civic Escreveu: ↑08 nov 2024, 10:15
 "Nem são melhores, nem piores, são diferentes."
O que queres dizer com isto?

Quero dizer que o Leaf de 40 apesar de uma química diferente apresenta dois problemas que na minha opinião não faz dele melhor que os de 30.
As células incham, e degradação acentuada de algumas células. Dificilmente vamos ver leafs de 40 a perder a 4 barra dentro da garantia. Parece não há haver carros com degradação homogénea do pack que permita isso acontecer, no entanto existem duas avarias. 
frankesousa Escreveu: ↑08 nov 2024, 10:27
Mas esperam lá, estamos num tópico com titulo "A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!"
Assim, para ser sincero, a única parte que me deixou alarmado no post do facebook foi esta sequencia:
- O carro parou com um erro no sistema EV
- Levou o carro à marca (coisa mais correta de se fazer na minha opinião) 
- a marca diz que tem de levar uma bateria de tração nova e são 17k€
Para mim o assunto acaba aqui, o diagnostico da Nissan, que se prova mais uma vez que falhou redondamente em "quase tudo", e muito mesmo na relação com o cliente, diz que é a bateria de tração lixada e é para trocar.

Ora nem mais. Se da mesma maneira temos de fazer um tipo de discussão diferente do Facebook sobre o problema, então vamos alimentar a discussão que a Nissan não percebe nada do Leaf e os concessionários por esta altura, depois de verem dezenas de carros com o mesmo problema, apresenta orçamentos de 17000€, e afinal o problema resolve-se com a simples troca da bateria de 12V! Não passamos também já essa fase? 
Além de que muitos destes diagnósticos nem sequer é feito pelo concessionário, mas sim remotamente por pessoas com mais conhecimento do que o simples mecânico que muda óleos aos ice.
 Acreditar nisto é que é conversa de Facebook, ou então eu sou muito ingénuo e tudo o que presenciei no meu caso, as perguntas que fiz, a relação cordial que sempre tive com as pessoas do concessionário, desde do pós venda, ao chefe da oficina, que me deixava presenciar a intervenção no carro e me ia explicando passo a passo o que estava acontecer, ao recepcionista, se calhar fez com que tenha uma percepção diferente de como as coisas realmente funcionam. Muitos concessionários não te deixam passar da porta da recepção, não explicam as coisas e as pessoas também não fazem as perguntas certas. 
Essa conversa que a Nissan não percebe nada do Leaf e que as empresas aftermarket é que sabem porque apresentam soluções de reparação lowcost que a Nissan não faz é conversa de revoltados com a Nissan. Não estou a dizer que não tenham razão para estar revoltados! Quem é que não fica? 
Temos é de saber separar as coisas e perceber que muitas, para não dizer todas, as resoluções destes problemas não é o concessionário que decide. O concessionário é a ponte entre o cliente e a Nissan. Dei aqui tantas vezes o exemplo do concessionário onde comprei o carro faz coisas que a Nissan nem sequer permite. Como por exemplo emprestar um carro por 3 semanas, quando a Nissan apenas permite por 3 dias. 
Devido há minha participação no grupo no Facebook eu tenho recebido ao longo destes meses N contactos privados de pessoas na mesma situação que eu para me pedirem ajuda. 
Não imaginas com desenrolar das conversas ao ponto que muitos chegam. Muito são mal esclarecidos, fazem confusão com o que lhe explicam acercam do problema e depois é uma bola de neve. Ainda a semana passada quando eu tentava explicar a alguém que o melhor caminho para resolver a situação não era aquele que a pessoa estava a seguir, recebi como resposta - você é o tipo de cliente que a Nissan gosta", ao que eu respondi : - Acha!? Então eu contrato um advogado para resolver a minha situação e a Nissan fica toda contente com ameaça de avançar para tribunal?. Fez-se silêncio.