DB Flecha Prateada

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
kony76
Mensagens: 822
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 15 mai 2025, 08:50

cfvp Escreveu:
14 mai 2025, 18:25
Porque aparece 160mil kms? Não era 173mil?
Porque já foi tirada há uns meses atrás :D
Mas atualmente é basicamente o mesmo efeito, ainda ontem analisei e faz o mesmo.

kony76
Mensagens: 822
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 15 mai 2025, 08:52

cfvp Escreveu:
14 mai 2025, 23:43
Nonnus Escreveu:
14 mai 2025, 21:16
Edit: nem de propósito alguém postou este vídeo no fórum Leaf do Facebook.

https://youtu.be/3bQr29xO8E0?si=yVmPu6ite517Rw13
Porque é que no LeafSpy aparece o valor da % a descer normalmente mas no carro não? Estranho.
No meu também acontece o mesmo. No carro a percentagem baixa, mas no LEafSpy não. Mantém-se.

kony76
Mensagens: 822
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 15 mai 2025, 09:15

Nonnus Escreveu:
14 mai 2025, 21:16
Essa imagem não é representativa do problema.

Quando o problema ocorre o Leaf spy mostra uma ou mais células com uma quebra de tensão acentuada. O diferencial dessas células é que fazem o carro ter esse comportamento.

Esse diferencial quando ocorre esse comportamento situa-se entre os 300mV e pode chegar ao 1V. Se isso acontecer aparece a tartaruga.

Agora acontece aos 50%, mas vai ter tendência a piorar e vai haver uma altura que se manifesta aos 75%.

Se agora com o tempo quente apresenta esse comportamento, quando vier o tempo frio vai ser muito pior. E sim, prejudica gravemente autonomia porque o carro tem muita energia dentro do pack só que não vai conseguir utilizar.

Carregado a 100% vai aparecer 200 e tal km de autonomia mas pode nem fazer 100km.

Edit: nem de propósito alguém postou este vídeo no fórum Leaf do Facebook.

https://youtu.be/3bQr29xO8E0?si=yVmPu6ite517Rw13
Eu não sinto grande coisa na autonomia. Para já via-se mantendo dentro do que é normal para estes kms.

civic
Mensagens: 1979
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 15 mai 2025, 09:19

kony76 Escreveu:
15 mai 2025, 08:50


Porque já foi tirada há uns meses atrás :D
Mas atualmente é basicamente o mesmo efeito, ainda ontem analisei e faz o mesmo.
Fazer o mesmo queres dizer que nessa situação a diferença entre celulas não passa os 70mV?

Eu tive uma situação parecida na minha scooter que chegava a parar e depois voltava ao normal, foi o BMS que deu o berro, claro que era um chinoca e passados 10€ levou outro, ficou só a balancear. :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
70 000Km's

kony76
Mensagens: 822
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 15 mai 2025, 09:36

civic Escreveu:
15 mai 2025, 09:19
kony76 Escreveu:
15 mai 2025, 08:50


Porque já foi tirada há uns meses atrás :D
Mas atualmente é basicamente o mesmo efeito, ainda ontem analisei e faz o mesmo.
Fazer o mesmo queres dizer que nessa situação a diferença entre celulas não passa os 70mV?

Eu tive uma situação parecida na minha scooter que chegava a parar e depois voltava ao normal, foi o BMS que deu o berro, claro que era um chinoca e passados 10€ levou outro, ficou só a balancear. :lol:
Foto tirada ontem

Imagem

civic
Mensagens: 1979
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 15 mai 2025, 10:23

Epá, tal como o Nonnus disse, eu esperava uma diferença entre celulas acima dos 300mV, lá para os 500mV, esses valores estão altos mas nada que pudesse provocar uma situação dessas, essa imagem foi tirada durante a queda de SoC? E a cena do SoC só cair no display e não no LS ainda mais estranho. :(

Não entendo, não parto para a cena de que a bateria está nas couves, pois não se vê nada de especial na bateria, só se os valores do LS afinal não são fidedignos.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
70 000Km's

cfvp
Mensagens: 1851
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por cfvp » 15 mai 2025, 10:43

Acho que a diferença entre o LeafSpy e o carro são as formas de calcular a %.
Esses 300mV de diferença será em andamento não? Provavelmente com % mais baixas nota-se mais a diferença.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms

kony76
Mensagens: 822
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 15 mai 2025, 10:50

Sim, foi em andamento, numa AE a subir a cerca de 100kmh. O branco estava um pouco acima do eco.
O carro parado, ou a andar devagar em linha reta, as células estão +/- niveladas.

O SOC de facto só cai no display, no LS não cai. mas só cai no display, estando lá para os 40% de SOC. Ontem nem no display caiu.

civic
Mensagens: 1979
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 15 mai 2025, 11:09

Ok, isso não foi a fundo, eu quando faço esse teste é acelerador no fundo até aos 130km/h +/-, é nessa altura que se vê a reação das celulas, mas pelo video que o Nonnus colocou é muito estranho o LS não reagir da mesma forma do display, diria que o LeafSpy está a ler diretamente o BMS e o display lê outro algoritmo qualquer.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
70 000Km's

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1293
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por mafgod » 15 mai 2025, 11:37

O LeafSpy também é um pouco lento no update dos dados lidos... não será isso?

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”