DB Flecha Prateada

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6530
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por BrunoAlves » 04 mar 2024, 11:06

É um parâmetro que ninguém tem bem, bem a certeza do que representa, mas o consenso mais alargado é ser a resistência interna da bateria (ou melhor, o inverso da resistência): quanto mais baixo o valor, maior será a resistência interna e por consequência as perdas.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

kony76
Mensagens: 822
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 04 mar 2024, 11:17

Tendo então esta versão como válida, o HX de 82% estará dentro dos parâmetros?

cfvp
Mensagens: 1851
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por cfvp » 04 mar 2024, 11:26

Segundo um suposto entendido na matéria, o Jorge Rocha, é um valor que por si só não dá para tirar conclusão nenhuma, porque se estiver baixo pode querer dizer que o carro tem sido usado de forma suave e esse valor é menos recalculado. Por outro lado, pode ter sido abusado (acelerações bruscas frequentes), o que leva ao recalculo desse valor com mais frequência. Neste caso ter um valor mais baixo revela que a resistência interna está mais alta.

Portanto sem saber o histórico de uso não dá para saber se é bom ou não ter esse valor. É um bocado semelhante ao SOH e os carregamentos a 100%.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms

kony76
Mensagens: 822
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 04 mar 2024, 11:41

Isto já parece muito complicado.

Mais vale esquecer esse parâmetro. :D

cfvp
Mensagens: 1851
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por cfvp » 04 mar 2024, 11:54

kony76 Escreveu:
04 mar 2024, 11:41
Isto já parece muito complicado.

Mais vale esquecer esse parâmetro. :D
Esse e o SOH, pelo menos. :lol:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms

civic
Mensagens: 1979
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 04 mar 2024, 19:55

kony76 Escreveu:
04 mar 2024, 11:41
Isto já parece muito complicado.

Mais vale esquecer esse parâmetro. :D
Já contei no bd do meu LEAF, enquanto andava a fazer viagens grandes o Hx andava pelo 100, desde que comprei o i4 que o LEAF tem andado só por aqui, já vi o HX a 80, no verão passado fiz umas viagens maiores e lá subiu ele para perto dos 90, agora anda outra vez nos 85, não é um valor fiavel, tal como o SoH. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
70 000Km's

kony76
Mensagens: 822
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 14 mai 2025, 12:09

E pronto, também o meu está a dar os sintomas que se tem ouvido em muitos outros Leaf.

Ela está atualmente com 173.000 kms, 80%SOH e 60%HX.

O sintoma é, baixar repentinamente a % de carga, por exemplo, numa subida na AE e depois, no final da subida, voltar ao normal. Isto acontece quanto a carga está abaixo dos 50%.
Isto, até o momento, não tem efeito nenhum na autonomia, mas é, certamente um mau sinal.

Eu gosto muito do carro, para o dia-a-dia é excelente. Até agora, passados quase 7 anos e 173.000kms não deu problema nenhum, foi só carregar e andar. Uma maravilha. Mas não sei bem o que fazer.
Vender o carro, com estes sintomas, vai desvalorizar muito o seu valor, que normalmente já está desvalorizado.
Reparar, também pode ser uma incógnita. Precisa de quê? isolamento? módulos novos? consegue-se arranjar material?

É pena o que está a acontecer a estes Leaf. São excelentes carros que passam a valer muito pouco, por esta problema de conceção.

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1293
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por mafgod » 14 mai 2025, 14:21

Posso sugerir https://www.linkedin.com/company/2ndcyc ... edView=all empresa que tem reparado n situações dessas em TVDEs....

José +351 918 273 373

cfvp
Mensagens: 1851
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por cfvp » 14 mai 2025, 14:49

Obrigado kony76 por vires reportar este problema. Posso perguntar qual é a tua média global e quantas cargas rápidas?
mafgod Escreveu:
14 mai 2025, 14:21
Posso sugerir https://www.linkedin.com/company/2ndcyc ... edView=all empresa que tem reparado n situações dessas em TVDEs....

José +351 918 273 373
Que reparação é feita? Isso já não acredito que seja o isolamento dos módulos.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms

cfvp
Mensagens: 1851
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por cfvp » 14 mai 2025, 15:59

É semelhante ao que tenho no meu, mas eu tenho muitos menos kms. Provavelmente é o que me espera ao chegar a essa kilometragem, mas dúvido que lá chegue.

Edit: Agora o comentário do kony76 desapareceu. :o
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”