já não fazia viagens longas há algum tempo e notei bastante o crescimento da rede de postos, sobretudo o facto de ter sempre mais do que 1PCR em todos os sítios onde carreguei.
IDA
Volta
Fiquei extremamente agradado com o carro, conforto, tecnologia e, sobretudo, sem qualquer tipo de limitações e stresses.
Está aprovado.