
Liberalização da rede de carregamento
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Liberalização da rede de carregamento
Desculpem a minha ignorância, qual a diferença desta "liberalização" para o que já existia antes?
- LuisG
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1031
- Registado: 24 nov 2016, 09:57
- Data de fabrico: 24 mar 2017
- Capacidade bateria: 83,89 AHr
- Localização: Alenquer
Re: Liberalização da rede de carregamento
Pois...se para vender tem de estar registado como CEME...
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
- frankesousa
- Mensagens: 1406
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Liberalização da rede de carregamento
Pelo que vi por aí escrito o que acontece é que agora (desde um data próxima) os PCN em espaços privados de acesso público podem começar a cobrar os carregamentos se quiserem.
Os PCN na via pública continuar gratuitos. Não percebo é se os PCN de operadores privados na via pública podem cobrar também ou não, e ficam gratuitos só os da MobiE.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
Re: Liberalização da rede de carregamento
Supostamente começa a 01/04/2019... Vai ser a comédia total...
Mas assim, acam os acampamentos dos PCN... so carrega quando e o que precisa.
Mas assim, acam os acampamentos dos PCN... so carrega quando e o que precisa.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6530
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Liberalização da rede de carregamento
Só nos centros comerciais e afins. Os postos de rua vão continuar gratuitos.
Mas mesmo assim não vejo grandes melhorias. Se for como agora o carro termina a carga e passados 30min o posto larga o cabo (e ainda bem, pelo menos outros podem carregar se tiverem lugar para o carro).
Desta forma não vejo como seja possível penalizar quem deixe o carro acampado, no limite paga mais meia hora do tempo que já não esteve a carregar até ao cabo ser liberto. E com jeito cobram a energia e não o tempo, se for assim nem essa meia hora é penalização.
Enfim, não sofrer por antecipação, é deixar chegar a data e ver que modelo fantástico vai sair desta vez
Mas mesmo assim não vejo grandes melhorias. Se for como agora o carro termina a carga e passados 30min o posto larga o cabo (e ainda bem, pelo menos outros podem carregar se tiverem lugar para o carro).
Desta forma não vejo como seja possível penalizar quem deixe o carro acampado, no limite paga mais meia hora do tempo que já não esteve a carregar até ao cabo ser liberto. E com jeito cobram a energia e não o tempo, se for assim nem essa meia hora é penalização.
Enfim, não sofrer por antecipação, é deixar chegar a data e ver que modelo fantástico vai sair desta vez

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 567
- Registado: 20 abr 2018, 11:43
- Data de fabrico: 01 jun 2015
- Capacidade bateria: 24Kw
Re: Liberalização da rede de carregamento
Eu duvido que no Shopping seja a pagar, e acho que a Galp vai andar na Frente durante algum tempo em virtude da parceria com a Sonae...Espero em breve ver tb nos Continentes, em todos...Porque isso sim, seria uma Passo em Frente na minha Opinião, existe 1 Continente em quase todas as Cidades...
O Que me chateia assim mais, é as coisas incríveis que vou vendo por aí fora;
1 Delas, é alguns Ubers C/ Zoe's irem para o Shopping falar "Sala" e Carregar o Carro;
Outra, é todos os Domingos tenho Apanhado sempre a mesma pessoa no NorteShopping, vai depois do Almoço deixa o Zoe no Shopping, e depois volta de ICE para o Ir buscar por volta do Final da Tarde, já apanhei a mesma mulher pelo menos 3x...Isto é triste...
O Que me chateia assim mais, é as coisas incríveis que vou vendo por aí fora;
1 Delas, é alguns Ubers C/ Zoe's irem para o Shopping falar "Sala" e Carregar o Carro;
Outra, é todos os Domingos tenho Apanhado sempre a mesma pessoa no NorteShopping, vai depois do Almoço deixa o Zoe no Shopping, e depois volta de ICE para o Ir buscar por volta do Final da Tarde, já apanhei a mesma mulher pelo menos 3x...Isto é triste...
Nissan Leaf 24KWh 04 de Maio de 2018 até Julho/21
59.500kms -> Problemas -> ZERO
Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
75.000kms -> Problemas -> Ar Condicionado + 2 baterias de 12v
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022
106.000kms -> Problemas -> 2 Lampadas de Stop
59.500kms -> Problemas -> ZERO
Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
75.000kms -> Problemas -> Ar Condicionado + 2 baterias de 12v
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022
106.000kms -> Problemas -> 2 Lampadas de Stop
- Nonnus
- Mensagens: 3468
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Liberalização da rede de carregamento
Como os exemplos que dás a solução vai ter mesmo que passar pelo pagamento. Costuma-se dizer, paga o justo pelo pegador. Os postos nas grandes superfícies comerciais a partida seria para uso dos clientes e não para ubers e chicos espertos, as administrações percebem que existem essas situações e não estão para dar energia a pessoas que abusam.
No caso dessa senhora pode não ter onde carregar em casa e tira proveito dessa situação, a partir de 1 de Abril se, se começar a pagar nesse local provavelmente deixas de ver a senhora a fazer isso. Se continuares a ver a senhora a fazer o mesmo é porque a única hipótese que ela tem de carregar o carro é usando esse carregador.
No caso dessa senhora pode não ter onde carregar em casa e tira proveito dessa situação, a partir de 1 de Abril se, se começar a pagar nesse local provavelmente deixas de ver a senhora a fazer isso. Se continuares a ver a senhora a fazer o mesmo é porque a única hipótese que ela tem de carregar o carro é usando esse carregador.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- frankesousa
- Mensagens: 1406
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Liberalização da rede de carregamento
Não se esqueçam que no Porto basicamente só há carregadores nos shoppings.
É vergonhoso como o Porto não tem PCNs na rua! Podiam aproveitar os "restos" de Lisboa (os 3.7kW que estão a remover) e instalar pela invicta, podia ser que assim as pessoas pudessem carregar sem ser no shopping mesmo que não vão lá às compras.
Um PCN por rua, pelo menos, é o necessário para a ME andar para a frente. PCR também, mas importante mesmo era muitos mas muitos mesmo PCNs.
Nota: Carrego em casa 99% das vezes, mas adorava saber que se precisar de carga posso carregar num PCN "em qualquer esquina"!
É vergonhoso como o Porto não tem PCNs na rua! Podiam aproveitar os "restos" de Lisboa (os 3.7kW que estão a remover) e instalar pela invicta, podia ser que assim as pessoas pudessem carregar sem ser no shopping mesmo que não vão lá às compras.
Um PCN por rua, pelo menos, é o necessário para a ME andar para a frente. PCR também, mas importante mesmo era muitos mas muitos mesmo PCNs.
Nota: Carrego em casa 99% das vezes, mas adorava saber que se precisar de carga posso carregar num PCN "em qualquer esquina"!
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 567
- Registado: 20 abr 2018, 11:43
- Data de fabrico: 01 jun 2015
- Capacidade bateria: 24Kw
Re: Liberalização da rede de carregamento



Foi a Primeira vez que tive dificuldades em Carregar, nunca me tinha acontecido isto, também raramente carrego fora de casa é certo, e só coloco o carro à carga quando não tá ninguém e tenho menos de 50% de bateria.
Nissan Leaf 24KWh 04 de Maio de 2018 até Julho/21
59.500kms -> Problemas -> ZERO
Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
75.000kms -> Problemas -> Ar Condicionado + 2 baterias de 12v
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022
106.000kms -> Problemas -> 2 Lampadas de Stop
59.500kms -> Problemas -> ZERO
Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
75.000kms -> Problemas -> Ar Condicionado + 2 baterias de 12v
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022
106.000kms -> Problemas -> 2 Lampadas de Stop
- frankesousa
- Mensagens: 1406
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Liberalização da rede de carregamento
Ainda vamos ter depois o problema de postos ocupados com carros que não estão a carregar.
Ainda no sábado tentei carregar no Ikea Matosinhos e estava um Jaguar I-Pace e um Passat GTE estacionados nos mesmo carregador, luz verde nos carregadores e nem o cabo tinham esticado.
Até admito que tentaram carregar e não deu (já me aconteceu umas 5 vezes nesses postos) mas obviamente que como eu faço, a solução era estacionar noutro lugar, já que o local não é estacionamento!
Quando for a pagar, isso vai influenciar directamente a rentabilidade do posto, pode ser que haja soluções.
Uma delas bastante simples é ter uma barreira física que só abre com a autenticação do utilizador! Vamos ver o que nos reservam os OPCs!
Relativamente aos preços, estive a carregar na Noruega num carro alugado e os PCNs tem facturação "mista" tempo/kWh em que o velocidade de carregamento faz alterar entre as 2 tarifas! Parece-me boa ideia, mas obviamente que tem uns 10 carregadores em cada local!
Ainda no sábado tentei carregar no Ikea Matosinhos e estava um Jaguar I-Pace e um Passat GTE estacionados nos mesmo carregador, luz verde nos carregadores e nem o cabo tinham esticado.
Até admito que tentaram carregar e não deu (já me aconteceu umas 5 vezes nesses postos) mas obviamente que como eu faço, a solução era estacionar noutro lugar, já que o local não é estacionamento!
Quando for a pagar, isso vai influenciar directamente a rentabilidade do posto, pode ser que haja soluções.
Uma delas bastante simples é ter uma barreira física que só abre com a autenticação do utilizador! Vamos ver o que nos reservam os OPCs!
Relativamente aos preços, estive a carregar na Noruega num carro alugado e os PCNs tem facturação "mista" tempo/kWh em que o velocidade de carregamento faz alterar entre as 2 tarifas! Parece-me boa ideia, mas obviamente que tem uns 10 carregadores em cada local!
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)