Se se escolher um VE com base (por exemplo) na potência de carregamento admissível, a minha opinião é que a bateria já tem o que é preciso para poder ser usada sem preocupações.
MERCEDES EQE OU ALTERNATIVA?
- BrunoAlves
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Re: MERCEDES EQE OU ALTERNATIVA?
Aceito, mas acho que isso é mesmo preocupação de geek
Se se escolher um VE com base (por exemplo) na potência de carregamento admissível, a minha opinião é que a bateria já tem o que é preciso para poder ser usada sem preocupações.
Se se escolher um VE com base (por exemplo) na potência de carregamento admissível, a minha opinião é que a bateria já tem o que é preciso para poder ser usada sem preocupações.
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Re: MERCEDES EQE OU ALTERNATIVA?
Não acho, basta ver as limitações em termos de tamanho ou temperatura para passar de umaLFP para uma NMC.BrunoAlves Escreveu: ↑25 ago 2025, 15:13Aceito, mas acho que isso é mesmo preocupação de geek![]()
Se se escolher um VE com base (por exemplo) na potência de carregamento admissível, a minha opinião é que a bateria já tem o que é preciso para poder ser usada sem preocupações.
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Re: MERCEDES EQE OU ALTERNATIVA?
Certo, mas limitações de tamanho qual é a relevância? O produtor do carro é que tem de ter essa preocupação para as fazer lá caber.
E mesmo de temperatura, atualmente todos os VE têm sistemas de condicionamento eficazes.
Não me interpretem mal, esta discussão faz todo o sentido num fórum destes. Acho é que escolher um carro por estas características é coisa de geek
E não há mal nenhum nisso
E mesmo de temperatura, atualmente todos os VE têm sistemas de condicionamento eficazes.
Não me interpretem mal, esta discussão faz todo o sentido num fórum destes. Acho é que escolher um carro por estas características é coisa de geek
E não há mal nenhum nisso
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Re: MERCEDES EQE OU ALTERNATIVA?
Continuo a não achar, a Tesla, por exemplo, se quisseres LFP ficas limitado a +/- 60kWh, MG4 limite a 54kWh, .... 
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Re: MERCEDES EQE OU ALTERNATIVA?
É isso que eu digo que para a escolha não é importante.
Tu dizes "se quiseres LFP". Eu digo que para virtualmente toda a gente é irrelevante o que lá está.
Se a Tesla quiser oferecer um carro de "X" autonomia, mete uma bateria "A". Se a Tesla quiser oferecer um carro de "Y" autonomia, tem de meter uma bateria "B" que caiba no mesmo espaço. É um problema do construtor
Tu dizes "se quiseres LFP". Eu digo que para virtualmente toda a gente é irrelevante o que lá está.
Se a Tesla quiser oferecer um carro de "X" autonomia, mete uma bateria "A". Se a Tesla quiser oferecer um carro de "Y" autonomia, tem de meter uma bateria "B" que caiba no mesmo espaço. É um problema do construtor
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Re: MERCEDES EQE OU ALTERNATIVA?
Ah! Ok, já percebi o teu ponto de vista, e por aí concordo, o pessoal escolhe o carro pelo preço/autonomia e siga. 
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Re: MERCEDES EQE OU ALTERNATIVA?
Exato. E acho que com o que se vê já não há degradação "à la Leaf", acho mesmo que se pode escolher com base em critérios mais práticos e gosto e ter garantia de muitos anos livres de preocupação.
No teu caso claro, se conheces as diferenças, vantagens e desvantagens que achas importante, podes acrescentar aos critérios
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Re: MERCEDES EQE OU ALTERNATIVA?
Não há degradação, mas há outros problemas (para não falar no número de ciclos).
Por exemplo, o meu Kia teve de levar um pack novo por causa de uma célula "mal" comportada.
Por exemplo, o meu Kia teve de levar um pack novo por causa de uma célula "mal" comportada.
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Re: MERCEDES EQE OU ALTERNATIVA?
As NMC teem dado bastantes provas de durabilidade e milhares de ciclos "no mundo real" superando as expectativas dos fabricantes.
As LFP são boas no papel pelo numero de ciclos, mas desconheço casos "no mundo real" de existir LFP com milhares de km e pouca degradação, basta ver o teslafi leaderboards.
As LFP requerem um rigoroso processo de Humidade Zero para evitar oxidação durante o processo de fabrico, e não é nas LFP fabricadas da china que vais encontrar esse rigor.
Vou buscar exemplo da Tesla
Model Y SR (LFP china) 395km...garantia 8 anos ou 160.000km
Model Y LR (NMC ou NCA) 497km...garantia 8 anos ou 192.000km
Quantos modelos Tesla com LFP são long range ?
Nenhum
Arranja 2 carros iguais (NMC + LFP) com o mesmo tamanho de bateria e o mesmo peso total e a veras que a autonomia superior das NMC equivale a fazer menos ciclos.
Última edição por EVUber em 25 ago 2025, 20:47, editado 1 vez no total.
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Re: MERCEDES EQE OU ALTERNATIVA?
Realmente a maioria da população escolhe o carro pelo Preço/Autonomia e também o design.
Muitas das marcas ainda estão em modo de Trial & error e são mesmo de evitar para evitar dores de cabeça.
Em minha opinião as que erram menos são a Toyota, Tesla, Kia, Hyundai, BMW...