
DB Flecha Prateada
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6530
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: DB Flecha Prateada
É um parâmetro que ninguém tem bem, bem a certeza do que representa, mas o consenso mais alargado é ser a resistência interna da bateria (ou melhor, o inverso da resistência): quanto mais baixo o valor, maior será a resistência interna e por consequência as perdas.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Mensagens: 822
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: DB Flecha Prateada
Tendo então esta versão como válida, o HX de 82% estará dentro dos parâmetros?
Re: DB Flecha Prateada
Segundo um suposto entendido na matéria, o Jorge Rocha, é um valor que por si só não dá para tirar conclusão nenhuma, porque se estiver baixo pode querer dizer que o carro tem sido usado de forma suave e esse valor é menos recalculado. Por outro lado, pode ter sido abusado (acelerações bruscas frequentes), o que leva ao recalculo desse valor com mais frequência. Neste caso ter um valor mais baixo revela que a resistência interna está mais alta.
Portanto sem saber o histórico de uso não dá para saber se é bom ou não ter esse valor. É um bocado semelhante ao SOH e os carregamentos a 100%.
Portanto sem saber o histórico de uso não dá para saber se é bom ou não ter esse valor. É um bocado semelhante ao SOH e os carregamentos a 100%.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
-
- Mensagens: 822
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: DB Flecha Prateada
Isto já parece muito complicado.
Mais vale esquecer esse parâmetro.
Mais vale esquecer esse parâmetro.

Re: DB Flecha Prateada
Já contei no bd do meu LEAF, enquanto andava a fazer viagens grandes o Hx andava pelo 100, desde que comprei o i4 que o LEAF tem andado só por aqui, já vi o HX a 80, no verão passado fiz umas viagens maiores e lá subiu ele para perto dos 90, agora anda outra vez nos 85, não é um valor fiavel, tal como o SoH.

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
70 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
70 000Km's
-
- Mensagens: 822
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: DB Flecha Prateada
E pronto, também o meu está a dar os sintomas que se tem ouvido em muitos outros Leaf.
Ela está atualmente com 173.000 kms, 80%SOH e 60%HX.
O sintoma é, baixar repentinamente a % de carga, por exemplo, numa subida na AE e depois, no final da subida, voltar ao normal. Isto acontece quanto a carga está abaixo dos 50%.
Isto, até o momento, não tem efeito nenhum na autonomia, mas é, certamente um mau sinal.
Eu gosto muito do carro, para o dia-a-dia é excelente. Até agora, passados quase 7 anos e 173.000kms não deu problema nenhum, foi só carregar e andar. Uma maravilha. Mas não sei bem o que fazer.
Vender o carro, com estes sintomas, vai desvalorizar muito o seu valor, que normalmente já está desvalorizado.
Reparar, também pode ser uma incógnita. Precisa de quê? isolamento? módulos novos? consegue-se arranjar material?
É pena o que está a acontecer a estes Leaf. São excelentes carros que passam a valer muito pouco, por esta problema de conceção.
Ela está atualmente com 173.000 kms, 80%SOH e 60%HX.
O sintoma é, baixar repentinamente a % de carga, por exemplo, numa subida na AE e depois, no final da subida, voltar ao normal. Isto acontece quanto a carga está abaixo dos 50%.
Isto, até o momento, não tem efeito nenhum na autonomia, mas é, certamente um mau sinal.
Eu gosto muito do carro, para o dia-a-dia é excelente. Até agora, passados quase 7 anos e 173.000kms não deu problema nenhum, foi só carregar e andar. Uma maravilha. Mas não sei bem o que fazer.
Vender o carro, com estes sintomas, vai desvalorizar muito o seu valor, que normalmente já está desvalorizado.
Reparar, também pode ser uma incógnita. Precisa de quê? isolamento? módulos novos? consegue-se arranjar material?
É pena o que está a acontecer a estes Leaf. São excelentes carros que passam a valer muito pouco, por esta problema de conceção.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1293
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
- Localização: Pelo Concelho Mafra
Re: DB Flecha Prateada
Posso sugerir https://www.linkedin.com/company/2ndcyc ... edView=all empresa que tem reparado n situações dessas em TVDEs....
José +351 918 273 373
José +351 918 273 373
Re: DB Flecha Prateada
Obrigado kony76 por vires reportar este problema. Posso perguntar qual é a tua média global e quantas cargas rápidas?
Que reparação é feita? Isso já não acredito que seja o isolamento dos módulos.mafgod Escreveu: ↑14 mai 2025, 14:21Posso sugerir https://www.linkedin.com/company/2ndcyc ... edView=all empresa que tem reparado n situações dessas em TVDEs....
José +351 918 273 373
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
Re: DB Flecha Prateada
É semelhante ao que tenho no meu, mas eu tenho muitos menos kms. Provavelmente é o que me espera ao chegar a essa kilometragem, mas dúvido que lá chegue.
Edit: Agora o comentário do kony76 desapareceu.
Edit: Agora o comentário do kony76 desapareceu.

Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms