Página 1 de 2
					
				Que autonomia estão a alcançar os proprietários do Leaf EUA
				Enviado: 27 jan 2011, 11:35
				por ruimegas
				Que autonomia estão a alcançar os proprietários do Leaf EUA
Interessantes comentários dos vários proprietários de Leaf's nos EUA à questão acima
 http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?f=31&t=2523
http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?f=31&t=2523
Cumprimentos
 
			
					
				Re: Que autonomia estão a alcançar os proprietários do Leaf 
				Enviado: 27 jan 2011, 12:02
				por RJSC
				Eu só não percebo é porque é que toda a gente lá só carrega a bateria até 80%...
			 
			
					
				Re: Que autonomia estão a alcançar os proprietários do Leaf 
				Enviado: 27 jan 2011, 12:40
				por Essiemme
				Carregar a 100% reduz o tempo de vida útil da bateria.
Carregar a 80% conserva o tempo de vida útil.
			 
			
					
				Re: Que autonomia estão a alcançar os proprietários do Leaf
				Enviado: 27 jan 2011, 12:59
				por ruicvt
				Essiemme Escreveu:Carregar a 100% reduz o tempo de vida útil da bateria.
Carregar a 80% conserva o tempo de vida útil.
Não sabia  
 
 
Porquê?
 
			
					
				Re: Que autonomia estão a alcançar os proprietários do Leaf
				Enviado: 27 jan 2011, 13:05
				por ruimegas
				ruicvt Escreveu:Essiemme Escreveu:Carregar a 100% reduz o tempo de vida útil da bateria.
Carregar a 80% conserva o tempo de vida útil.
Não sabia  
 
 
Porquê?
 
Pelo que eu li é apenas um conselho que a Nissan fez nos manuais mas os 100% todos os dias tem um efeito muito residual na capacidade da bateria e não é significativo, os "américas" é que às vezes têm estas "pancadas" levadas ao extremo como tudo em que fazem por lá
 
			
					
				Re: Que autonomia estão a alcançar os proprietários do Leaf
				Enviado: 27 jan 2011, 14:14
				por RJSC
				ruimegas Escreveu:ruicvt Escreveu:Essiemme Escreveu:Carregar a 100% reduz o tempo de vida útil da bateria.
Carregar a 80% conserva o tempo de vida útil.
Não sabia  
 
 
Porquê?
 
Pelo que eu li é apenas um conselho que a Nissan fez nos manuais mas os 100% todos os dias tem um efeito muito residual na capacidade da bateria e não é significativo, os "américas" é que às vezes têm estas "pancadas" levadas ao extremo como tudo em que fazem por lá
 
Eu posso-vos garantir que uma carga rápida de 30 min danifica tanto a bateria como vários anos a fio a carregar a 100%, por isso é que não percebo.
Por isso, com a geração actual de baterias, as cargas rápidas é que são de evitar, assim como andar com o carro 2 ou 3 dias sem carregar só porque a autonomia até chega.
Essa dos 80% faz-me lembrar aquele pessoal que tira as baterias fora dos computadores portáteis e arrisca-se a perder o trabalho e danificar ficheiros de sistema/programas devido a uma falha de energia. Além de que depois as bateria dessa malta ainda duram menos que as dos que as deixam ficar no computador mantendo-o ligado à corrente. Eu tive um computador que durou 4,5 anos até a motherboard avariar e no fim da vida a bateria ainda estava a durar o mesmo que quando o comprei. O único cuidado foi o de que sempre que podia te-lo ligado à corrente, para minimizar os ciclos de descarga completa da bateria.
O que vos recomendo é que mesmo que só façam 40 km por dia com o carro o carreguem todas as noites em vez de andarem com ele 3 dias até acabar e depois carregar. Além de prolongarem a vida das baterias, têm a vantagem de que se aparecer um desvio imprevisto têm sempre carga para ele.
 
			
					
				Re: Que autonomia estão a alcançar os proprietários do Leaf
				Enviado: 27 jan 2011, 14:29
				por RJSC
				Ah, os 80% são mesmo recomendados como carga de armazenamento (do veículo). Por exemplo, vão de férias 1 mês, deixam o LEAF em casa, é melhor deixa-lo carregado só a 80%. Deve ser isso que os Américas leram no manual e agora andam todos aflitos!  
 
 
O meu carregador de baterias LiPo para aeromodelismo tem esse modo de "storage" para quem quer deixar as baterias na prateleira por uns tempos de modo a as conservar. Se forem para uso imediato não há problema de carregar a 100%, uma vez que o tempo que passam carregadas a 100% é bastante diminuto.
Os fabricantes de baterias recomendam mesmo que se carregue a 100% para uso e a 80% para armazenamento. Mas o que mata mesmo é armazenar as baterias descarregadas, nunca o façam. Eu dei-me à preguiça, deixei uma bateria que estava a funcionar como nova à 8 meses completamente descarregada por 2 semanas e quando fui a carregar, já nem 70% da capacidade inicial tinha...
As baterias que uso nos aviões são muito semelhantes às do LEAF (sacos laminados):
 
Depois vêm assim em packs com várias células com uma cobertura de plástico termo-retrátil:

 
			
					
				Re: Que autonomia estão a alcançar os proprietários do Leaf 
				Enviado: 27 jan 2011, 16:03
				por Essiemme
				Huuummm...
Ora, essa não sabia, tinha lido sobre os 80% mas nunca tinha associado isso ao modo em que o carro está parado muito tempo...
Obrigado, então.
Já agora, esse tipo de baterias dos aviões, são duradouras ?
			 
			
					
				Re: Que autonomia estão a alcançar os proprietários do Leaf
				Enviado: 27 jan 2011, 19:22
				por batalha
				ruimegas Escreveu:ruicvt Escreveu:Essiemme Escreveu:Carregar a 100% reduz o tempo de vida útil da bateria.
Carregar a 80% conserva o tempo de vida útil.
Não sabia  
 
 
Porquê?
 
Pelo que eu li é apenas um conselho que a Nissan fez nos manuais mas os 100% todos os dias tem um efeito muito residual na capacidade da bateria e não é significativo, os "américas" é que às vezes têm estas "pancadas" levadas ao extremo como tudo em que fazem por lá
 
no manual, Unique EV functions 2-9
"In the default setting, [100% Charge
(Maximizes Driving Range)] is selected.
This is called long distance mode. To
extend the life span of the Li-ion battery,
use long life mode by selecting [80%
Charge (Improves Battery Longevity)].
See LEAF Owner’s Manual."
 
			
					
				Re: Que autonomia estão a alcançar os proprietários do Leaf 
				Enviado: 27 jan 2011, 20:13
				por ruimegas
				Já tou a ficar baralhado... 

  Se calhar o melhor é carregar a 90% e pronto, no meio é que está a virtude não é  

 . A questão que se põe e que anda a circular no MyNissanLeaf é que só à duas opções ...80% ou 100%  

 , estranho não haver hipótese de definir a percentagem de carga (mais uma questão para colocar à Nissan 

)