
DB QM fernandinand
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 426
- Registado: 26 dez 2015, 18:41
- Data de fabrico: 01 dez 2014
- Capacidade bateria: 45,22Ah@06/2025
- Localização: Alvorge, Ansião
Re: DB QM fernandinand
UPDATE: O QM vai tornar-se em breve num Leaf 50kWh...
Após alguns meses de pesquisa, conversações e mais recentemente, experiência de outros utilizadores que já fizeram este 'transplante', decidi avançar para compra de módulos 50kWh da VIVNE, para aproveitar uma promoção 'exclusiva' bem como a fraqueza do dólar face ao euro, para poupar ao máximo nesta aquisição.
Espero que os módulos cheguem pelo final do Verão e o transplante seja executado por esta altura...ainda tenho de arranjar um lugar numa oficina de um amigo com elevador, para facilitar a obra.
Os módulos de origem serão recolhidos para criar uma bateria de armazenamento para o meu sistema PV caseiro (48V). Penso que ainda consigo tirar uns ˜15kWh do pack neste momento...mas isto será um outro projecto paralelo para ir executando ao longo do Outono/Inverno.
Relativamente ao QM, a grande novidade foi a substituição da bateria 12V de origem (sim de origem) após 10,5 anos de utilização!! Já tinha dado alguns sinais no ano passado e agora neste inverno, mas deu para aguentar com cargas ao fim de semana mais ou menos regulares. Fica aqui um pequeno short para a posteridade.
[youtubes]https://youtube.com/shorts/js6rQlb8ozk? ... vYcu5X_0Sd[/youtubes]
Após alguns meses de pesquisa, conversações e mais recentemente, experiência de outros utilizadores que já fizeram este 'transplante', decidi avançar para compra de módulos 50kWh da VIVNE, para aproveitar uma promoção 'exclusiva' bem como a fraqueza do dólar face ao euro, para poupar ao máximo nesta aquisição.
Espero que os módulos cheguem pelo final do Verão e o transplante seja executado por esta altura...ainda tenho de arranjar um lugar numa oficina de um amigo com elevador, para facilitar a obra.
Os módulos de origem serão recolhidos para criar uma bateria de armazenamento para o meu sistema PV caseiro (48V). Penso que ainda consigo tirar uns ˜15kWh do pack neste momento...mas isto será um outro projecto paralelo para ir executando ao longo do Outono/Inverno.
Relativamente ao QM, a grande novidade foi a substituição da bateria 12V de origem (sim de origem) após 10,5 anos de utilização!! Já tinha dado alguns sinais no ano passado e agora neste inverno, mas deu para aguentar com cargas ao fim de semana mais ou menos regulares. Fica aqui um pequeno short para a posteridade.
[youtubes]https://youtube.com/shorts/js6rQlb8ozk? ... vYcu5X_0Sd[/youtubes]
Re: DB QM fernandinand
Parabéns! Qual será o custo dessa nova bateria?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 48 000 kms
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6580
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: DB QM fernandinand
Isso é muito interessante. Colocas tu os módulos na bateria, no lugar dos anteriores? DIY? Não há necessidade de ajustes de BMS, nada?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 426
- Registado: 26 dez 2015, 18:41
- Data de fabrico: 01 dez 2014
- Capacidade bateria: 45,22Ah@06/2025
- Localização: Alvorge, Ansião
Re: DB QM fernandinand
Eu consegui ~6100€, já com custo de transporte à porta...mas foram precisos alguns meses de 'namoro'

Sim, envolve algum trabalho manual, nomeadamente retirar os módulos originais da caixa. Estes módulos novos e cablagem são muito rápidos de montar. Podes ver um vídeo de um espanhol que recentemente fez um transplante numa e-NV200BrunoAlves Escreveu: ↑13 jun 2025, 12:42Isso é muito interessante. Colocas tu os módulos na bateria, no lugar dos anteriores? DIY? Não há necessidade de ajustes de BMS, nada?
https://www.youtube.com/watch?v=C-gVJhH1rDM
A parte do BMS é a que me agrada menos...ainda tentei ver ao longo dos meses para ver se aparecia alguma solução alternativa, mas parece que tenho de ficar com a deles. Basicamente eles têm um programa proprietário que faz um flash da ROM do BMS para 'ler' a nova capacidade do pack e mostrar os valores corretos de % e autonomia no quadrante. A parte do pairing do BMS com o carro é com o método do Dala via LS.
Vou tentar fazer ao longo deste Verão alguns vídeos sobre o estado actual do carro. Estado dele interior e exterior, sendo que não sou um tipo de estimar carros, peças de desgaste mecânico que já tive de mudar, autonomia actual, etc..conto também relatar o 'transplante', mas não será com a qualidade do vídeo do Edu

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 426
- Registado: 26 dez 2015, 18:41
- Data de fabrico: 01 dez 2014
- Capacidade bateria: 45,22Ah@06/2025
- Localização: Alvorge, Ansião
Re: DB QM fernandinand
Enquanto espero pela chegada da nova bateria para o Leaf, nos tempos vagos estou a tentar documentar o estado actual do carro...a edição não é a óptima mas o jeito e o tempo para a coisa não abundam!

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 426
- Registado: 26 dez 2015, 18:41
- Data de fabrico: 01 dez 2014
- Capacidade bateria: 45,22Ah@06/2025
- Localização: Alvorge, Ansião
Re: DB QM fernandinand
E parece que os módulos vêm a caminho de PT...entre o pedido e o embarque, foram menos de 15 dias...muito bom!
https://youtube.com/shorts/2lczfmRR5a4


https://youtube.com/shorts/2lczfmRR5a4
- filipeoliv
- Mensagens: 675
- Registado: 15 dez 2017, 12:14
- Data de fabrico: 14 abr 2013
- Capacidade bateria: 24 Kw
Re: DB QM fernandinand
Parabéns pela coragem de avançares
Estou muito contente com a minha, alguns pontos negativos, mas pronto.
Vou fazer um resumo, não sei se te ajuda.
Como a bateria é 53kwh o meu o leaf spy não lê corretamente, como sabemos ele só tem as opções de 24, 30, 40 e 64.
Ele vai ajustando conforme está o soc.
Mas é mesmo só a indicação do pack, de resto acho que lê normalmente.
As minhas barras não descem corretamente, mas acho que teve a ver com a forma que foi feita o arranque da can bridge e do bms.
Ainda se mudou a can bridge, mas nada.
Ás vezes lá se lembra e desce mas aconteceu umas 3x
Ele quando veio, na primeira descarga desceu normalmente, depois deixou de descer, elas descem, mas quando a bateria baixa dos 40% geralmente aos 170 km de autonomia, já sabemos que é altura de ligar o cabo à noite.
Mas até é bom, causa menos ansiedade às srªs
Mas tirando isso, sempre a andar.
Relativamente autonomia.
Se tiveres alguma dúvida, dentro da minha experiência, posso ajudar

Estou muito contente com a minha, alguns pontos negativos, mas pronto.
Vou fazer um resumo, não sei se te ajuda.
Como a bateria é 53kwh o meu o leaf spy não lê corretamente, como sabemos ele só tem as opções de 24, 30, 40 e 64.
Ele vai ajustando conforme está o soc.
Mas é mesmo só a indicação do pack, de resto acho que lê normalmente.
As minhas barras não descem corretamente, mas acho que teve a ver com a forma que foi feita o arranque da can bridge e do bms.
Ainda se mudou a can bridge, mas nada.
Ás vezes lá se lembra e desce mas aconteceu umas 3x
Ele quando veio, na primeira descarga desceu normalmente, depois deixou de descer, elas descem, mas quando a bateria baixa dos 40% geralmente aos 170 km de autonomia, já sabemos que é altura de ligar o cabo à noite.
Mas até é bom, causa menos ansiedade às srªs

Mas tirando isso, sempre a andar.
Relativamente autonomia.
Se tiveres alguma dúvida, dentro da minha experiência, posso ajudar

Re: DB QM fernandinand
E temperaturas dentro do pack nesta altura de calor?
Nissan LEAF 2018 40kWh
161 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
78 000Km's
161 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
78 000Km's
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 426
- Registado: 26 dez 2015, 18:41
- Data de fabrico: 01 dez 2014
- Capacidade bateria: 45,22Ah@06/2025
- Localização: Alvorge, Ansião
Re: DB QM fernandinand
Obrigado!filipeoliv Escreveu: ↑12 ago 2025, 22:04Parabéns pela coragem de avançares![]()
Estou muito contente com a minha, alguns pontos negativos, mas pronto.
Vou fazer um resumo, não sei se te ajuda.
Como a bateria é 53kwh o meu o leaf spy não lê corretamente, como sabemos ele só tem as opções de 24, 30, 40 e 64.
Ele vai ajustando conforme está o soc.
Mas é mesmo só a indicação do pack, de resto acho que lê normalmente.
As minhas barras não descem corretamente, mas acho que teve a ver com a forma que foi feita o arranque da can bridge e do bms.
Ainda se mudou a can bridge, mas nada.
Ás vezes lá se lembra e desce mas aconteceu umas 3x
Ele quando veio, na primeira descarga desceu normalmente, depois deixou de descer, elas descem, mas quando a bateria baixa dos 40% geralmente aos 170 km de autonomia, já sabemos que é altura de ligar o cabo à noite.
Mas até é bom, causa menos ansiedade às srªs![]()
Mas tirando isso, sempre a andar.
Relativamente autonomia.
Se tiveres alguma dúvida, dentro da minha experiência, posso ajudar![]()
Também já meteste módulos da VIVNE? É sempre bom ter feedback...até agora tenho falado um pouco com o Edu de Espanha com uma NV.
Não sei há quanto tempo fizeste o 'swap' mas pelo que me disseram na VIVNE, penso que eles já corrigiram esse problema das barras na mais recente versão da ROM do BMS.
Esta é a parte que menos gostei, porque é um bocado 'black box' mas não encontrei outra alternativa de manipular o BMS de origem para a nova capacidade.
A minha maior dúvida é a autonomia num perfil extra-urbano/urbano que será a utilização normal do veículo. Felizmente tenho outro VE para viagens AE...
Pelas contas que fiz, com este pack de 50kWh, julgo que conseguir à volta dos 300kms a velocidades normais. Consegues regularmente este valor?
Os módulos têm chegada prevista dentro de 15 dias e ainda estou na dúvida se faço o 'swap' inteiramente em casa ou numa oficina, por causa do auxílio de um elevador. Alguma sugestão?
Obrigado!
Abraço
- filipeoliv
- Mensagens: 675
- Registado: 15 dez 2017, 12:14
- Data de fabrico: 14 abr 2013
- Capacidade bateria: 24 Kw
Re: DB QM fernandinand
O que é modelos VIVNE?
Está a fazer um ano.
Em relação à autonomia, ainda à pouco sai com o carro, estava a marcar 296 km e dizia que estava a 7.50h para 80%
Liguei o leaf spy, e o soc estava a 58,6%
A última viagem que fiz à um mês, carregado a 100% dizia que tinha 450km
Fiz de casa Albufeira direto, pela nacional claro, percorri 289km e cheguei ao posto com 161 km
Também já fiz Águeda-Cartaxo com saída do pingo doce de Águeda com 80% de bateria.
Entrei na mealhada na A1 5 pessoas e bagagens sem passar dos 110 min cheguei a casa com 130kmn
Já devia ter feito mais uns testes, mas é preciso tempo e paciência
Edit:
Elevador sim, sem dúvida.

Está a fazer um ano.
Em relação à autonomia, ainda à pouco sai com o carro, estava a marcar 296 km e dizia que estava a 7.50h para 80%
Liguei o leaf spy, e o soc estava a 58,6%
A última viagem que fiz à um mês, carregado a 100% dizia que tinha 450km
Fiz de casa Albufeira direto, pela nacional claro, percorri 289km e cheguei ao posto com 161 km
Também já fiz Águeda-Cartaxo com saída do pingo doce de Águeda com 80% de bateria.
Entrei na mealhada na A1 5 pessoas e bagagens sem passar dos 110 min cheguei a casa com 130kmn
Já devia ter feito mais uns testes, mas é preciso tempo e paciência

Edit:
Elevador sim, sem dúvida.