Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

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cfvp
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 14 abr 2025, 18:52

BrunoFonseca Escreveu:
14 abr 2025, 17:28
Num ano passou de 7% para 23%. Por vezes basta um player tomar uma medida para os outros o copiarem.

Porquê do OPC passarem a cobrar em kWh em vez de tempo? Porque o consumidor/mercado assim o pede.

Enquanto se continuar a dizer q a culpa é da mobi.e os ceme/opc fazem o que querem sem desvalorização das suas marcas.

No que diz respeito aos CEME... esses têm tb de comprar a energia e de pagar tudo aquilo que o mercado energético determina.
Já agora... é devido a isso que na França os operadores fogem como "o diabo da cruz" de zonas com pouca utilização, pois têm os custos de potência a pagar mesmo sem utilização.
Os consumidores andam a pedir preços claros em kWh há anos e pouco mudou. Ainda por cima quando empresas como Tesla que cobra por kWh não consegue operar em condições, logo aí é menos um dos grandes a forçar o mercado a mudar. Por isso, grande parte do problema é por causa do modelo, porque os OPCs acabam por ser uns intermediários entre o CEME e o utilizador final.

Eu sinceramente não tenho problemas em a Mobi.e continuar a operar, desde que deixe de haver obrigatoriedade de todos se ligarem lá.
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BrunoFonseca
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 14 abr 2025, 21:58

cfvp Escreveu:
14 abr 2025, 18:52
BrunoFonseca Escreveu:
14 abr 2025, 17:28
Num ano passou de 7% para 23%. Por vezes basta um player tomar uma medida para os outros o copiarem.

Porquê do OPC passarem a cobrar em kWh em vez de tempo? Porque o consumidor/mercado assim o pede.

Enquanto se continuar a dizer q a culpa é da mobi.e os ceme/opc fazem o que querem sem desvalorização das suas marcas.

No que diz respeito aos CEME... esses têm tb de comprar a energia e de pagar tudo aquilo que o mercado energético determina.
Já agora... é devido a isso que na França os operadores fogem como "o diabo da cruz" de zonas com pouca utilização, pois têm os custos de potência a pagar mesmo sem utilização.
Os consumidores andam a pedir preços claros em kWh há anos e pouco mudou. Ainda por cima quando empresas como Tesla que cobra por kWh não consegue operar em condições, logo aí é menos um dos grandes a forçar o mercado a mudar. Por isso, grande parte do problema é por causa do modelo, porque os OPCs acabam por ser uns intermediários entre o CEME e o utilizador final.

Eu sinceramente não tenho problemas em a Mobi.e continuar a operar, desde que deixe de haver obrigatoriedade de todos se ligarem lá.
O problema da Tesla é não cumprir com a lei. Ponto final. Todos sabemos que tem a melhor experiência de utilização, mas não cumpre a lei.

Veremos se cumprirá com o AFIR. Para já, e considerando o site espanhol que aparenta ser o PAN, também não está lá a Tesla.

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 14 abr 2025, 21:59

Nonnus Escreveu:
14 abr 2025, 18:08
BrunoFonseca Escreveu:
14 abr 2025, 11:46
Continuam a confundir modelo com politicas comerciais dos ceme/opc. Nada garante que com alterações ao modelo isso se altere.
BrunoFonseca Escreveu:
14 abr 2025, 17:28
Enquanto se continuar a dizer q a culpa é da mobi.e os ceme/opc fazem o que querem sem desvalorização das suas marcas.
Agora é que tu me lixaste. Agora o modelo é a mobi.e

Eu pensava que já tínhamos passado essa parte de não perceber que quando se fala em modelo é: CEME+OPC+EGME (mobi.e), todos os que fazem parte directa num carregamento de um veiculo electrico.

Continua-se a dizer que a culpa não é do modelo, é dos players. Os players fazem parte do quê mesmo?

isso é como dizer que quando uma pessoa é atropelada na passadeira a culpa não é do condutor, é da passadeira.
Mas diz-me lá onde é que as politicas comerciais são culpa do modelo...

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 14 abr 2025, 23:43

BrunoFonseca Escreveu:
14 abr 2025, 21:59
Mas diz-me lá onde é que as politicas comerciais são culpa do modelo...
Vou responder com uma afirmação tua.
BrunoFonseca Escreveu:
14 abr 2025, 21:58
Todos sabemos que tem a melhor experiência de utilização, mas não cumpre a lei.
Porque é que será que tem uma experiência melhor? Uhm :think: , será porque não há nenhum CEME metido no negócio de venda de energia naquilo que é da Tesla?

Será porque funciona de igual modo no resto do mundo?

Não pode ser. Como o meu filho diz: "isso é um ultraje".
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- 6 anos depois 160000km
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 15 abr 2025, 08:06

Obrigado pela não resposta

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 18 abr 2025, 14:48

Hoje enquanto respondia ao inquérito de satisfação da Kia apareceu esta pergunta:
Satisfação geral com o serviço

Está satisfeito está com a aplicação Kia Charge?
Escusado será dizer que infelizmente não dá em Portugal para ter a tal experiência de utilização que se tem no resto da Europa.
Que benefícios tenho com o Kia Charge?

Carregamento internacional, sem a necessidade de diferentes cartões ou contratos adicionais com outros fornecedores.
Uma das maiores redes da Europa.
Preços e sessões de carregamento apelativos e totalmente transparentes - online e na fatura mensal.
Desenvolvimento contínuo através de funções inovadoras.
Kia Charge integra dados de pontos de carregamento de diferentes fontes, uniformiza-os e melhora continuamente a qualidade dos dados com base em muitos anos de experiência.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 20 abr 2025, 11:41

https://cnnportugal.iol.pt/amp/carros-e ... 2ee442e1e7

Nota-se um maior conhecimento das partes que intervém neste artigo. Não existem tantos erros como no passado. Na parte do artigo onde vão buscar o exemplos dos valores dos carregamentos que alguém cedeu, onde dizem que o preço nunca será este, faltou mencionar o valor do OPC porque faz parte da factura.
Os carregamentos foram feitos através da app da Via Verde, em que só o custo da energia está fixado nos 0,148€/kWh. O preço final nunca é este, porque a este valor acresce a Taxa de Acesso às Redes (TAR), a Taxa da Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica (EGME) - atualmente a Mobi.E -, o Imposto Especial sobre o Consumo de Eletricidade (IEC) e o IVA em vigor, que para um carregamento de 10 Kwh terá um custo a rondar os 2,68€ só em impostos (TAR - 1,48€, EGME - 0,50€, IEC - 0,30€, IVA - 0,40€).
Não podemos usar a Tesla como exemplo, já o Continente também vende bues carros e também não serve de exemplo. A Sonae é conhecida por gostar de dar borlas aos clientes. Os dois que funcionam diferente do resto não são exemplo para nada, mas por curiosidade tem os preços mais baixos.
O presidente da UVE destaca que esta é uma estratégia da marca norte-americana para atrair e fidelizar os utilizadores, porque nos carregadores da Tesla apenas veículos da marca podem ser carregados,
Diga lá outra vez. A Tesla é fechada a Tesla em Portugal devido ao quê mesmo?

Parece que estamos a reverter os papeis. Aqueles que de inicio diziam asneiras quando tentavam falar sobre o assunto, agora parecem estar mais cultos, e aqueles que tem o dever de esclarecer as coisas como elas são ficam por meias verdades.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por civic » 20 abr 2025, 12:22

De facto fica ridiculo a uma entidade dizer que a Tesla só serve o seus carros quando isso só acontece em Portugal devido ao nosso sistema.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rjspedition » 14 mai 2025, 23:11

Not related, ou se calhar até está:
PSX_20250514_230435.jpg
Xpeng anuncia integração com a Plugsurfing para integração dos dados de postos no ecrã do carro e iniciar gerir e pagar o carregamento na App da Xpeng em toda a Europa.

"Toda? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis lusitanos ainda resiste ao invasor."

Em jeito de brincadeira, bem que podia ser esta a introdução desta noticia por cá.
A Europa parece terminar por Olivença na App Plugsurfing.

No reddit alguém comenta que: "So, if you want to drive from the south of Spain to the northern tip of Norway, you can do it and pay for the charging with the Xpeng app or card. ", e é uma bela descrição, porque se a viagem começar mais ao lado não se encontra qualquer posto na Plugsurfing.

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 15 mai 2025, 09:34

rjspedition Escreveu:
14 mai 2025, 23:11

"Toda? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis lusitanos ainda resiste ao invasor."
🤣🤣

O Asterix dos tempos modernos. Adorei analogia. 👍
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