Olhe que os veículos elétricos também tem de ir a inspecção. Com tanta marcação ainda se vai esquecer de fazer a marcação para a inspecção do seu VE.
Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
- Nonnus
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Ainda no período de graça dos primeiros 4 anos. Por acaso tenho curiosidade para ver como os inspetores cumprem as verificações das disposições específicas do tal anexo X de 2020.
			
									
									
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Também marcas nas bombas para atestar o deposito? Ou no supermercado? Existem serviços que faz sentido e funcionam bem com reservas os carregamentos não.JLMF Escreveu: ↑08 abr 2021, 14:22Pois eu, pessoalmente e como utilizador de VEs, não me considerando nem "abastado" nem "sr. Dr" no sentido ideológico e discriminatório utilizado várias vezes acima.
Aproveitaria sempre que essa possibilidade de reserva existisse para programar as minhas viagens como utilizo já na marcação e reserva de dentista, de consulta médica no SNS ou no privado, no restaurante, na churrasqueira take-away, na inspeção obrigatória dos veículos a combustão enquanto existirem por cá, nos serviços públicos administrativos, no táxi ou no UBER, etc., sempre que possível, detesto filas e considero sempre escolher um serviço que me permita reserva porque valorizo o meu tempo e admiro os serviços sejam eles quais forem que recusam incompetência conseguindo não fazer perder tempo aos seus utentes/clientes simultaneamente otimizando os seus recursos.
Se OPC ou CEME resolverem de alguma forma criar o serviço em parte dos seus postos de forma dinâmica serei utilizador assíduo, seria uma das poucas vantagens e aspetos positivos do modelo público de carregamento de veículos elétricos.
Não me parece, é tudo demasiado complicado neste modelo para que se atinja uma qualidade de serviço elevada a pensar na experiência do cliente e verei mais rápido redes privadas a implementar algo semelhante.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Correndo o risco de continuar off-topic pergunto:
E se o sistema só permitir fazer reserva caso o posto esteja ocupado, isto é, fazer a gestão da fila de espera?
Alguma literatura sobre a questão da eficiência de utilização dos postos:
https://www.sciencedirect.com/science/a ... 7016422378
https://www.researchgate.net/publicatio ... tification
			
									
									
						E se o sistema só permitir fazer reserva caso o posto esteja ocupado, isto é, fazer a gestão da fila de espera?
Alguma literatura sobre a questão da eficiência de utilização dos postos:
https://www.sciencedirect.com/science/a ... 7016422378
https://www.researchgate.net/publicatio ... tification
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Não sei onde atesta o depósito ou que supermercados frequenta mas se essas duas tarefas lhe resultam tão imprevisíveis como encontrar um posto de carregamento de VE livre no quotidiano ou em viagem e ocupam tanto tempo na sua agenda diária como o carregamento do seu VE num posto da rede pública talvez fosse melhor mudar de estação de serviço ou de supermercado.Gameiro101 Escreveu: ↑08 abr 2021, 18:32Também marcas nas bombas para atestar o deposito? Ou no supermercado? Existem serviços que faz sentido e funcionam bem com reservas os carregamentos não.JLMF Escreveu: ↑08 abr 2021, 14:22Pois eu, pessoalmente e como utilizador de VEs, não me considerando nem "abastado" nem "sr. Dr" no sentido ideológico e discriminatório utilizado várias vezes acima.
Aproveitaria sempre que essa possibilidade de reserva existisse para programar as minhas viagens como utilizo já na marcação e reserva de dentista, de consulta médica no SNS ou no privado, no restaurante, na churrasqueira take-away, na inspeção obrigatória dos veículos a combustão enquanto existirem por cá, nos serviços públicos administrativos, no táxi ou no UBER, etc., sempre que possível, detesto filas e considero sempre escolher um serviço que me permita reserva porque valorizo o meu tempo e admiro os serviços sejam eles quais forem que recusam incompetência conseguindo não fazer perder tempo aos seus utentes/clientes simultaneamente otimizando os seus recursos.
Se OPC ou CEME resolverem de alguma forma criar o serviço em parte dos seus postos de forma dinâmica serei utilizador assíduo, seria uma das poucas vantagens e aspetos positivos do modelo público de carregamento de veículos elétricos.
Não me parece, é tudo demasiado complicado neste modelo para que se atinja uma qualidade de serviço elevada a pensar na experiência do cliente e verei mais rápido redes privadas a implementar algo semelhante.
Pode reservar as suas compras com antecedência e quando chegar é só levantar ou como faço amiúde deixa os outros tranquilos a passear nos corredores e nas filas das caixas e á hora certa o "supermercado" toca-lhe á campainha de casa com as sua compras.
Na estação de serviço para atestar o depósito não posso ajudar, lamento por si essas condições morosas e incertas comparáveis ao carregamento do VE, como já escrevi escolhia outra, há imensas opções rápidas para abastecer, sei lá, talvez menos de 5 minutos e desde há muito uma boa parte delas com MB na própria bomba.
Estas opções sugeridas farão sentido para si ou não, é subjetivo e dependem da opinião e valorização do tempo próprias a cada qual.
Num post acima referi o agendamento que faço desde há anos para as inspeções periódicas obrigatórias dos carros da casa, quando não é o concessionário a faze-lo, e numa ocasião perante tanta afluência, estariam ali pessoas há mais de uma hora, perguntei ao senhor se era sempre assim e ele disse-me: Se passar por cá logo a meio da tarde não está cá nem 1/3, só eu, os meus colegas e os "reservados", os sem reserva já fazem fila quando cá chegamos de manhã, vem tudo ao mesmo tempo e em alguns dias do mês é pior; nunca lá passei mais de vinte minutos.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Mais um exemplo
Eu chego às 9:45, encontro o posto livre, o ponho à carga.
Uma reserva chega às 10:00, diz "eu reservei para as 10 tem que sair"
Espetáculo
			
									
									
						Eu chego às 9:45, encontro o posto livre, o ponho à carga.
Uma reserva chega às 10:00, diz "eu reservei para as 10 tem que sair"
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
A reserva, como eu vejo, é para a próxima vez, quando o posto libertar. Terminar o carregamento de alguém que já iniciou não faz sentido, é um cliente pagante.
Aliás, eu só permitiria reservar postos livres, precisamente pela incerteza que gera não se saber quando o posto vai ficar livre.
A reserva para mim é mais como um bloqueio do posto, como se já tivesse iniciado a carga mas sem entrar energia. Vou em viagem, vejo que um posto está livre e bloqueio o posto, pagando como se estivesse a carregar. Para o OPC é outra opção de rentabilizar o ativo sem este estar a ser usado, ou seja ganha pelo tempo em que o posto está a ser usado e pelo tempo em que está reservado/bloqueado.
Comparar com o abastecimento de combustível não faz muito sentido, um demora umas 10 vezes mais que o outro. Não há qualquer vantagem em bloquear uma bomba pois a vantagem é tão reduzida que ninguém o faria.
			
									
									Aliás, eu só permitiria reservar postos livres, precisamente pela incerteza que gera não se saber quando o posto vai ficar livre.
A reserva para mim é mais como um bloqueio do posto, como se já tivesse iniciado a carga mas sem entrar energia. Vou em viagem, vejo que um posto está livre e bloqueio o posto, pagando como se estivesse a carregar. Para o OPC é outra opção de rentabilizar o ativo sem este estar a ser usado, ou seja ganha pelo tempo em que o posto está a ser usado e pelo tempo em que está reservado/bloqueado.
Comparar com o abastecimento de combustível não faz muito sentido, um demora umas 10 vezes mais que o outro. Não há qualquer vantagem em bloquear uma bomba pois a vantagem é tão reduzida que ninguém o faria.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Faz todo o sentido, é a mesma finalidade, meter energia no veículo que nos leva de A a B. Faz sentido comparar com quê, ir ao barbeiro?
É aqui que a discriminação de "quem pode" me perde. Imagina que tu podes. Vais em viagem e sabes que daí a 15min chegas a um posto que precisas, bloqueias e pagas porque podes e estás-te a defecar
Eu vou 14min à tua frente, mas estive a contar trocos para poder ir de férias com a família, por isso vou só a contar carregar como preciso. Chego e não posso carregar, porque tu podes reservar e eu não. Entretanto tenho de carregar porque tenho, logo espero, tu chegas e carregas e eu espero, e se tiver a sorte de não virem mais 10 pessoas "que podem" então lá poderei seguir viagem.
Sequer sugerir semelhante barbaridade arrepia-me. Estou-me a borrifar se o OPC pode e ganha ou não. Permitir este tipo de discriminação arrepia-me.
E para que fique claro, até acho que estarei no grupo dos "que podem".
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Estás-te apenas a cingir à variável energia, que para mim é irrelevante. O que conta para mim é a experiência, e a experiência de utilização de um posto de combustível é completamente diferente da de um PCVE pela variável tempo. O barbeiro é um exemplo de algo semelhante, demora tempo a fazer a tarefa, por isso há reservas. Tal como os restaurantes. São coisas cujo fim é distinto mas a experiência na variável tempo é semelhante. Não é relevante para mim como utilizador se estou a meter gasolina, Coulombs, ou amendoins na mala do carro, o que é relevante é o tempo que cada um demora e neste aspeto são completamente diferentes.
Essa do quem pode, pode... preferia deixar a política de parte da discussão. Se fosse obrigatório ter pelo menos um posto cujo critério de disponibilidade fosse a ordem de chegada, já achavas aceitável, ou é algo inconcebível que alguém que pague possa ter alguma vantagem? Eu costumo pagar para ir pela AE e demoro metade do tempo do que quem vai pela nacional e não pode/quer pagar a AE. Será justo?
			
									
									Essa do quem pode, pode... preferia deixar a política de parte da discussão. Se fosse obrigatório ter pelo menos um posto cujo critério de disponibilidade fosse a ordem de chegada, já achavas aceitável, ou é algo inconcebível que alguém que pague possa ter alguma vantagem? Eu costumo pagar para ir pela AE e demoro metade do tempo do que quem vai pela nacional e não pode/quer pagar a AE. Será justo?
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Há confusão, só pode, então isto da mobilidade eléctrica em Portugal está mais evoluído e eu não sabia, já igualamos em comparação e em tudo inclusivamente no tempo necessário e disponibilidade, o carregamento de um VE com um abastecimento de combustível fóssil. Bravo. Afinal viva o modelo.BrunoAlves Escreveu: ↑08 abr 2021, 22:18Faz todo o sentido, é a mesma finalidade, meter energia no veículo que nos leva de A a B. Faz sentido comparar com quê, ir ao barbeiro?![]()



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