Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer
No Kauai fiz 300 e poucos km a 120km/h e cheguei com 15%. O Niro deve ser semelhante. O consumo acima de 110km/h sobe muito rapidamente.

Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
						Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Arad79
- Registado: 15 set 2020, 09:52
- Data de fabrico: 14 jun 2017
- Capacidade bateria: 94Ah
Mesmo assim, é muito bom ter um VE de 35000€ (com campanhas e financiamento, segundo o vendedor da Hyundai no ENVE) que faz Lx - Porto ou Lx - Algarve em AE com uma carga a 120km/h.

- LuisG
- Proprietário Leaf
- Registado: 24 nov 2016, 09:57
- Data de fabrico: 24 mar 2017
- Capacidade bateria: 83,89 AHr
119 km/h + imposto selo

AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
						Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
É pena em Portugal não haver sitio onde testar, 130 ou mais...
Testar, até haverá quem teste, mas depois não se pode divulgar...
- 
				FullElectric
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
A 130 faz cerca de 350km, testado já várias vezes no percurso Almada-Aveiro (pela A8).
Com a agravante de na passagem da 25 Abril e troço até A8 se ter que circular entre 60 a 100, o que depois obriga a ter que recuperar a média na A8 para conseguir fazer o percurso em menos de 2,5 horas

Com a agravante de na passagem da 25 Abril e troço até A8 se ter que circular entre 60 a 100, o que depois obriga a ter que recuperar a média na A8 para conseguir fazer o percurso em menos de 2,5 horas
- pemifer
Viagem Lisboa - Monte Gordo (322km)
Apesar de o carro apresentar estimativas com e sem AC eu conduzo sempre com AC ligado apenas alternando entre AC para todos e AC só para o condutor.
Carregamento a 100% antes da partida.

Autonomia com AC

Autonomia sem AC. Antes de acabar de carregar a 100% ainda dei umas voltas no total de 15.5km, 38 minutos

Antes da partida ainda fiz mais uns quilómetros, à partida tinha 32,4km, 2:16h.

95% de bateria, 405km de autonomia com AC, 433km sem AC
Queria mesmo partir com 100% mas não deu...

Em auto-estrada com o CC nos 119km/h
São só 298km até ao destino

1ª hora de viagem (a roxo a velocidade, a azul o SOC, a vermelho a potência, a amarelo a temperatura da bateria) Cerca de 52 minutos a 120km/h

2ª hora de viagem (a roxo a velocidade, a azul o SOC, a vermelho a potência, a amarelo a temperatura da bateria) 1 hora a 120km/h

Ultimos minutos antes da paragem. Cerca de 12 minutos a 120km/h

Chegada ao PCR de Loulé (O/E)
102 com AC ligado, 105 sem AC

Apesar de me faltarem apenas 68,1km, não sabia o que me esperava em Monte Gordo, por isso decidi carregar o suficiente para ir e vir, ou seja para fazer 140km. Além de que morria de curiosidade de ver a curva de carregamento.
Estes foram os quilómetros desde o inicio do dia, mas os quilómetros da viagem foram: 283,6 - 32,4 = 251,2.
Os quilómetros desde o carregamento a 100% foram 283,6 - 15,5 = 268,1 (de onde se pode conluir que a 120km/h o carro fará mais de 350km)
Igualmente os tempos têm de ser calculados:
tempo desde o carregamento a 100% 4:37 - 00:38 = 3:59
tempo de viagem: 4:37 - 2:16 = 2:21
velocidade média da viagem: 107km/h

Pus este contador a zero quando comecei a viagem, o consumo dos quilómetros que fiz em Lisboa antes de vir não influenciaram o consumo da viagem.

Começou carregar a 44kW

Durante o carregamento: andou entre os 45 e 46kW

Estava a pensar carregar 30 minutos mas distrai-me um pouco.

Como o mostrador do posto está danificado, tive de recorrer à Miio para saber quanto carreguei.

A App Torque mede a potência que sai da bateria, naturalmente, a que entra é considerada potência negativa.
30 minutos de potência constante, 39 minutos de temperatura de bateria quase constante, só o SOC não foi constante.
Afinal não vi curva nenhuma...

Lá vamos nós para o resto da viagem, será que 239km de autonomia com AC ligado darão para 140km? Que exagero!
Na verdade fiquei indeciso acerca da melhor altura para parar o carregamento, porque queria obter um bom gráfico, pensei em parar aos 66%, depois decidi parar aos 30 minutos.

61% de bateria, 239km de autonomia com AC, 249km sem AC

O resto da viagem foi feito outra vez a 120km até ao final da auto-estrada.
Não fui direto a Monte Gordo, ainda fui ao Pingo Doce buscar algo para comer.
Cerca de 32 minutos a 120km/h

Final da viagem: pelo que se pode ver pelos gráficos terei feito 2:36 a 120km/h (cerca de 80% do tempo)
Tempo total da viagem sem carregamento: 3:16 (velocidade média 99km/h)
Quilómetros totais: 322
Quilómetros de 100% até carregar: 268
Teria chegado a Monte Gordo se não tivesse carregado?
Sim!
O carro apresentava 102km de autonomia quando parei para carregar e eu gastei 62km de autonomia para fazer os 71km que fiz depois de carregar.

Apesar de o carro apresentar estimativas com e sem AC eu conduzo sempre com AC ligado apenas alternando entre AC para todos e AC só para o condutor.
Carregamento a 100% antes da partida.

Autonomia com AC

Autonomia sem AC. Antes de acabar de carregar a 100% ainda dei umas voltas no total de 15.5km, 38 minutos

Antes da partida ainda fiz mais uns quilómetros, à partida tinha 32,4km, 2:16h.

95% de bateria, 405km de autonomia com AC, 433km sem AC
Queria mesmo partir com 100% mas não deu...

Em auto-estrada com o CC nos 119km/h
São só 298km até ao destino

1ª hora de viagem (a roxo a velocidade, a azul o SOC, a vermelho a potência, a amarelo a temperatura da bateria) Cerca de 52 minutos a 120km/h

2ª hora de viagem (a roxo a velocidade, a azul o SOC, a vermelho a potência, a amarelo a temperatura da bateria) 1 hora a 120km/h

Ultimos minutos antes da paragem. Cerca de 12 minutos a 120km/h

Chegada ao PCR de Loulé (O/E)
102 com AC ligado, 105 sem AC

Apesar de me faltarem apenas 68,1km, não sabia o que me esperava em Monte Gordo, por isso decidi carregar o suficiente para ir e vir, ou seja para fazer 140km. Além de que morria de curiosidade de ver a curva de carregamento.
Estes foram os quilómetros desde o inicio do dia, mas os quilómetros da viagem foram: 283,6 - 32,4 = 251,2.
Os quilómetros desde o carregamento a 100% foram 283,6 - 15,5 = 268,1 (de onde se pode conluir que a 120km/h o carro fará mais de 350km)
Igualmente os tempos têm de ser calculados:
tempo desde o carregamento a 100% 4:37 - 00:38 = 3:59
tempo de viagem: 4:37 - 2:16 = 2:21
velocidade média da viagem: 107km/h

Pus este contador a zero quando comecei a viagem, o consumo dos quilómetros que fiz em Lisboa antes de vir não influenciaram o consumo da viagem.

Começou carregar a 44kW

Durante o carregamento: andou entre os 45 e 46kW

Estava a pensar carregar 30 minutos mas distrai-me um pouco.

Como o mostrador do posto está danificado, tive de recorrer à Miio para saber quanto carreguei.

A App Torque mede a potência que sai da bateria, naturalmente, a que entra é considerada potência negativa.
30 minutos de potência constante, 39 minutos de temperatura de bateria quase constante, só o SOC não foi constante.
Afinal não vi curva nenhuma...

Lá vamos nós para o resto da viagem, será que 239km de autonomia com AC ligado darão para 140km? Que exagero!
Na verdade fiquei indeciso acerca da melhor altura para parar o carregamento, porque queria obter um bom gráfico, pensei em parar aos 66%, depois decidi parar aos 30 minutos.

61% de bateria, 239km de autonomia com AC, 249km sem AC

O resto da viagem foi feito outra vez a 120km até ao final da auto-estrada.
Não fui direto a Monte Gordo, ainda fui ao Pingo Doce buscar algo para comer.
Cerca de 32 minutos a 120km/h

Final da viagem: pelo que se pode ver pelos gráficos terei feito 2:36 a 120km/h (cerca de 80% do tempo)
Tempo total da viagem sem carregamento: 3:16 (velocidade média 99km/h)
Quilómetros totais: 322
Quilómetros de 100% até carregar: 268
Teria chegado a Monte Gordo se não tivesse carregado?
Sim!
O carro apresentava 102km de autonomia quando parei para carregar e eu gastei 62km de autonomia para fazer os 71km que fiz depois de carregar.

- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Obrigado por este DB.
É realmente um carro para a realidade do nosso país e nas mãos de uma pessoa com a tua experiência para ir a qualquer lado sem stress. Os nossos PCR´s de 50kW para estes carros já é curto ("não consegui ver curva nenhuma" ), porque certamente terias conseguido mais em 30m de carregamento.
 ), porque certamente terias conseguido mais em 30m de carregamento.

É realmente um carro para a realidade do nosso país e nas mãos de uma pessoa com a tua experiência para ir a qualquer lado sem stress. Os nossos PCR´s de 50kW para estes carros já é curto ("não consegui ver curva nenhuma"
 ), porque certamente terias conseguido mais em 30m de carregamento.
 ), porque certamente terias conseguido mais em 30m de carregamento.Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017 
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
						- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- pemifer
Viagem Monte Gordo - Lisboa (313km)
Apanhado a carregar pelo amigo Rafael! A foto é dele!

Quando fui buscar o carro de manhã, um Volvo PHEV a carregar com o cabo bem enrroladinho (como NÃO deve ser!)!

O carregamento a 100% terminaria a meio da noite. Por isso só carreguei a 90%, para evitar que a bateria estivesse 6 ou 7 horas a 100%.

A foto da praxe! "Eu estive em Monte Gordo!"

Eh lá! Então despareceram 9km de autonomia? Aparentemente o carro recalculou a autonomia com base no consumo da manhã... Não faz mal, 355km dão perfeitamente para os 322km até casa!

É que a percentagem de carga era exatamente a mesma!

Lá fui eu a 120km/h rumo a casa! (roxo - velocidade; azul - SOC; vermelho - potência; amarelo/laranja - temperatura da bateria)

13km depois do arranque, gastei 17km de autonomia, no inicio da viagem não é preocupante, faltavam 309km, tinha 338 de autonomia.

Entretanto comecei a ter alguma dificuldade em manter os 120km/h... Parece que este carro elétrico, afinal, tem um problema em comum com os fumarentos, e os restantes carros elétricos: trânsito em excesso! Estava a aproximar-me da AS de Almodovar, resolvi parar para xixi e para conhecer o PCUR.

Estreei-me logo com uma transgressão e com um e-Niro a carregar...
Sou mesmo egoista! A ocupar um lugar de carregamento sem estar a carregar!
Afinal não... há 6 lugares de carregamento mas apenas 2 carregadores.

A impossibilidade de fazer uma viagem com velocidade regular continuou...

Depois de muito minutos a andar muito devagar, por volta das 18:15 saí para Grandola.
Na Nacional o transito era praticamente o mesmo, por isso segui para Troia.

Foi sempre a andar até Troia, mas os barcos têm horários e tambem havia fila para o barco.
Cheguei às 19:00, só às 19:37 fiquei em fila de espera para embarque.

Pelo menos a paisagem é mais bonita do que a da A2!

"Olha 2! Olha 2!"
"2? Aonde? 2 golfinhos?"
"Não, 2 elétricos!"

Entrada no barco e registo da viagem!
O Ferry de Tróia dá uns estonteantes 20km/h!
A parte final do registo já foi fora do barco a caminho do Alegro de Setubal para jantar!
Já que ía estar parado a jantar, aproveitei para carregar!

313km de viagem.
Os ultimos 40 quilómetros feitos bem depressinha daí o consumo ligeiramente mais alto em relação à viagem no sentido contrário.
Não tirei foto mas teria uns 105km de autonomia quando sai do Alegro, gastei à volta de 70!
A velocidade não perdoa!

Saida às 15:11, chegada às 22:02, 6:51 de viagem!
Inclui: cerca de 25 minutos de paragem no PCUR (e nem foi para carregar!),
cerca de 30 minutos a 30km/h,
cerca de 45 minutos a menos de 5km/h,
cerca de 1 hora e 37 minutos desde que cheguei ao cais do Ferry até que saí do outro lado,
cerca de 1 hora para jantar.
Tempo parado ou quase: cerca de 4 horas e 17 minutos
Tempo util da viagem: cerca de 1 hora e 58 minutos
Não me arrependi de ter vindo por Tróia, só me arrependi de não ter saido mais cedo da A2!
Tirando a seca de estar parado ou quase na A2, o resto da viagem até foi agradável incluindo a espera do Ferry.
A unica frustração: voltei a não conseguir fazer a distância entre Lisboa e Monte Gordo sem carregar!

Apanhado a carregar pelo amigo Rafael! A foto é dele!

Quando fui buscar o carro de manhã, um Volvo PHEV a carregar com o cabo bem enrroladinho (como NÃO deve ser!)!

O carregamento a 100% terminaria a meio da noite. Por isso só carreguei a 90%, para evitar que a bateria estivesse 6 ou 7 horas a 100%.

A foto da praxe! "Eu estive em Monte Gordo!"

Eh lá! Então despareceram 9km de autonomia? Aparentemente o carro recalculou a autonomia com base no consumo da manhã... Não faz mal, 355km dão perfeitamente para os 322km até casa!

É que a percentagem de carga era exatamente a mesma!

Lá fui eu a 120km/h rumo a casa! (roxo - velocidade; azul - SOC; vermelho - potência; amarelo/laranja - temperatura da bateria)

13km depois do arranque, gastei 17km de autonomia, no inicio da viagem não é preocupante, faltavam 309km, tinha 338 de autonomia.

Entretanto comecei a ter alguma dificuldade em manter os 120km/h... Parece que este carro elétrico, afinal, tem um problema em comum com os fumarentos, e os restantes carros elétricos: trânsito em excesso! Estava a aproximar-me da AS de Almodovar, resolvi parar para xixi e para conhecer o PCUR.

Estreei-me logo com uma transgressão e com um e-Niro a carregar...
Sou mesmo egoista! A ocupar um lugar de carregamento sem estar a carregar!
Afinal não... há 6 lugares de carregamento mas apenas 2 carregadores.

A impossibilidade de fazer uma viagem com velocidade regular continuou...

Depois de muito minutos a andar muito devagar, por volta das 18:15 saí para Grandola.
Na Nacional o transito era praticamente o mesmo, por isso segui para Troia.

Foi sempre a andar até Troia, mas os barcos têm horários e tambem havia fila para o barco.
Cheguei às 19:00, só às 19:37 fiquei em fila de espera para embarque.

Pelo menos a paisagem é mais bonita do que a da A2!

"Olha 2! Olha 2!"
"2? Aonde? 2 golfinhos?"
"Não, 2 elétricos!"

Entrada no barco e registo da viagem!
O Ferry de Tróia dá uns estonteantes 20km/h!
A parte final do registo já foi fora do barco a caminho do Alegro de Setubal para jantar!
Já que ía estar parado a jantar, aproveitei para carregar!

313km de viagem.
Os ultimos 40 quilómetros feitos bem depressinha daí o consumo ligeiramente mais alto em relação à viagem no sentido contrário.
Não tirei foto mas teria uns 105km de autonomia quando sai do Alegro, gastei à volta de 70!
A velocidade não perdoa!

Saida às 15:11, chegada às 22:02, 6:51 de viagem!
Inclui: cerca de 25 minutos de paragem no PCUR (e nem foi para carregar!),
cerca de 30 minutos a 30km/h,
cerca de 45 minutos a menos de 5km/h,
cerca de 1 hora e 37 minutos desde que cheguei ao cais do Ferry até que saí do outro lado,
cerca de 1 hora para jantar.
Tempo parado ou quase: cerca de 4 horas e 17 minutos
Tempo util da viagem: cerca de 1 hora e 58 minutos
Não me arrependi de ter vindo por Tróia, só me arrependi de não ter saido mais cedo da A2!
Tirando a seca de estar parado ou quase na A2, o resto da viagem até foi agradável incluindo a espera do Ferry.
A unica frustração: voltei a não conseguir fazer a distância entre Lisboa e Monte Gordo sem carregar!
- 
				ruramos
- Registado: 07 jul 2017, 16:22
- Data de fabrico: 13 jan 2019
- Capacidade bateria: 64kWh
Porque raio parado na A2? algum acidente?
da proxima já fazes direto

da proxima já fazes direto

- pemifer
Só mesmo trânsito... houve muita gente que aproveitou o fim de semana para desconfinar...
À exatamente 2 anos atrás tive o mesmo problema, que solucionei da mesma forma, mas dessa vez tinha aterrado uma avioneta na auto-estrada...
desta vez não sei qual foi o motivo...