DB QM fernandinand

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 426
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 45,22Ah@06/2025
Localização: Alvorge, Ansião

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por fernandinand » 13 jun 2025, 11:52

UPDATE: O QM vai tornar-se em breve num Leaf 50kWh...

Após alguns meses de pesquisa, conversações e mais recentemente, experiência de outros utilizadores que já fizeram este 'transplante', decidi avançar para compra de módulos 50kWh da VIVNE, para aproveitar uma promoção 'exclusiva' bem como a fraqueza do dólar face ao euro, para poupar ao máximo nesta aquisição.
Espero que os módulos cheguem pelo final do Verão e o transplante seja executado por esta altura...ainda tenho de arranjar um lugar numa oficina de um amigo com elevador, para facilitar a obra.
Os módulos de origem serão recolhidos para criar uma bateria de armazenamento para o meu sistema PV caseiro (48V). Penso que ainda consigo tirar uns ˜15kWh do pack neste momento...mas isto será um outro projecto paralelo para ir executando ao longo do Outono/Inverno.

Relativamente ao QM, a grande novidade foi a substituição da bateria 12V de origem (sim de origem) após 10,5 anos de utilização!! Já tinha dado alguns sinais no ano passado e agora neste inverno, mas deu para aguentar com cargas ao fim de semana mais ou menos regulares. Fica aqui um pequeno short para a posteridade.
[youtubes]https://youtube.com/shorts/js6rQlb8ozk? ... vYcu5X_0Sd[/youtubes]

cfvp
Mensagens: 1932
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por cfvp » 13 jun 2025, 12:20

Parabéns! Qual será o custo dessa nova bateria?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 48 000 kms

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6580
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por BrunoAlves » 13 jun 2025, 12:42

Isso é muito interessante. Colocas tu os módulos na bateria, no lugar dos anteriores? DIY? Não há necessidade de ajustes de BMS, nada?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 426
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 45,22Ah@06/2025
Localização: Alvorge, Ansião

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por fernandinand » 14 jun 2025, 15:34

cfvp Escreveu:
13 jun 2025, 12:20
Parabéns! Qual será o custo dessa nova bateria?
Eu consegui ~6100€, já com custo de transporte à porta...mas foram precisos alguns meses de 'namoro' :lol:

BrunoAlves Escreveu:
13 jun 2025, 12:42
Isso é muito interessante. Colocas tu os módulos na bateria, no lugar dos anteriores? DIY? Não há necessidade de ajustes de BMS, nada?
Sim, envolve algum trabalho manual, nomeadamente retirar os módulos originais da caixa. Estes módulos novos e cablagem são muito rápidos de montar. Podes ver um vídeo de um espanhol que recentemente fez um transplante numa e-NV200
https://www.youtube.com/watch?v=C-gVJhH1rDM

A parte do BMS é a que me agrada menos...ainda tentei ver ao longo dos meses para ver se aparecia alguma solução alternativa, mas parece que tenho de ficar com a deles. Basicamente eles têm um programa proprietário que faz um flash da ROM do BMS para 'ler' a nova capacidade do pack e mostrar os valores corretos de % e autonomia no quadrante. A parte do pairing do BMS com o carro é com o método do Dala via LS.

Vou tentar fazer ao longo deste Verão alguns vídeos sobre o estado actual do carro. Estado dele interior e exterior, sendo que não sou um tipo de estimar carros, peças de desgaste mecânico que já tive de mudar, autonomia actual, etc..conto também relatar o 'transplante', mas não será com a qualidade do vídeo do Edu :lol:

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 426
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 45,22Ah@06/2025
Localização: Alvorge, Ansião

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por fernandinand » 08 jul 2025, 22:14

Enquanto espero pela chegada da nova bateria para o Leaf, nos tempos vagos estou a tentar documentar o estado actual do carro...a edição não é a óptima mas o jeito e o tempo para a coisa não abundam! :roll:


fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 426
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 45,22Ah@06/2025
Localização: Alvorge, Ansião

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por fernandinand » 10 jul 2025, 08:57

E parece que os módulos vêm a caminho de PT...entre o pedido e o embarque, foram menos de 15 dias...muito bom! :clap: :clap:

https://youtube.com/shorts/2lczfmRR5a4

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 675
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por filipeoliv » 12 ago 2025, 22:04

Parabéns pela coragem de avançares ;)

Estou muito contente com a minha, alguns pontos negativos, mas pronto.
Vou fazer um resumo, não sei se te ajuda.
Como a bateria é 53kwh o meu o leaf spy não lê corretamente, como sabemos ele só tem as opções de 24, 30, 40 e 64.
Ele vai ajustando conforme está o soc.
Mas é mesmo só a indicação do pack, de resto acho que lê normalmente.
As minhas barras não descem corretamente, mas acho que teve a ver com a forma que foi feita o arranque da can bridge e do bms.
Ainda se mudou a can bridge, mas nada.
Ás vezes lá se lembra e desce mas aconteceu umas 3x
Ele quando veio, na primeira descarga desceu normalmente, depois deixou de descer, elas descem, mas quando a bateria baixa dos 40% geralmente aos 170 km de autonomia, já sabemos que é altura de ligar o cabo à noite.
Mas até é bom, causa menos ansiedade às srªs :D
Mas tirando isso, sempre a andar.
Relativamente autonomia.
Se tiveres alguma dúvida, dentro da minha experiência, posso ajudar ;)

civic
Mensagens: 2113
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por civic » 13 ago 2025, 08:08

E temperaturas dentro do pack nesta altura de calor?
Nissan LEAF 2018 40kWh
161 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
78 000Km's

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 426
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 45,22Ah@06/2025
Localização: Alvorge, Ansião

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por fernandinand » 13 ago 2025, 14:20

filipeoliv Escreveu:
12 ago 2025, 22:04
Parabéns pela coragem de avançares ;)

Estou muito contente com a minha, alguns pontos negativos, mas pronto.
Vou fazer um resumo, não sei se te ajuda.
Como a bateria é 53kwh o meu o leaf spy não lê corretamente, como sabemos ele só tem as opções de 24, 30, 40 e 64.
Ele vai ajustando conforme está o soc.
Mas é mesmo só a indicação do pack, de resto acho que lê normalmente.
As minhas barras não descem corretamente, mas acho que teve a ver com a forma que foi feita o arranque da can bridge e do bms.
Ainda se mudou a can bridge, mas nada.
Ás vezes lá se lembra e desce mas aconteceu umas 3x
Ele quando veio, na primeira descarga desceu normalmente, depois deixou de descer, elas descem, mas quando a bateria baixa dos 40% geralmente aos 170 km de autonomia, já sabemos que é altura de ligar o cabo à noite.
Mas até é bom, causa menos ansiedade às srªs :D
Mas tirando isso, sempre a andar.
Relativamente autonomia.
Se tiveres alguma dúvida, dentro da minha experiência, posso ajudar ;)
Obrigado!

Também já meteste módulos da VIVNE? É sempre bom ter feedback...até agora tenho falado um pouco com o Edu de Espanha com uma NV.

Não sei há quanto tempo fizeste o 'swap' mas pelo que me disseram na VIVNE, penso que eles já corrigiram esse problema das barras na mais recente versão da ROM do BMS.
Esta é a parte que menos gostei, porque é um bocado 'black box' mas não encontrei outra alternativa de manipular o BMS de origem para a nova capacidade.

A minha maior dúvida é a autonomia num perfil extra-urbano/urbano que será a utilização normal do veículo. Felizmente tenho outro VE para viagens AE...
Pelas contas que fiz, com este pack de 50kWh, julgo que conseguir à volta dos 300kms a velocidades normais. Consegues regularmente este valor?

Os módulos têm chegada prevista dentro de 15 dias e ainda estou na dúvida se faço o 'swap' inteiramente em casa ou numa oficina, por causa do auxílio de um elevador. Alguma sugestão?

Obrigado!

Abraço

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 675
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por filipeoliv » 13 ago 2025, 22:59

O que é modelos VIVNE? :D
Está a fazer um ano.
Em relação à autonomia, ainda à pouco sai com o carro, estava a marcar 296 km e dizia que estava a 7.50h para 80%
Liguei o leaf spy, e o soc estava a 58,6%
A última viagem que fiz à um mês, carregado a 100% dizia que tinha 450km
Fiz de casa Albufeira direto, pela nacional claro, percorri 289km e cheguei ao posto com 161 km
Também já fiz Águeda-Cartaxo com saída do pingo doce de Águeda com 80% de bateria.
Entrei na mealhada na A1 5 pessoas e bagagens sem passar dos 110 min cheguei a casa com 130kmn
Já devia ter feito mais uns testes, mas é preciso tempo e paciência 😂

Edit:
Elevador sim, sem dúvida.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”