Está tudo dito! Efetivamente o conceito de carregador camaleão apesar de ser fantástico no papel é na prática muito pior que um carregador convencional, eficiencia terrivel a amperagens baixas e incrivelmente esquesito no fornecimento de energia. Ainda pode brilhar em carro de empresa para fazer percursos predefinidos e carregar sempre na empresa. Para veiculo de familia para dar uns passeios é um problema.mjr Escreveu: ↑19 ago 2018, 16:23Aliás, se para que o ZOE carregue em AC for necessário equipamento dispendioso (conversores AC/AC), isso elimina toda a lógica por trás do carregador camaleão, que é não ser necessário dispendiosos conversores AC/DC de potência. Se assim fosse mais valia vir equipado com DC e ser potencialmente bem mais barato e seguro.

Postos de Carregamento impossíveis para Zoe
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe
Vi no outro dia a review da Juice Booster do Bjørn Nyland. Não conseguiu carregar em lado nenhum. Fica-se a imaginar que a Juice Booster é suíça, e tem de dar para qualquer carro, então fizeram todas as verificações possíveis da qualidade da rede... Resultado, não conseguiu carregar em lado nenhum, em tomadas em que o EVSE da Tesla permite carregar.
Pedante!
Pedante!
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9929
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe
Ele terá lido o manual sobre como carregar na Noruega?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- pnunes
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 902
- Registado: 01 dez 2011, 11:34
- Data de fabrico: 30 mar 2015
- Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras
Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe
Naturalmente que o Google te deu uma forte ajuda, então sugiro que dês mais uma vista de olhos e procures a norma que regula o carregamento Renault, se encontrares todos os documentos, inclusive aqueles que o fabricante nunca divulga ao possível comprador do carro dessa marca (porque corria o risco de não vender um só veículo, excepto aos cromos que deixam a esposa escolher o veículo da família) ficaras espantado com o que vais ver.
Eu dou uma dica, começa por procurar por Z.E Ready.
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online
- pnunes
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 902
- Registado: 01 dez 2011, 11:34
- Data de fabrico: 30 mar 2015
- Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras
Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe
PS: nao é bem uma norma, e mais um certificado de compatibilidade, mas é tão complexo que desconfio ter mais exigências que a própria norma.
No final o que interessa é que se todos os requisitos não forem cumpridos o carro não carrega. Ganda bosta...mas é barato e afinal é isso q interessa ....
No final o que interessa é que se todos os requisitos não forem cumpridos o carro não carrega. Ganda bosta...mas é barato e afinal é isso q interessa ....
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online
- BrunoFonseca
- Mensagens: 1246
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe
@pnunes: isso é que é azia com a Renault
Se todas as marcas divulgassem tudo e se todos os potenciais compradores lessem tudo o que a marca divulgasse então o mercado automóvel não existia.
Aguns temas recentes:
Dieselgate
Rapidgate
...
Nao quero ser chato... e quanto ao comentário de serem as esposas a escolherem o carro só lhe tenho a dizer que esses juizos de valor ficam muito mal
Se todas as marcas divulgassem tudo e se todos os potenciais compradores lessem tudo o que a marca divulgasse então o mercado automóvel não existia.
Aguns temas recentes:
Dieselgate
Rapidgate
...
Nao quero ser chato... e quanto ao comentário de serem as esposas a escolherem o carro só lhe tenho a dizer que esses juizos de valor ficam muito mal
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3498
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe
De uma agência de certificação:
De facto está aqui bem claro que a Z.E. Ready vai além dos standards existentes para carga de VE.
Os documentos técnicos parece-me que estão tão bem guardados como as especidifcaçõe do Chademo para exportação de energia: já me fartei de procurar e só mesmo pagando centenas de euros por um PDF ao IEC.
Pelo menos a especificação chademo para carregamento foi publicada pelo governo Indiano, já que a lei lá obriga a que todas as normas implementadas no país sejam tornada públicas gratuitamente:
https://araiindia.com/hmr/Control/AIS/6 ... ebsite.pdf
Se o ZOE estivesse à venda na Índia o acesso às especificações também tinha que ser gratuito.
http://www.lcie.fr/en/1018-your-industr ... ocess.htmlThe Z.E. READY label requires that for any product to be certified it must respond to current standards and regulations with regards to EV charging as well as to additional conditions set out by RENAULT to encure the customer benefits from a high standard of robustness and performance.
De facto está aqui bem claro que a Z.E. Ready vai além dos standards existentes para carga de VE.
Os documentos técnicos parece-me que estão tão bem guardados como as especidifcaçõe do Chademo para exportação de energia: já me fartei de procurar e só mesmo pagando centenas de euros por um PDF ao IEC.

Pelo menos a especificação chademo para carregamento foi publicada pelo governo Indiano, já que a lei lá obriga a que todas as normas implementadas no país sejam tornada públicas gratuitamente:
https://araiindia.com/hmr/Control/AIS/6 ... ebsite.pdf
Se o ZOE estivesse à venda na Índia o acesso às especificações também tinha que ser gratuito.
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe
Sim, deu! Como adivinhaste? Mas ainda mais a Wikipedia. Pela frase, suponho que não uses esse tipo de fontes, o IEC e SAE enviam-te as coisas para casa para aprovação?
O governo brasileiro também deu uma ajuda, disponibilizando uma das partes do IEC 61851, porque, tal como a Índia:
Estes países menos desenvolvidos às vezes têm umas ideias bem desenvolvidas.
- pnunes
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 902
- Registado: 01 dez 2011, 11:34
- Data de fabrico: 30 mar 2015
- Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras
Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe
Não é azia, é mesmo dor de cabeça que causa. Mas isso é outra guerra a qual não tenho que comentar aqui.BrunoFonseca Escreveu: ↑20 ago 2018, 03:40@pnunes: isso é que é azia com a Renault
Se todas as marcas divulgassem tudo e se todos os potenciais compradores lessem tudo o que a marca divulgasse então o mercado automóvel não existia.
Aguns temas recentes:
Dieselgate
Rapidgate
...
Nao quero ser chato... e quanto ao comentário de serem as esposas a escolherem o carro só lhe tenho a dizer que esses juizos de valor ficam muito mal
Quanto ao comentário de facto não queria desvalorizar o bom gosto que as senhoras tem em relação aos veículos que escolhem nem tão pouco ser machista, apenas me veio a ideia a escolha de um automóvel dum conhecido meu cuja esposa escolheu como carro para a família um pólo, são 5 pessoas e pagaram cerca de 22K€ por ele novo, comentário dele "ela gostou muito deste carro"...
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online
- pnunes
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 902
- Registado: 01 dez 2011, 11:34
- Data de fabrico: 30 mar 2015
- Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras
Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe
Basicamente o Z.E. Ready serve para o fabricante se livrar de toda a responsabilidade do que não fizeram bem feito e pouco mais...RJSC Escreveu: ↑20 ago 2018, 08:37De uma agência de certificação:http://www.lcie.fr/en/1018-your-industr ... ocess.htmlThe Z.E. READY label requires that for any product to be certified it must respond to current standards and regulations with regards to EV charging as well as to additional conditions set out by RENAULT to encure the customer benefits from a high standard of robustness and performance.
De facto está aqui bem claro que a Z.E. Ready vai além dos standards existentes para carga de VE.
Os documentos técnicos parece-me que estão tão bem guardados como as especidifcaçõe do Chademo para exportação de energia: já me fartei de procurar e só mesmo pagando centenas de euros por um PDF ao IEC.![]()
Pelo menos a especificação chademo para carregamento foi publicada pelo governo Indiano, já que a lei lá obriga a que todas as normas implementadas no país sejam tornada públicas gratuitamente:
https://araiindia.com/hmr/Control/AIS/6 ... ebsite.pdf
Se o ZOE estivesse à venda na Índia o acesso às especificações também tinha que ser gratuito.
agora apertaram ainda mais o cerco querendo certificar tudo e todos os envolvidos externos ao carregamento do veiculo, assim podem sempre dizer "não carrega! a culpa não é nossa"
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online