Os noruegueses estão a comprar mais veículos eléctricos do que os típicos modelos convencionais a diesel ou gasolina. Mais de 1.200 carros eléctricos são vendidos mensalmente na Noruega.
Nos últimos três meses de 2013, os modelos eléctricos da Tesla e da Nissan – o Model S e o Leaf, respectivamente – suplantaram a venda de carros convencionais. Actualmente, existem cerca de 21 mil veículos eléctricos a circular nas ruas deste país escandinavo, o que lhe confere a maior taxa mundial de proprietários de veículos eléctricos per capita.
“Um cargueiro cheio de Nissan Leafs chega à Noruega todas as semanas e os veículos são imediatamente vendidos”, afirma o presidente da associação norueguesa de veículos eléctricos, Snorre Sletvol, citado pelo Ecologist. “É espantoso. Nunca esperámos isto. Os carros eléctricos começaram a ser um fenómeno em Olso que agora se está a espalhar por toda a Noruega. No final de Fevereiro esperamos ser o primeiro país no mundo onde um em cada 100 carros a circular nas estradas são eléctricos”, indica Sletvol.
Um dos factos que explica a crescente taxa de popularidade dos veículos eléctricos entre os noruegueses são os incentivos governamentais para quem compra este tipo de carros, que ascende a cerca de €6 mil (R$19,6 mil) por veículo. Este valor inclui electricidade gratuita para as recargas, estacionamento gratuito, descontos nos seguros, isenção de portagens, taxas de IVA reduzidas e ainda a possibilidade de circular nas faixas destinadas aos transportes públicos.
Porém, estes incentivos não vão durar para sempre. Quando a marca dos 50 mil carros eléctricos vendidos for atingida, o Governo norueguês vai começar a reduzir e a escalonar os incentivos aos compradores destes veículos.
http://greensavers.sapo.pt/2014/02/07/n ... o-mercado/
Noruega: carros eléctricos são os mais vendidos do mercado
Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”
Ir para
- Clubeletricos.com
- ↳ Discussão sobre o Forum
- ↳ Apresentações
- ↳ Eventos / convívios VE
- ↳ Página principal de Discussão e Notícias
- Geral
- Veículos elétricos e híbridos plug-in
- ↳ Nissan
- ↳ Experiência de condução com o Nissan LEAF
- ↳ Diários de Bordo 24 - 30 kW.h
- ↳ Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h
- ↳ Compra. Leasing e Concessionários
- ↳ Proprietários do Nissan Leaf
- ↳ Problemas/Avarias
- ↳ Discussão Técnica sobre o Nissan LEAF
- ↳ Engenharia
- ↳ Baterias e Carregamento
- ↳ Fotos, Vídeos e Sons
- ↳ Leaf segunda geração
- ↳ Truques e Dicas
- ↳ Pergunte à Nissan
- ↳ Sugestões para a Nissan
- ↳ BMW
- ↳ BMW i3
- ↳ Citroën / DS
- ↳ Hyundai
- ↳ Kia
- ↳ Mercedes
- ↳ Mitsubishi
- ↳ Mitsubishi Outlander PHEV
- ↳ Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion
- ↳ Opel
- ↳ Chevrolet Bolt / Opel Ampera-e
- ↳ Opel Ampera / Chevrolet Volt
- ↳ Peugeot
- ↳ Renault
- ↳ Renault Fluence ZE
- ↳ Renault Zoe
- ↳ Renault Twizy
- ↳ Renault Kangoo ZE
- ↳ Tesla
- ↳ Tesla Model 3
- ↳ Tesla Model S
- ↳ Tesla Model X
- ↳ VW
- ↳ Id3
- ↳ Outros veículos elétricos e híbridos Plug-In
- Outros Assuntos
- ↳ Outros Temas não relacionados com o VeÍculos Elétricos
- ↳ Questões Ambientais
- ↳ Negócios / Economia e Política
- ↳ Off-Topic
- ↳ Mobi-E
- ↳ Carregamento
- ↳ Postos carregamento Norte
- ↳ Postos carregamento grande Porto
- ↳ Postos carregamento Centro
- ↳ Postos carregamento Sul
- ↳ Postos carregamento grande Lisboa
- ↳ Postos carregamento Açores
- ↳ Postos Carregamento Madeira
- ↳ Equipamentos de carga - EVSEs
- ↳ EVSE Inteligente / Open Energy Monitor
- ↳ Compra e Venda