Página 1 de 2
					
				A primeira viagem
				Enviado: 16 ago 2015, 10:49
				por Carloselmano
				Olá pessoal. 
Ontem testei o Leaf acenta pela primeira vez numa viagem de cerca de 180 km ( ida e volta).
Sai de casa com 100% e cheguei ao destino  passado 1h10, fazendo  uma média de 80-90km/h. Temperatura exterior 25°C, sem vento e terreno praticamente plano. (Portel - Alcácer do Sal). Cheguei com 45% de bateria fazendo 90km. Fiquei bastante satisfeito com estes resultados mas o pior estava para vir.
- Chego a casa da minha sogra quando para meu espanto o carregador não carregava o carro... a tomada não tinha ligação terra!!! Valeu a tomada da vizinha. Cerca de 2h de carga, elevando a bateria para os 60% e dando uma estimativa de 90km para aquela percentagem.
Começa a verdadeira aventura ...  inicio a viagem de regresso, pelas 22h30, sem vento,  temperatura 20°C...  
Fazendo uma média de 70-80km/h, cheguei a casa com o simbolo de "bomba de gasolina" ligado, os km e a percentagem de bateria com "traços". E o GPS a indicar para escolher um ponto de abastecimento.... nervos à flor da pele e confirmar se tinha rede no telemóvel para pedir o reboque.
Consegui chegar a casa com uma pilha de nervos... 
Neste momento a bateria ainda não está totalmente carregada.  Passado 10h ainda estava nos 85%...
Espero que estes valores melhorem, pois, questiono-me se foi uma boa compra!!!
			 
			
					
				Re: A primeira viagem
				Enviado: 16 ago 2015, 11:06
				por jasmim
				Carloselmano Escreveu:
Espero que estes valores melhorem, pois, questiono-me se foi uma boa compra!!!
Não duvides! 

 
			
					
				Re: A primeira viagem
				Enviado: 16 ago 2015, 12:09
				por Carloselmano
				jasmim Escreveu:Carloselmano Escreveu:
Espero que estes valores melhorem, pois, questiono-me se foi uma boa compra!!!
Não duvides! 

 
Isso quer dizer que a autonomia da bateria vai melhorar?
 
			
					
				Re: A primeira viagem
				Enviado: 16 ago 2015, 12:18
				por ruimegas
				Carloselmano Escreveu:jasmim Escreveu:Carloselmano Escreveu:
Espero que estes valores melhorem, pois, questiono-me se foi uma boa compra!!!
Não duvides! 

 
Isso quer dizer que a autonomia da bateria vai melhorar?
 
Carloselmano,
Penso que tens de te habituar a analisar o declive do percurso que vais fazer pois tudo indica que na primeira viagem baixaste a altitude relativa e no retorno tiveste de subir mais.
Aconselho-te a não considerares mais de 140/150 kms por viagem nesta altura para teres alguma paz de espírito no momento da chegada pois as subidas podem afectar bastante a autonomia, fora o peso do pé direito.
Na minha experiência de viagens de Lisboa para Évora utilisei uma técnica que pode ajudar a enfrentar essas dificuldades:
1 - Conduzir sempre em ECO e se tiveres nas descidas em B
2 - Tentar nunca ultrapassar as 2 bolas de consumo inclusive nas subidas desde que não baixe dos 65/70 kms/h senão pode afectar o transito.
Com o tempo vais conhecer cada vez melhor este maravilhoso veículo mas é preciso ter presente a suas limitações actuais.
São apenas conselhos ... desejo-te boa sorte
Cumprimentos
 
			
					
				Re: A primeira viagem
				Enviado: 16 ago 2015, 12:28
				por mjr
				Aconselho a usares o Leaf Spy Pro, pois mesmo com dois traços é possível que ainda tenha autonomia para 10-20km. Alguns LEAFs mk2 são conhecidos por subestimarem o estado de carga quando este é baixo, como o Leaf do cromero. Com o Leaf Spy desaparece a ansiedade pois ele indica o estado de carga até a bateria estar mesmo descarregada.
			 
			
					
				Re: A primeira viagem
				Enviado: 16 ago 2015, 12:44
				por Carloselmano
				Se não esgotou a bateria, foi por pouco. 
O carro demorou 12h até as luzes azuis desligarem.
			 
			
					
				Re: A primeira viagem
				Enviado: 16 ago 2015, 13:10
				por Carloselmano
				mjr Escreveu:Aconselho a usares o Leaf Spy Pro, pois mesmo com dois traços é possível que ainda tenha autonomia para 10-20km. Alguns LEAFs mk2 são conhecidos por subestimarem o estado de carga quando este é baixo, como o Leaf do cromero. Com o Leaf Spy desaparece a ansiedade pois ele indica o estado de carga até a bateria estar mesmo descarregada.
Os traços a que te referes são os que aparecem por baixo do símbolo  Luz de aviso de carga da bateria baixa, a piscar  Acho que são 3 !!
O Leaf spy tem que ser com um adaptador bluetooth.  Em Portugal não se vende esse adaptador?
 
			
					
				Re: A primeira viagem
				Enviado: 16 ago 2015, 15:19
				por Fil
				Se tivesse carregado a 16A em vez de 10A, tinha sido melhor. Se fizer esta viagem regularmente, os 16A ou 32A se possível, são o ideal para andar mais à vontade. Quando se fazem viagens maiores, o truque é esse, carregar sempre e o mais rápido possível 
 
 
Se calhar é melhor vender-me o carro, que isso não presta 

  Com 2 fico mais satisfeito 

 
			
					
				Re: A primeira viagem
				Enviado: 16 ago 2015, 15:44
				por Carloselmano
				Fil Escreveu:Se tivesse carregado a 16A em vez de 10A, tinha sido melhor. Se fizer esta viagem regularmente, os 16A ou 32A se possível, são o ideal para andar mais à vontade. Quando se fazem viagens maiores, o truque é esse, carregar sempre e o mais rápido possível 
 
 
Se calhar é melhor vender-me o carro, que isso não presta 

  Com 2 fico mais satisfeito 

 
Ehehe. Perto de Alcácer não existe nenhum ponto de abastecimento de 16A. A solução é o abastecimento a 10A.
Você faz a gestão com o Leafspy?
 
			
					
				Re: A primeira viagem
				Enviado: 16 ago 2015, 15:58
				por Fil
				Já carreguei a 16A em Alcácer do Sal, e só na carreguei em trifásica porque o carro não deixa, nos bombeiros de Alcácer;) E não me diga que nao há um vizinho com 30A em casa 
 
Sem o leafspy é como andar quase cego, ê imprescindível. É barato, pequeno (é apenas a peça azul das fotos aqui colocadas), e dá as informações todas que o carro devia dar. A aplicação leaf spy pro custa 12€ se bem me lembro, vale bem o dinheiro.