Eu hoje vi
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Re: Eu hoje vi
A UVE devia dew criar também uns avisos de cortesia para colocarmos nos carros que estão agarrados ao posto após o fim de carga... 

- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
O aviso azul também serve para isso, e já o usei nesses casos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Certo, se bem que, creio, o azul é mais para os que estacionam e nem metem o carro a carregar.
Bloqueiam o acesso direto ao posto, mas em alguns casos ainda conseguimos por o nosso a carregar.
Agora, os que metem a carregar, e depois de carregado não retiram o cabo, além de bloquear o acesso direto ao posto, nem permitem o seu uso.
Bloqueiam o acesso direto ao posto, mas em alguns casos ainda conseguimos por o nosso a carregar.
Agora, os que metem a carregar, e depois de carregado não retiram o cabo, além de bloquear o acesso direto ao posto, nem permitem o seu uso.
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
O azul basicamente diz que o veículo está a ocupar um posto de carga sem estar a carregar, portanto tanto dá para aqueles que nem sequer o puseram a carregar, como para aqueles que colocam a carregar e depois se esquecem de retirar quando o carro termina. Sim, são situações diferentes, mas penso eu que não tão diferentes assim e por isso podemos usar nos dois casos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Na passada Terça ao início da noite vi um Ioniq EV cinzento, matrícula **-TV-**, na A1 sentido S/N. Vim atrás dele desde Leiria mais coisa ou menos (vinha apressadinho
) até ele fugir para Coimbra (será que o PCR ainda funciona?
)

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Podes explicar melhor o que entendes por híbridos nesta afirmação? Referes-te a carros que não têm a possibilidade de carregar as baterias através de ligação a uma tomada?Nonnus Escreveu:Eu também sou da opinião que carros híbridos não devem ocupar o lugar dos 100% eléctricos. Á dias vi num centro comercial, em que estavam 2 híbridos a ocupar os lugares de carregamento. Isto não faz sentido nenhum porque esses carros não tem a mesma probabilidade de ficar parados por falta de bateria, já um 100% eléctrico...
A falta de civismo e chico espertismo do ze tuga é que faz com que isso aconteça, - deixa-me lá estacionar aqui porque tenho lugar ao pé da porta. Em Portugal tudo tem de ser regulamentado porque ninguém respeita nada nem ninguém.
- LuisG
- Proprietário Leaf
- Registado: 24 nov 2016, 09:57
- Data de fabrico: 24 mar 2017
- Capacidade bateria: 83,89 AHr
Esta semana, tive companhia de um Ford Focus, o 1º que vi.
Alguém do forúm?
Alguém do forúm?
- Anexos
-
- IMG_7087.JPG (102.37 KiB) Visto 5036 vezes
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Talvez me tenha explicado mal, ainda assim, híbridos plug-in (os não plug-in, então é que não devem mesmo usar estes lugares) não devem ocupar lugares de carros 100% electricos pelo motivo de estes carros não necessitarem da bateria para se deslocarem, e pelo motivo de terem baterias de pouca capacidade que carregam em pouco tempo, mas ficam horas ocupar os lugares de carregamento.sosimple Escreveu:Podes explicar melhor o que entendes por híbridos nesta afirmação? Referes-te a carros que não têm a possibilidade de carregar as baterias através de ligação a uma tomada?Nonnus Escreveu:Eu também sou da opinião que carros híbridos não devem ocupar o lugar dos 100% eléctricos. Á dias vi num centro comercial, em que estavam 2 híbridos a ocupar os lugares de carregamento. Isto não faz sentido nenhum porque esses carros não tem a mesma probabilidade de ficar parados por falta de bateria, já um 100% eléctrico...
A falta de civismo e chico espertismo do ze tuga é que faz com que isso aconteça, - deixa-me lá estacionar aqui porque tenho lugar ao pé da porta. Em Portugal tudo tem de ser regulamentado porque ninguém respeita nada nem ninguém.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
Portanto pela tua maneira de ver as coisas um BMW i3 REX não pode usar os postos públicos?Nonnus Escreveu:Talvez me tenha explicado mal, ainda assim, híbridos plug-in (os não plug-in, então é que não devem mesmo usar estes lugares) não devem ocupar lugares de carros 100% electricos pelo motivo de estes carros não necessitarem da bateria para se deslocarem, e pelo motivo de terem baterias de pouca capacidade que carregam em pouco tempo, mas ficam horas ocupar os lugares de carregamento.sosimple Escreveu:Podes explicar melhor o que entendes por híbridos nesta afirmação? Referes-te a carros que não têm a possibilidade de carregar as baterias através de ligação a uma tomada?Nonnus Escreveu:Eu também sou da opinião que carros híbridos não devem ocupar o lugar dos 100% eléctricos. Á dias vi num centro comercial, em que estavam 2 híbridos a ocupar os lugares de carregamento. Isto não faz sentido nenhum porque esses carros não tem a mesma probabilidade de ficar parados por falta de bateria, já um 100% eléctrico...
Um híbrido-plug in, para andar em modo eléctrico obviamente que precisa da bateria e precisa que esta esteja carregada; caso contrário deixa de ser um plug-in e passa a ser um híbrido simples. Quanto à tua preocupação em que os PHEV fiquem "horas a ocupar os lugares de carregamento", não faz muito sentido. Só se pode usar os lugares de carregamento enquanto se está a carregar. Se a bateria é mais pequena, então também leva menos tempo a carregar (no caso do meu, na pior das hipóteses, leva 3 horas e 30 minutos).
Esta foto, tirada no final de um passeio Odivelas - Arrábida - Odivelas, talvez te ajude a perceber melhor o conceito de um PHEV. Fiz 80.8km em modo 100% eléctrico. Como obviamente não pude carregar na Arrábida usei 0.88l de gasolina para poder chegar a casa. Como também podes ver no painel de instrumentos, nos últimos 5180km foram gastos 3.2 litros de gasolina no total (0.06l/100km).
No dia-a-dia, faço menos do que 80km por dia e ando 100% eléctrico 100% do tempo. Se por acaso tiver de fazer mais quilómetros então das duas uma: ou uso gasolina ou uso os postos públicos para carregar como em qualquer outro veículo eléctrico. Qual seria a lógica de não poder carregar nos postos públicos? Sim, posso usar gasolina, mas quem fica beneficiado por o fazer? Embora possa, não tenho que.
- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Mas tu consegues perceber que quem tem um carro 100% electrico não pode usar esses 0.88l de gasolina para chegar a casa?
Tu compras-te um híbrido porquê? Para teres o melhor de "dois mundos", certo?
Então um 100% eléctrico só tem "um mundo" logo existe uma limitação que não deve ser retirada por quem não a tem. Na minha opinião e como já referi, o que tem de ser feito é começar-mos a pagar energia/tempo ligado a um carregador, sendo que por exemplo passados 15 minutos (o meu carro manda-me um aviso para o telemóvel, penso que hoje em dia todos os carros o fazem, e mesmo que não o façam, existe sempre a indicação no próprio carro do tempo necessário para carregar) de se ter o carro completamente carregado a tarifa tempo aumente 3x o preço, isto vai fazer com que situações de ocupar o lugar porque é mais cómudo deixem de existir, porque infelizmente nós só aprendemos quando nos vão a carteira.
Depois basta dares uma olhadela aqui pelo fórum para veres casos em que o Hibridos plug-in estão a usar os postos de carregamento e nem sequer estão a carregar ou estão já carregados, mas continuam ocupar o espaço, também sei que acontece com certos proprietários de 100% eléctricos e essas pessoas também são criticadas por nós.
Isto não é um assunto de fácil resolução, e é por isso que isto ainda esta na situação que nós sabemos. O que tem de imperar é o bom senso de cada um, e como isso nem sempre é possível...
Dou-te um exemplo de bom senso de um senhor que conheci a semana passada, num posto de carregamento rápido. O senhor tem um Tesla que ia ficar 1h30m a carregar, sendo que eu apenas precisava de 15 minutos a carregar para puder chegar a casa. O senhor deixou-me carregar os 15 minutos a frente dele para ele depois ficar 1h30m. Fica aqui o meu agradecimento publico a esse senhor.
Tu compras-te um híbrido porquê? Para teres o melhor de "dois mundos", certo?
Então um 100% eléctrico só tem "um mundo" logo existe uma limitação que não deve ser retirada por quem não a tem. Na minha opinião e como já referi, o que tem de ser feito é começar-mos a pagar energia/tempo ligado a um carregador, sendo que por exemplo passados 15 minutos (o meu carro manda-me um aviso para o telemóvel, penso que hoje em dia todos os carros o fazem, e mesmo que não o façam, existe sempre a indicação no próprio carro do tempo necessário para carregar) de se ter o carro completamente carregado a tarifa tempo aumente 3x o preço, isto vai fazer com que situações de ocupar o lugar porque é mais cómudo deixem de existir, porque infelizmente nós só aprendemos quando nos vão a carteira.
Depois basta dares uma olhadela aqui pelo fórum para veres casos em que o Hibridos plug-in estão a usar os postos de carregamento e nem sequer estão a carregar ou estão já carregados, mas continuam ocupar o espaço, também sei que acontece com certos proprietários de 100% eléctricos e essas pessoas também são criticadas por nós.
Isto não é um assunto de fácil resolução, e é por isso que isto ainda esta na situação que nós sabemos. O que tem de imperar é o bom senso de cada um, e como isso nem sempre é possível...
Dou-te um exemplo de bom senso de um senhor que conheci a semana passada, num posto de carregamento rápido. O senhor tem um Tesla que ia ficar 1h30m a carregar, sendo que eu apenas precisava de 15 minutos a carregar para puder chegar a casa. O senhor deixou-me carregar os 15 minutos a frente dele para ele depois ficar 1h30m. Fica aqui o meu agradecimento publico a esse senhor.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 6 anos depois 160000km