
Diário de Bordo do Rei Zoom
- BrunoAlves
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom
Sobre a energia carregada a mais podem haver várias explicações, mas o comportamento inicial é expectável
Carregou a primeira vez e desligou-se. Ainda tinha sido há pouco tempo, o posto ainda não tinha chegado ao tempo de considerar fim de carga. Quando carregaste no botão o carro iniciou nova carga, normalmente se colocares novamente à carga depois de terminar entra sempre mais um pouco de xixa.
Carregou a primeira vez e desligou-se. Ainda tinha sido há pouco tempo, o posto ainda não tinha chegado ao tempo de considerar fim de carga. Quando carregaste no botão o carro iniciou nova carga, normalmente se colocares novamente à carga depois de terminar entra sempre mais um pouco de xixa.
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- brunoa
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom
Mas quando termina a carga não deveria a bateria de estar efetivamente cheia?BrunoAlves Escreveu: ↑24 jan 2019, 16:28Quando carregaste no botão o carro iniciou nova carga, normalmente se colocares novamente à carga depois de terminar entra sempre mais um pouco de xixa.
Bruno R. Almeida
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- BrunoAlves
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom
Não. A carga pára quando qualquer célula chegar aos 4,1V. Depois em repouso a tensão baixa um pouco, o que permite carregar mais um pouco se reiniciares a carga. Se fizeres isto algumas vezes vais carregar mais alguma energia (mas nunca mais 3kWh).
Daí a importância de células bem balanceadas
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- filipeoliv
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom
O meu anda mostrar menos km com 80%, habitualmente mostrava entre 96 e 102, agora nunca mais de 90Km.
Esta manhã reparei que a bateria apenas tinha carregado 75%
Talvez seja essa a razão, mas nunca fiz tantas cargas a 100% como ultimamente.
Este mês já fiz mais de 1400Km.
Provavelmente está a precisar de mais umas cargas rápidas nos queixos
Esta manhã reparei que a bateria apenas tinha carregado 75%
Talvez seja essa a razão, mas nunca fiz tantas cargas a 100% como ultimamente.
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- brunoa
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom
Bruno Alves,
Desculpa a ignorância, mas carregando o carro a 100% não existe esse balanceamento no final de carga?
Tinha ideia de ter lido que após os 90% a carga é mais lenta devido a esse processo de balanceamento. Por isso achei tão estranho o comportamento apresentado no posto.
Bruno R. Almeida
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom
Depende...
Se carregares a 100% num PCR o carro vai mostrar 100% de carga, mas a faltar 45m de carga (tempo de balanceamento), porque num PCR não faz o balanceamento. Se carregares a 100% a 6.6kw ele faz o balanceamento.
Se carregares a 100% num PCR o carro vai mostrar 100% de carga, mas a faltar 45m de carga (tempo de balanceamento), porque num PCR não faz o balanceamento. Se carregares a 100% a 6.6kw ele faz o balanceamento.
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- BrunoAlves
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom
Também há que pensar que uma coisa é fazer balanceamento muito regular, em que as células se mantêm com diferenças mais baixas. Outra coisa é recuperar o balanceamento, porque é um processo muito muito lento (o que quer dizer que poderiam ser necessárias muitas, muitas horas de balanceamento).
Acho que foi o RNM que recuperou uma célula que estava muito longe das outras, o relato está por aqui no fórum algures, recordo-me de ele falar em muitas horas a 100%
Acho que foi o RNM que recuperou uma célula que estava muito longe das outras, o relato está por aqui no fórum algures, recordo-me de ele falar em muitas horas a 100%
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- mjr
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom
Eu recuperei uma célula que estava desiquilibrada e demorou muitas centenas de horas, mas não foi sempre a 100%.
O processo é:
1 - carregar a 100%.
2 - andar com o carro e só desligar quando a tensão da célula mais forte estiver a menos de 4,0V (Eu diria 3,95V para evitar que em repouso ela suba dos 4,0V).
3 - Deixar o carro ligado muitas horas. Ele só equilibra as células quando o LBC está ligado. Basicamente em todos os modos onde no Leaf Spy consegue ver as tensões das células atualizadas (Ligado, em carga, etc).
4 - repetir o processo até recuperar o equilíbrio.
Para aumentar o tempo em equilíbrio eu costumava carregar o carro a 6A.
O processo é:
1 - carregar a 100%.
2 - andar com o carro e só desligar quando a tensão da célula mais forte estiver a menos de 4,0V (Eu diria 3,95V para evitar que em repouso ela suba dos 4,0V).
3 - Deixar o carro ligado muitas horas. Ele só equilibra as células quando o LBC está ligado. Basicamente em todos os modos onde no Leaf Spy consegue ver as tensões das células atualizadas (Ligado, em carga, etc).
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Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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- brunoa
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom
Efetivamente costumo carregar quase sempre a 100% devido a redução de autonomia resultante da degradação por isso estou em querer que o balanceamento da células deve ser pequeno.
No então questiono, o que é o LBC? Quando dizes ligado é em modo READY ou apenas ligado sem estar pronto a andar?
Agradecido pela ajuda.
Bruno R. Almeida
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom
Atenção que a questão mais importante é o ponto 2. Se o carro parar mais de 15m com a tensão acima de 4,0V é recalculado novo conjunto de células a descarregar, que pode (e no meu caso foi) ser diferente de a 100% (4,11V).
O LBC é o Lithium Battery Controller, ou seja o BMS. É o LBC que dá a maior parte dos dados que aparecem no Leaf Spy.
Ligado tanto faz em Ready ou apenas "ligado". É como escrevi, desde que no Leaf Spy o estado da bateria atualize (connected a verde) então está a descarregar células. Quando está a carregar também descarrega as células programadas para isso, por isso costumava carregar a 6A, para demorar mais tempo.
O LBC é o Lithium Battery Controller, ou seja o BMS. É o LBC que dá a maior parte dos dados que aparecem no Leaf Spy.
Ligado tanto faz em Ready ou apenas "ligado". É como escrevi, desde que no Leaf Spy o estado da bateria atualize (connected a verde) então está a descarregar células. Quando está a carregar também descarrega as células programadas para isso, por isso costumava carregar a 6A, para demorar mais tempo.
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