DB Flecha Prateada

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
kony76
Mensagens: 822
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 14 mai 2025, 16:38

cfvp Escreveu:
14 mai 2025, 15:59
É semelhante ao que tenho no meu, mas eu tenho muitos menos kms. Provavelmente é o que me espera ao chegar a essa kilometragem, mas dúvido que lá chegue.

Edit: Agora o comentário do kony76 desapareceu. :o
Pois desapareceu! como me esqueci de colocar o quote, apagou e depois tive de esperar até poder mandar outra vez a mensagem.

para registo. A média anda à volta dos 15kwh.

O carro carrega quase sempre em casa. Cargas rápidas só mesmo nas férias, passeios maiores, etc. Tenho menos de 100 cargas rápidas. Mas nos último 2 anos, praticamente não tem nenhuma.

kony76
Mensagens: 822
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 14 mai 2025, 16:40

cfvp Escreveu:
14 mai 2025, 14:49
Obrigado kony76 por vires reportar este problema. Posso perguntar qual é a tua média global e quantas cargas rápidas?
mafgod Escreveu:
14 mai 2025, 14:21
Posso sugerir https://www.linkedin.com/company/2ndcyc ... edView=all empresa que tem reparado n situações dessas em TVDEs....

José +351 918 273 373
Que reparação é feita? Isso já não acredito que seja o isolamento dos módulos.
Ok. Obrigado pelo dica. Vou analisar.

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1293
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por mafgod » 14 mai 2025, 17:08

Tenho uma ideia que nestes casos é um ou mais módulos que precisam de ser substituidos.
É ver com o leaf spy as células que estão mais baixas quando isso ocorre.

A falha no isolamento é outra coisa, que em caso de erro/alarme o carro deixa de funcionar :-(

civic
Mensagens: 1979
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 14 mai 2025, 17:29

Não consegues fazer uma leitura das celulas com o LEAFSPY ligado? Ver qual das celulas está a fazer isso?

Nunca vi um caso destes documentado no LEAF SPY, tenho alguma curiosidade, pois não acredito que seja problema de isolamento, esse dá alarme muito antes de acontecer uma coisa destas, acredito que seja alguma celula que esteja a lixar o pack todo, mas por degradação precoce e não isolamento.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
70 000Km's

kony76
Mensagens: 822
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 14 mai 2025, 18:02

civic Escreveu:
14 mai 2025, 17:29
Não consegues fazer uma leitura das celulas com o LEAFSPY ligado? Ver qual das celulas está a fazer isso?

Nunca vi um caso destes documentado no LEAF SPY, tenho alguma curiosidade, pois não acredito que seja problema de isolamento, esse dá alarme muito antes de acontecer uma coisa destas, acredito que seja alguma celula que esteja a lixar o pack todo, mas por degradação precoce e não isolamento.
Aqui vai.
Já devem ser algumas células/módulos.

Imagem

cfvp
Mensagens: 1851
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por cfvp » 14 mai 2025, 18:25

Porque aparece 160mil kms? Não era 173mil?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms

civic
Mensagens: 1979
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 14 mai 2025, 20:21

Não me parece muito má essa bateria,se isso for em descarga profunda eu era gajo para comprar esse carro. :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
70 000Km's

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3468
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por Nonnus » 14 mai 2025, 21:16

Essa imagem não é representativa do problema.

Quando o problema ocorre o Leaf spy mostra uma ou mais células com uma quebra de tensão acentuada. O diferencial dessas células é que fazem o carro ter esse comportamento.

Esse diferencial quando ocorre esse comportamento situa-se entre os 300mV e pode chegar ao 1V. Se isso acontecer aparece a tartaruga.

Agora acontece aos 50%, mas vai ter tendência a piorar e vai haver uma altura que se manifesta aos 75%.

Se agora com o tempo quente apresenta esse comportamento, quando vier o tempo frio vai ser muito pior. E sim, prejudica gravemente autonomia porque o carro tem muita energia dentro do pack só que não vai conseguir utilizar.

Carregado a 100% vai aparecer 200 e tal km de autonomia mas pode nem fazer 100km.

Edit: nem de propósito alguém postou este vídeo no fórum Leaf do Facebook.

https://youtu.be/3bQr29xO8E0?si=yVmPu6ite517Rw13
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

cfvp
Mensagens: 1851
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por cfvp » 14 mai 2025, 23:43

Nonnus Escreveu:
14 mai 2025, 21:16
Edit: nem de propósito alguém postou este vídeo no fórum Leaf do Facebook.

https://youtu.be/3bQr29xO8E0?si=yVmPu6ite517Rw13
Porque é que no LeafSpy aparece o valor da % a descer normalmente mas no carro não? Estranho.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms

civic
Mensagens: 1979
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 15 mai 2025, 08:15

O que esse video mostra é que o problema pode não ter nada a ver com a bateria, 143mV não é nada por aí alem em termos de diferenças entre baterias num puxão desses, o pessoal começa a preocupar-se para lá dos 300mV. E depois temos o SoC que no LS não mexe como no display do carro, é estranho.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
70 000Km's

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”