
Postos de carregamento públicos em Média Tensão
- mjr
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Postos de carregamento públicos em Média Tensão
Como sabem existe uma diferença na Tarifa de Acesso às Redes (TAR) entre os postos em Baixa Tensão e Média Tensão, sendo naturalmente a TAR menor no caso dos postos ligados à RESP através de MT, por não usarem a parte em BT da RESP.
Infelizmente são poucos os CEMEs que fazem essa diferenciação no seu custo da energia entre postos BT e MT, basicamente ficando com a diferença na TAR para si no caso dos postos em MT. As exceções no momento atual que conheço são a Prio.e (que por cobrar por tempo a energia sempre fez essa diferenciação), a Galp, a Miio e a EVAZ (obrigado jfr2006).
Com tarifa bi-horária (a mais usada pelos CEMEs) a TAR tem os seguintes valores:
TAR BT vazio - 0.0396€/kW.h
TAR MT vazio - 0.0325€/kW.h
TAR BT fora vazio - 0,0836€/kW.h (já com o desconto do Fundo de Apoio à Inovação)
TAR MT fora vazio - 0,0566€/kW.h (já com o desconto do Fundo de Apoio à Inovação)
Se em vazio a diferença acaba por ser pouco significativa (pouco mais de 0,005€/kW.h), fora de vazio estamos a falar em praticamente 0,03€/kW.h, o que num valor típico de 0,3€/kW.h de preço final pode significar um desconto de 10% no total.
Não existe, para já, uma lista de quais os postos ligados em MT e por isso mais baratos nos CEMEs mencionados, no entanto há uma maneira indireta de o saber através, mais uma vez, da Miio. Ao simular o custo de um carregamento aparece uma parcela que é a TAR que tem valores diferentes consoante o posto seja de MT ou BT, para a mesma energia carregada. Podem simular, por exemplo, com:
PRT-00015 - TAR de BT
MTS-00011 - TAR de MT
Nos postos em que o CEME não diferencia no seu tarifário se o posto está em MT ou BT a diferença entre a TAR de MT e a TAR de BT passa para a margem do CEME (ou o contrário, depende do ponto de vista...). A ERSE foi alertada para esta situação na altura da discussão pública do RME, mas não aceitou as soluções propostas pela UVE.
No caso do posto MTS-00011 usando o CEME Prio, o custo para um carregamento de 50kW.h no meu TM3, sem IVA, fica assim:
Eletricidade:
TAR: 2,83€ ou 2,83€/50kW.h = 0.0566€/kW.h
IEC: 0,05€
CEME: 3,94€ ou 3,94€/50kW.h = 0.0788€/kW.h
Total: 6,82€, ou 6,82€/50kW.h = 0.1364€/kW.h
OPC: 6,01€ ou 6.01€/50kW.h = 0.1202€/kW.h
Infelizmente são poucos os CEMEs que fazem essa diferenciação no seu custo da energia entre postos BT e MT, basicamente ficando com a diferença na TAR para si no caso dos postos em MT. As exceções no momento atual que conheço são a Prio.e (que por cobrar por tempo a energia sempre fez essa diferenciação), a Galp, a Miio e a EVAZ (obrigado jfr2006).
Com tarifa bi-horária (a mais usada pelos CEMEs) a TAR tem os seguintes valores:
TAR BT vazio - 0.0396€/kW.h
TAR MT vazio - 0.0325€/kW.h
TAR BT fora vazio - 0,0836€/kW.h (já com o desconto do Fundo de Apoio à Inovação)
TAR MT fora vazio - 0,0566€/kW.h (já com o desconto do Fundo de Apoio à Inovação)
Se em vazio a diferença acaba por ser pouco significativa (pouco mais de 0,005€/kW.h), fora de vazio estamos a falar em praticamente 0,03€/kW.h, o que num valor típico de 0,3€/kW.h de preço final pode significar um desconto de 10% no total.
Não existe, para já, uma lista de quais os postos ligados em MT e por isso mais baratos nos CEMEs mencionados, no entanto há uma maneira indireta de o saber através, mais uma vez, da Miio. Ao simular o custo de um carregamento aparece uma parcela que é a TAR que tem valores diferentes consoante o posto seja de MT ou BT, para a mesma energia carregada. Podem simular, por exemplo, com:
PRT-00015 - TAR de BT
MTS-00011 - TAR de MT
Nos postos em que o CEME não diferencia no seu tarifário se o posto está em MT ou BT a diferença entre a TAR de MT e a TAR de BT passa para a margem do CEME (ou o contrário, depende do ponto de vista...). A ERSE foi alertada para esta situação na altura da discussão pública do RME, mas não aceitou as soluções propostas pela UVE.
No caso do posto MTS-00011 usando o CEME Prio, o custo para um carregamento de 50kW.h no meu TM3, sem IVA, fica assim:
Eletricidade:
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CEME: 3,94€ ou 3,94€/50kW.h = 0.0788€/kW.h
Total: 6,82€, ou 6,82€/50kW.h = 0.1364€/kW.h
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Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Postos de carregamento públicos em Média Tensão
A eVaz também faz distinção entre MT e BT. Pelo menos aparece nos tarifários deles.
- mjr
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Re: Postos de carregamento públicos em Média Tensão
De facto assim parece ser, embora não seja 100% claro. Vou editar o post original.
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Re: Postos de carregamento públicos em Média Tensão
Como já escrevi noutro tópico:
Estamos no início de 2021, vamos ter alterações na TAR ?
Se para sabermos em quanto vai ficar o carregamento precisamos de saber o valor da TAR esta não deveria estar afixada no posto junto com as tarifas OPC ?A conclusão que tiro é que (no modelo português da ME) o comum dos mortais nunca vai conseguir calcular quanto vai gastar.
Há dados que não são facultados ao público, isto não é uma questão para a autoridade da concorrência ?
Estamos no início de 2021, vamos ter alterações na TAR ?
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Re: Postos de carregamento públicos em Média Tensão
É uma ideia interessante, mas quem paga a TAR é o CEME. O CEME deveria disponibilizar uma lista Excel, por e-mail para os seus clientes, caso não tenha meios digitais.
Sim, penso que vai haver, tenho de confirmar.
- mjr
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Re: Postos de carregamento públicos em Média Tensão
Claro que há alterações à TAR em 2021,foram publicadas o ano passado junto com as gerais do setor elétrico. Infelizmente não vão no bom sentido e por isso na próxima semana haverá uma reunião da UVE com a ERSE, que é quem fixa a TAR.
Existe um incentivo do fundo de inovação aos valores fora de vazio da TAR, que calculo continuar em 2021. Suponho que os CEMEs já saibam isso tudo,pois no fim do mês vão emitir faturas de 2021
No início de dezembro, em conversa informal sobre o assunto da TAR de MT, a Mobi.e disse que até ao fim do ano essa informação estaria no Portal da Mobi.e, junto com os preços OPC. Entretanto já colocaram os preços OPC novamente no portal mas não aparece a indicação se o posto é MT ou BT. Não sei se na API de consulta à BD do portal isso já está disponibilizado mas apenas não aparece visível. Espero conseguir esclarecer esta situação na próxima semana.
Na Miio conseguimos inderetamente saber se um posto é e MT ou BT. Basta fazer uma simulação num posto conhecido BT ou MT e ver o valor da TAR. Depois vamos ao posto que queremos saber e comparamos o valor da TAR com aquele que já sabemos. Em alternativa, vamos ao posto que queremos saber, dividimos o valor da TAR indicada na simulação pela energia carregada e comparamos com os preços da TAR BT e MT para o horário em questão.
Mais simples ainda seria se a Miio indicasse isso diretamente
E recebesse um fee da Mobi.e pelo serviço público que esta não é capaz de fazer.
Existe um incentivo do fundo de inovação aos valores fora de vazio da TAR, que calculo continuar em 2021. Suponho que os CEMEs já saibam isso tudo,pois no fim do mês vão emitir faturas de 2021

No início de dezembro, em conversa informal sobre o assunto da TAR de MT, a Mobi.e disse que até ao fim do ano essa informação estaria no Portal da Mobi.e, junto com os preços OPC. Entretanto já colocaram os preços OPC novamente no portal mas não aparece a indicação se o posto é MT ou BT. Não sei se na API de consulta à BD do portal isso já está disponibilizado mas apenas não aparece visível. Espero conseguir esclarecer esta situação na próxima semana.
Na Miio conseguimos inderetamente saber se um posto é e MT ou BT. Basta fazer uma simulação num posto conhecido BT ou MT e ver o valor da TAR. Depois vamos ao posto que queremos saber e comparamos o valor da TAR com aquele que já sabemos. Em alternativa, vamos ao posto que queremos saber, dividimos o valor da TAR indicada na simulação pela energia carregada e comparamos com os preços da TAR BT e MT para o horário em questão.
Mais simples ainda seria se a Miio indicasse isso diretamente

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Re: Postos de carregamento públicos em Média Tensão
Fazendo inspect à página da Mobi.e e vendo os pedidos na rede, conseguimos ver toda a informação disponibilizada pela API. Suponho que este valor esteja na chave "mobieVoltageLevel", em data > props > mobieVoltageLevel. Podem abrir a url diretamente no browser, por exemplo para o posto CBR-90002: https://www.mobie.pt/public/asset/CBR-90002/mjr Escreveu: ↑02 jan 2021, 18:27No início de dezembro, em conversa informal sobre o assunto da TAR de MT, a Mobi.e disse que até ao fim do ano essa informação estaria no Portal da Mobi.e, junto com os preços OPC. Entretanto já colocaram os preços OPC novamente no portal mas não aparece a indicação se o posto é MT ou BT. Não sei se na API de consulta à BD do portal isso já está disponibilizado mas apenas não aparece visível. Espero conseguir esclarecer esta situação na próxima semana.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
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Re: Postos de carregamento públicos em Média Tensão
Eu iria mais longe. Porque não a miio substituir por completo a mobi.e???? Já provou ser muito mais competente que o Ceiia
Última edição por FullElectric em 03 jan 2021, 00:48, editado 1 vez no total.
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Re: Postos de carregamento públicos em Média Tensão
Boa!
A informação é pública, "apenas" não aparece visível. Só falta alguém fazer um script para extrair essa info toda para termos a lista completa.
O MTS-00011 indica de facto como sendo MT:
https://www.mobie.pt/public/asset/MTS-00011/
A informação é pública, "apenas" não aparece visível. Só falta alguém fazer um script para extrair essa info toda para termos a lista completa.
O MTS-00011 indica de facto como sendo MT:
https://www.mobie.pt/public/asset/MTS-00011/
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Re: Postos de carregamento públicos em Média Tensão
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