Postos de Carregamento impossíveis para Zoe
- mjr
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Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe
Se bem me lembro o problema tem a ver com a proximidade do PT ao carro, não me perguntem porquê que isso é um problema...
Penso que terá a ver com alguma verificação de segurança e por isso o carregamento é terminado pelo carro. Como o Zoe não tem isolamento galvânico entre o carregador e a bateria é muito mais exigente nas questões de segurança, por exemplo ao exigir a existência de terra com boa qualidade e também que seja colocado um RCD do tipo B (caríssimo) nos EVSEs trifásicos.
Na minha opinião a falta de isolamento galvânico é uma falha muito grande, e deveria ser obrigatório que todos os carregadores de VE o tivessem.
Aconselho a leitura da página 25 deste manual...
https://www.e-driver.net/images/jt_juic ... online.pdf
			
									
									Penso que terá a ver com alguma verificação de segurança e por isso o carregamento é terminado pelo carro. Como o Zoe não tem isolamento galvânico entre o carregador e a bateria é muito mais exigente nas questões de segurança, por exemplo ao exigir a existência de terra com boa qualidade e também que seja colocado um RCD do tipo B (caríssimo) nos EVSEs trifásicos.
Na minha opinião a falta de isolamento galvânico é uma falha muito grande, e deveria ser obrigatório que todos os carregadores de VE o tivessem.
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Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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- Apr
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Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe
mjr Escreveu: ↑16 ago 2018, 18:02Aconselho a leitura da página 25 deste manual...
https://www.e-driver.net/images/jt_juic ... online.pdf
Bolas uma secção dedicada a problemas de carregamento com o ZOE
- 
				RJSC
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Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe
Não vejo como podem tornar obrigatório quando uma autocaravana tem uma instalação eléctrica no interior ligada diretamente à rede.
Afinal trata-se de um veículo ligeiro com uma instalação elétrica sem isolamento galvânico e tanto quanto sei nunca morreu ninguém por causa disso que não tivesse morrido numa casa em situação semelhante.
- BrunoAlves
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Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe
Certo, mas a autocaravana não consome mais de 6-16A. O um bocado diferente dos 22-43kW do Zoe...
			
									
									Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
						- migle
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Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe
É interessante observar que embora o Zoe não possa carregar numa tomada caseira na Noruega (rede IT), pode ainda assim carregar num posto de carregamento público. Ou seja, os postos públicos ali não se limitam a expor a rede pública (+protecções).
Acho que neste julgamento, faltam dados para encontrar o culpado. Quem está out of spec.
Depois, pelos vistos a qualidade da nossa distribuição AC é regulada pela tal EN 50160. Porém, julgo perceber que a qualidade da electricidade usada para carregamento AC dum carro é regulada pelo IEC 61851, sem remissão para a EN 50160. É demasiado técnico para mim, mas não me espanta que hajam casos em que satisfazer o EN 50160 não seja suficiente para satisfazer o IEC 61851. Isto, admitindo que a distribuição ali está a cumprir a norma. Nesse caso, talvez o equipamento escolhido para instalar ali não fosse o adequado.
Depois, é muita falta de vontade do operador. Aquela tomada está ali para abastecer Zoes. Não o faz, pouco importa! A Renault deveria substituir o carregador dos Zoes todos para poder carregar em Palmela.
			
									
									
						Acho que neste julgamento, faltam dados para encontrar o culpado. Quem está out of spec.
Depois, pelos vistos a qualidade da nossa distribuição AC é regulada pela tal EN 50160. Porém, julgo perceber que a qualidade da electricidade usada para carregamento AC dum carro é regulada pelo IEC 61851, sem remissão para a EN 50160. É demasiado técnico para mim, mas não me espanta que hajam casos em que satisfazer o EN 50160 não seja suficiente para satisfazer o IEC 61851. Isto, admitindo que a distribuição ali está a cumprir a norma. Nesse caso, talvez o equipamento escolhido para instalar ali não fosse o adequado.
Depois, é muita falta de vontade do operador. Aquela tomada está ali para abastecer Zoes. Não o faz, pouco importa! A Renault deveria substituir o carregador dos Zoes todos para poder carregar em Palmela.
- migle
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Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe
Bem, se não serve a Zoes, serve a quem? Outros carros só se quiserem matar muito tempo, ou então se trabalharem na Via Verde. O operador fica contente de ter uma tomada que ninguém pode aproveitar? Porque está cheia de ruído mas ainda dentro das normas (ou seja, não é culpa sua)?
			
									
									
						Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe
Não fosse adaptadores por ex. os Tesla!
Se o posto não tivesse capado permitiria carregar DC e AC e, apesar de mais lento, poderia ser utilizado por muitos outros carros...
			
									
									
						Se o posto não tivesse capado permitiria carregar DC e AC e, apesar de mais lento, poderia ser utilizado por muitos outros carros...
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Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe
Se o Zoe tem problemas noutros países, onde todos os outros carregam, como o PCR de Palmela, se calhar o problema esta mesmo no Zoe, por ser menos "permissivo", se o PCR/instalação cumprir as normas aplicáveis, o problema tem sim de ser resolvido por parte da Renault.migle Escreveu: ↑17 ago 2018, 11:00É interessante observar que embora o Zoe não possa carregar numa tomada caseira na Noruega (rede IT), pode ainda assim carregar num posto de carregamento público. Ou seja, os postos públicos ali não se limitam a expor a rede pública (+protecções).
Acho que neste julgamento, faltam dados para encontrar o culpado. Quem está out of spec.
Depois, pelos vistos a qualidade da nossa distribuição AC é regulada pela tal EN 50160. Porém, julgo perceber que a qualidade da electricidade usada para carregamento AC dum carro é regulada pelo IEC 61851, sem remissão para a EN 50160. É demasiado técnico para mim, mas não me espanta que hajam casos em que satisfazer o EN 50160 não seja suficiente para satisfazer o IEC 61851. Isto, admitindo que a distribuição ali está a cumprir a norma. Nesse caso, talvez o equipamento escolhido para instalar ali não fosse o adequado.
Depois, é muita falta de vontade do operador. Aquela tomada está ali para abastecer Zoes. Não o faz, pouco importa! A Renault deveria substituir o carregador dos Zoes todos para poder carregar em Palmela.
- BrunoFonseca
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Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe
Mas será q o carregador da efacec cumpre mesmo todas as normas?Gameiro101 Escreveu: ↑17 ago 2018, 12:20
Se o Zoe tem problemas noutros países, onde todos os outros carregam, como o PCR de Palmela, se calhar o problema esta mesmo no Zoe, por ser menos "permissivo", se o PCR/instalação cumprir as normas aplicáveis, o problema tem sim de ser resolvido por parte da Renault.

