Estes numeros não podem estar certos, 166kms a 14.1 kWh/100km nunca dão 16,03kWh no total.Nerusonu Escreveu: ↑29 fev 2024, 07:50Energia reportada pelo carregador-- 16.03kWh
Km percorridos-- 166
Consumo reportado pelo CB-- 14.1 kWh/100km
Percentagem adicionada(dos 52 aos 80)
Temperatura exterior 13°
Temperatura máxima do pack 15°
Velocidade máxima de carga 11kW(AC 3F)
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Consumo carro VS carregamento
Re: Consumo carro VS carregamento
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Re: Consumo carro VS carregamento
Estão certos, a questão é que ele no carregamento anterior foi até 100% e agora foi até 80%, tal como referi anteriormente este carregamento não serve.civic Escreveu: ↑29 fev 2024, 11:09Estes numeros não podem estar certos, 166kms a 14.1 kWh/100km nunca dão 16,03kWh no total.Nerusonu Escreveu: ↑29 fev 2024, 07:50Energia reportada pelo carregador-- 16.03kWh
Km percorridos-- 166
Consumo reportado pelo CB-- 14.1 kWh/100km
Percentagem adicionada(dos 52 aos 80)
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Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
Re: Consumo carro VS carregamento
Ok, nem confirmei o odometro.
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Nerusonu
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Re: Consumo carro VS carregamento
Energia reportada pelo carregador-- 24,89kWh
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Consumo reportado pelo CB-- 15.9 kWh/100km
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fsilva
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Re: Consumo carro VS carregamento
Boa tarde,
Gostaria da vossa ajuda, tentei ler o tópico todo mas não é fácil encontrar esclarecimento para a minha questão.
Comprei recentemente um MG4 de 64kWh a particular, junto com o carro veio um carregador doméstico que nem marca têm mas indica ser o modelo IC-CPD 91996-GI030 feito pela Kyungshin Corporation type A AC30 mA IP67 de 12A 230V AC 50Hz.
A minha duvida é que uando coloca a carregar na app da MG indica-me que o carro está a carregar a 2.1 kW mas o consumo da casa (medido com Shelly, pinça amperimétrica) dispara cerca de 3.2/3.5 kW + cosnumo residual de noite (0.2/0.4kW), bem sei iriam existir perdas mas não estava a espera de um valor tão elevado.
Acham que é do carregador? Devo mudar? ou é normal estes valores? Pelo tempo de carregamento até 80% da bateria confio mais nos 2.1kW que o carro indica estar a receber por hora.
Gostaria da vossa ajuda, tentei ler o tópico todo mas não é fácil encontrar esclarecimento para a minha questão.
Comprei recentemente um MG4 de 64kWh a particular, junto com o carro veio um carregador doméstico que nem marca têm mas indica ser o modelo IC-CPD 91996-GI030 feito pela Kyungshin Corporation type A AC30 mA IP67 de 12A 230V AC 50Hz.
A minha duvida é que uando coloca a carregar na app da MG indica-me que o carro está a carregar a 2.1 kW mas o consumo da casa (medido com Shelly, pinça amperimétrica) dispara cerca de 3.2/3.5 kW + cosnumo residual de noite (0.2/0.4kW), bem sei iriam existir perdas mas não estava a espera de um valor tão elevado.
Acham que é do carregador? Devo mudar? ou é normal estes valores? Pelo tempo de carregamento até 80% da bateria confio mais nos 2.1kW que o carro indica estar a receber por hora.
- frankesousa
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Re: Consumo carro VS carregamento
Em principio se o "carregador" (o nome técnico é EVSE - Electric Vehicle Supply Equipment) diz 12A, este informa o carro que tem 12A disponíveis.fsilva Escreveu: ↑28 nov 2024, 16:01Boa tarde,
Gostaria da vossa ajuda, tentei ler o tópico todo mas não é fácil encontrar esclarecimento para a minha questão.
Comprei recentemente um MG4 de 64kWh a particular, junto com o carro veio um carregador doméstico que nem marca têm mas indica ser o modelo IC-CPD 91996-GI030 feito pela Kyungshin Corporation type A AC30 mA IP67 de 12A 230V AC 50Hz.
A minha duvida é que uando coloca a carregar na app da MG indica-me que o carro está a carregar a 2.1 kW mas o consumo da casa (medido com Shelly, pinça amperimétrica) dispara cerca de 3.2/3.5 kW + cosnumo residual de noite (0.2/0.4kW), bem sei iriam existir perdas mas não estava a espera de um valor tão elevado.
Acham que é do carregador? Devo mudar? ou é normal estes valores? Pelo tempo de carregamento até 80% da bateria confio mais nos 2.1kW que o carro indica estar a receber por hora.
O carro é que é responsável por usar mesmo esses 12A ou usar menos que isso, nunca mais que isso.
O EVSE a única coisa que faz é informar o carro da potência disponível "na tomada" mas não faz nenhum tipo de conversão, pelo que não perde energia nenhuma.
12A são 220v/12A= 2.64kW
Se somares os 0.4W da casa em repouso dá 3kW, não muito longe da medida "geral" da casa.
Assim, eu diria que o "problema" é unicamente a informação da APP da MG errada
O Carro mesmo não mostra informação de potencia de carga no ecra? kW ou A?
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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Re: Consumo carro VS carregamento
Obrigado pela resposta Franksousa.
Entretanto lembrei-me de ir ver os dados na E-redes e para meu espanto marca nas horas de carregamento consumos de 2.5/2.6kW ou seja 2.1+ consumo da casa, o erro pode estar na medição do shelly.
Já estava a pensar comprar uma wallbox de 7 ou 11kW, devido a serem mais eficientes mas para já mantenho-me assim com o EVSE - Electric Vehicle Supply Equipment de 2.6kW , para a minha rotina serve.
Mais uma vez obrigado
Entretanto lembrei-me de ir ver os dados na E-redes e para meu espanto marca nas horas de carregamento consumos de 2.5/2.6kW ou seja 2.1+ consumo da casa, o erro pode estar na medição do shelly.
Já estava a pensar comprar uma wallbox de 7 ou 11kW, devido a serem mais eficientes mas para já mantenho-me assim com o EVSE - Electric Vehicle Supply Equipment de 2.6kW , para a minha rotina serve.
Mais uma vez obrigado
Re: Consumo carro VS carregamento
A eficiência está no carregador que é interno no carro, a Wallbox é um EVSE fixo, não lhe encontro nenhuma vantagem.
Quanto mais rapido for o carregamento mais eficiente é, sempre podes comprar um EVSE mais adequado ao carregador interno do carro, mas pondera bem se será necessário.
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Re: Consumo carro VS carregamento
Para já vou manter-me com o carregador doméstico. Faço em media uns 40/50km por dia. Algo que consigo facilmente recuperar isso durante a noite.
- frankesousa
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Re: Consumo carro VS carregamento
Parece mais que bem para esses km.
Mas o shelly medir mal? Tão mal. Não é muito normal, estará bem ligado e configurado?
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