Se se escolher um VE com base (por exemplo) na potência de carregamento admissível, a minha opinião é que a bateria já tem o que é preciso para poder ser usada sem preocupações.
MERCEDES EQE OU ALTERNATIVA?
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Re: MERCEDES EQE OU ALTERNATIVA?
Aceito, mas acho que isso é mesmo preocupação de geek
Se se escolher um VE com base (por exemplo) na potência de carregamento admissível, a minha opinião é que a bateria já tem o que é preciso para poder ser usada sem preocupações.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
Não acho, basta ver as limitações em termos de tamanho ou temperatura para passar de umaLFP para uma NMC.BrunoAlves Escreveu: ↑25 ago 2025, 15:13Aceito, mas acho que isso é mesmo preocupação de geek![]()
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
83 000Km's
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
83 000Km's
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
Certo, mas limitações de tamanho qual é a relevância? O produtor do carro é que tem de ter essa preocupação para as fazer lá caber.
E mesmo de temperatura, atualmente todos os VE têm sistemas de condicionamento eficazes.
Não me interpretem mal, esta discussão faz todo o sentido num fórum destes. Acho é que escolher um carro por estas características é coisa de geek
E não há mal nenhum nisso
E mesmo de temperatura, atualmente todos os VE têm sistemas de condicionamento eficazes.
Não me interpretem mal, esta discussão faz todo o sentido num fórum destes. Acho é que escolher um carro por estas características é coisa de geek
E não há mal nenhum nisso
Continuo a não achar, a Tesla, por exemplo, se quisseres LFP ficas limitado a +/- 60kWh, MG4 limite a 54kWh, .... 
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
83 000Km's
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
83 000Km's
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
É isso que eu digo que para a escolha não é importante.
Tu dizes "se quiseres LFP". Eu digo que para virtualmente toda a gente é irrelevante o que lá está.
Se a Tesla quiser oferecer um carro de "X" autonomia, mete uma bateria "A". Se a Tesla quiser oferecer um carro de "Y" autonomia, tem de meter uma bateria "B" que caiba no mesmo espaço. É um problema do construtor
Tu dizes "se quiseres LFP". Eu digo que para virtualmente toda a gente é irrelevante o que lá está.
Se a Tesla quiser oferecer um carro de "X" autonomia, mete uma bateria "A". Se a Tesla quiser oferecer um carro de "Y" autonomia, tem de meter uma bateria "B" que caiba no mesmo espaço. É um problema do construtor
Ah! Ok, já percebi o teu ponto de vista, e por aí concordo, o pessoal escolhe o carro pelo preço/autonomia e siga. 
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
83 000Km's
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
83 000Km's
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
Exato. E acho que com o que se vê já não há degradação "à la Leaf", acho mesmo que se pode escolher com base em critérios mais práticos e gosto e ter garantia de muitos anos livres de preocupação.
No teu caso claro, se conheces as diferenças, vantagens e desvantagens que achas importante, podes acrescentar aos critérios
No teu caso claro, se conheces as diferenças, vantagens e desvantagens que achas importante, podes acrescentar aos critérios

-
jfr2006
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Não há degradação, mas há outros problemas (para não falar no número de ciclos).
Por exemplo, o meu Kia teve de levar um pack novo por causa de uma célula "mal" comportada.
Por exemplo, o meu Kia teve de levar um pack novo por causa de uma célula "mal" comportada.
-
EVUber
- Registado: 10 nov 2021, 23:35
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 69kWh
As NMC teem dado bastantes provas de durabilidade e milhares de ciclos "no mundo real" superando as expectativas dos fabricantes.
As LFP são boas no papel pelo numero de ciclos, mas desconheço casos "no mundo real" de existir LFP com milhares de km e pouca degradação, basta ver o teslafi leaderboards.
As LFP requerem um rigoroso processo de Humidade Zero para evitar oxidação durante o processo de fabrico, e não é nas LFP fabricadas da china que vais encontrar esse rigor.
Vou buscar exemplo da Tesla
Model Y SR (LFP china) 395km...garantia 8 anos ou 160.000km
Model Y LR (NMC ou NCA) 497km...garantia 8 anos ou 192.000km
Quantos modelos Tesla com LFP são long range ?
Nenhum
Arranja 2 carros iguais (NMC + LFP) com o mesmo tamanho de bateria e o mesmo peso total e a veras que a autonomia superior das NMC equivale a fazer menos ciclos.
Última edição por EVUber em 25 ago 2025, 20:47, editado 1 vez no total.
-
EVUber
- Registado: 10 nov 2021, 23:35
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 69kWh
Realmente a maioria da população escolhe o carro pelo Preço/Autonomia e também o design.
Muitas das marcas ainda estão em modo de Trial & error e são mesmo de evitar para evitar dores de cabeça.
Em minha opinião as que erram menos são a Toyota, Tesla, Kia, Hyundai, BMW...