
Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Hoje voltou a fazer a chamada para o tal numero carreguei no "tal botão" reiniciou e parou de fazer. Aconteceu enquanto estava a ligar um novo dispositivo Android.
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Há uns meses tive conhecimento através do @Telmo Azevedo no grupo Kauai/Kona de um dispositivo para fazer a ligação do telemóvel ao carro sem fios que suporta AndroidAuto e Apple Carplay. Mas este dispositivo vai mais além, permite instalar aplicações directamente da GooglePlay. Isto é, permite ter todas as aplicações que se tem no telemóvel nesta pequena box. Permite ligação a internet através de um cartão SIM, ou através de uma ligação de dados do telemóvel (hotspot).
Acabei por comprar. Hoje testei e funciona bastante bem, não notei nenhum delay com o carro em andamento e com a aplicação NOSTV ligada.
Para quem quiser algo do gênero aqui fica o link: https://pt.aliexpress.com/item/10050059 ... pt=glo2bra
Eu consegui comprar por 80€.
NOTA: o dispositivo não faz o espelhamento do telemóvel para o carro por defeito. Para isso tem de se instalar aplicações especificas. Sei que funciona no Kauai, no Niro e no e2008.
Acabei por comprar. Hoje testei e funciona bastante bem, não notei nenhum delay com o carro em andamento e com a aplicação NOSTV ligada.
Para quem quiser algo do gênero aqui fica o link: https://pt.aliexpress.com/item/10050059 ... pt=glo2bra
Eu consegui comprar por 80€.
NOTA: o dispositivo não faz o espelhamento do telemóvel para o carro por defeito. Para isso tem de se instalar aplicações especificas. Sei que funciona no Kauai, no Niro e no e2008.
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Muitos de nós já vimos facturas absurdas de revisões, de tão absurdas que são até ficamos na dúvida se são reais. Pois bem, e não é que são reais.
Pedi um orçamento onde o carro foi fazer a revisão o ano passado. O ano passado paguei ~60€, este ano recebi um orçamento de 166.02€ para ir fazer exactamente o mesmo do ano passado. A maior diferença é que a mão de obra subiu de 50€ para 91.30€.
Não contente com este valor e para descargo de consciência pedi um orçamento para a mesma revisão noutro local. E agora espantem-se, 460€:
- 91€ pela mão de obra
- 29.83€ em peças (filtro de Ar habitáculo, Aditivo limpa Vidros)
- 253.67€ (Fluido travões, Diversos (?), RCL2 liquido refrigeração)
A mais barata:
- 91.30€ mão de obra
- 27.99€ em peças (filtro de Ar habitáculo)
- 15.68€ diversos (Fluidos para atestar, Limpa vidros, Fluido travões)
Já questionei o porquê da troca do refrigerante se a Kia só recomenda aos 150000km. Estou a espera da resposta.
Pedi um orçamento onde o carro foi fazer a revisão o ano passado. O ano passado paguei ~60€, este ano recebi um orçamento de 166.02€ para ir fazer exactamente o mesmo do ano passado. A maior diferença é que a mão de obra subiu de 50€ para 91.30€.
Não contente com este valor e para descargo de consciência pedi um orçamento para a mesma revisão noutro local. E agora espantem-se, 460€:
- 91€ pela mão de obra
- 29.83€ em peças (filtro de Ar habitáculo, Aditivo limpa Vidros)
- 253.67€ (Fluido travões, Diversos (?), RCL2 liquido refrigeração)
A mais barata:
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Feliz dia 1 de Abril!

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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Realmente encaixava bem num post para o dia 1 de abril (nem me lembrei disso), só que infelizmente é verdade.
Vamos ver o que me vão responder. Em todo o caso seja qual for a resposta o meu carro não mete lá os pés só pela atitude que tiveram de me tentar sacar dinheiro numa coisa que a marca não obriga nesta revisão.
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Tenho um cliente que na Xanauto dizem que o líquido das baterias troca de 45 em 45 mil klm. Está a chegar a um absurdo..cada concessionário com a sua ideia. Fazem um plano de manutenção especial só para Portugal, e depois cada concessionário ainda aplica a sua maneira.. É triste.
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Já no ID3 se passa o mesmo, eu vou fazer a revisão às oficinas do importador até(Siva TEC) e lá tem sido o mais barato que tenho visto(153 e 174 para as revisões dos dois e 4 anos respectivamente) e tenho visto orçamentos que vão desde perto dos da Siva TEC até aos mais de 500 euros pela primeira revisão que relembro eu paguei 153...
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Se na resposta ao primeiro email onde pedi o orçamento levaram 9 minutos a responder, passados dois dias não responderam ao segundo email onde perguntei o porquê de vir descriminado a troca de fluído refrigerante se a Kia só aconselha aos 150000km.
Dá para ver o que realmente se passa neste momento em alguns concessionários.
Dá para ver o que realmente se passa neste momento em alguns concessionários.
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
No dia 10 de abril fui fazer a revisão dos 60000km na A MatosCar em Évora. Paguei o valor orçamentado, 166.02€. O carro esteve cerca de 2H30m a fazer a revisão e não houve nada assinalar.
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Ainda estou a suar
Hoje foi dia de ver a(s) tartaruga(s) no Niro. Ia correndo mal, muito mal.
Se alguma coisa aprendi é que no Niro não há: - "isto ainda dá mais um bocadinho". O que o carro mostra é para levar a sério, muito a sério se não queremos ficar a pé. Ao contrário do Peugeot que estimava 80km e acabei por fazer 88km, aqui não aconteceu e a média até foi mais baixa do que tinha quando iniciei o teste.




O primeiro aviso do carro acontece aos 8% e acende uma tartaruga no canto superior:


O segundo aviso acontece aos 5%, mas é aqui que as coisas se complicam aparece um aviso no centro do quadrante, o aviso de potência limitada, por esta altura estava a cerca de 20km de casa.




Logo de seguida desaparece a autonomia

Fiz os últimos 7km com 2% e a fazer contas a vida...
Embora a autonomia desapareça a percentagem mantem-se e a cerca de 500m de casa no mesmo local onde há uns anos fiquei a pé no Leaf sinto o carro a não responder ao acelerador e não passa dos 25km/h começo a pensar que vou ficar a pé e até chego a encostar num parque de estacionamento, mas ao mesmo tempo vejo o carro continuar a andar, mesmo devagarinho continuo até casa.
Chego a casa com a tartaruga no canto superior a piscar (não se vê nas fotos) e outra tartaruga no centro do quadrante. Reparem na voltagem mínima 2.7V




No total fiz:

Se no Peugeot não senti qualquer dificuldade levar o carro a tartaruga, no Niro foi um bocado complicado por o carro ser demasiado exacto.
Conclusão, o Niro quando chegar aos 8% é procurar logo uma estação de carregamento.
Hoje também reparei que o antigo dono fazia muitos carregamentos rápidos. Eu desde que tenho um carro apenas fiz 3 e o carro tem um total de 157. O SoH esta nos 97%, quando o comprei estava nos 100%, mas há uns meses (inverno) esteve nos 95%.
Agora é carregar até aos 100% e ver a quantidade de energia necessária.

Hoje foi dia de ver a(s) tartaruga(s) no Niro. Ia correndo mal, muito mal.
Se alguma coisa aprendi é que no Niro não há: - "isto ainda dá mais um bocadinho". O que o carro mostra é para levar a sério, muito a sério se não queremos ficar a pé. Ao contrário do Peugeot que estimava 80km e acabei por fazer 88km, aqui não aconteceu e a média até foi mais baixa do que tinha quando iniciei o teste.




O primeiro aviso do carro acontece aos 8% e acende uma tartaruga no canto superior:


O segundo aviso acontece aos 5%, mas é aqui que as coisas se complicam aparece um aviso no centro do quadrante, o aviso de potência limitada, por esta altura estava a cerca de 20km de casa.




Logo de seguida desaparece a autonomia

Fiz os últimos 7km com 2% e a fazer contas a vida...
Embora a autonomia desapareça a percentagem mantem-se e a cerca de 500m de casa no mesmo local onde há uns anos fiquei a pé no Leaf sinto o carro a não responder ao acelerador e não passa dos 25km/h começo a pensar que vou ficar a pé e até chego a encostar num parque de estacionamento, mas ao mesmo tempo vejo o carro continuar a andar, mesmo devagarinho continuo até casa.
Chego a casa com a tartaruga no canto superior a piscar (não se vê nas fotos) e outra tartaruga no centro do quadrante. Reparem na voltagem mínima 2.7V




No total fiz:

Se no Peugeot não senti qualquer dificuldade levar o carro a tartaruga, no Niro foi um bocado complicado por o carro ser demasiado exacto.
Conclusão, o Niro quando chegar aos 8% é procurar logo uma estação de carregamento.
Hoje também reparei que o antigo dono fazia muitos carregamentos rápidos. Eu desde que tenho um carro apenas fiz 3 e o carro tem um total de 157. O SoH esta nos 97%, quando o comprei estava nos 100%, mas há uns meses (inverno) esteve nos 95%.
Agora é carregar até aos 100% e ver a quantidade de energia necessária.
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