
Compra de segundo VE
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 263
- Registado: 27 mai 2013, 14:54
- Data de fabrico: 02 ago 2013
- Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
- Localização: Mafra
Compra de segundo VE
Viva!
Tive um contratempo com o meu carro a combustão que me tem levado a considerar a possibilidade de o trocar por um elétrico.
Em 2013 comprei o meu Leaf, muito influenciado pelas longas leituras que fiz neste fórum. Atualmente, considero que tomei a opção acertada! Mudei a bateria aos 300000Km, em dezembro de 2023 (bateria de 24kw, de um salvado), que me permitiu alcançar valores de autonomia próximos dos valores de origem. A troca foi efetuada na SECOND CYCLE, LDA https://maps.app.goo.gl/Ts3TNPhAV9jnfdMT9, concelho de Torres Vedras. O processo foi feito numa manhã, e desde então não tive qualquer problema. O carro está com 340000Km, e com forte previsão de chegar aos 500k Km.
Ou seja, a experiência de condução em VE é altamente positiva, de forma que a escolha por um segundo carro elétrico não me cria qualquer tipo de receio.
Atualmente existe uma oferta muito vasta, e é por este motivo que coloco aqui algumas ideias, que creio que poderão ser elucidadas, num fórum esclarecido e experiente.
Diria que o meu VE de eleição seria o Tesla Y, por toda a tecnologia, design, mas principalmente pela posição de condução. Já tive oportunidade de andar em alguns Model 3, mas tem uma posição demasiado baixa, para mim.
Daquilo que vou vendo e conversando com amigos, ou pesquisando na net ou outras fontes, diria que poderia optar pelos seguintes VE: Kia Niro 64Kw, Volvo EX30 Plus 69Kw, Hyundai Kauai 64Kw, BYD Atto3 60Kw, ou outra marca com autonomia equivalente (VW por exemplo, mas não estou muito informado sobre os modelos desta marca).
Quanto à compra, tenho feito algumas pesquisas de usados no estrangeiro (França, Alemanha), onde se encontram valores interessantes. Carros com 2/3 anos a rondar os 25000€ (colocaria este valor como teto máximo).
E penso que é isto para já…
Gostaria de poder contar com os vossos inputs, à semelhança de 2013.
Agradeço, de antemão, o vosso tempo!
Tive um contratempo com o meu carro a combustão que me tem levado a considerar a possibilidade de o trocar por um elétrico.
Em 2013 comprei o meu Leaf, muito influenciado pelas longas leituras que fiz neste fórum. Atualmente, considero que tomei a opção acertada! Mudei a bateria aos 300000Km, em dezembro de 2023 (bateria de 24kw, de um salvado), que me permitiu alcançar valores de autonomia próximos dos valores de origem. A troca foi efetuada na SECOND CYCLE, LDA https://maps.app.goo.gl/Ts3TNPhAV9jnfdMT9, concelho de Torres Vedras. O processo foi feito numa manhã, e desde então não tive qualquer problema. O carro está com 340000Km, e com forte previsão de chegar aos 500k Km.
Ou seja, a experiência de condução em VE é altamente positiva, de forma que a escolha por um segundo carro elétrico não me cria qualquer tipo de receio.
Atualmente existe uma oferta muito vasta, e é por este motivo que coloco aqui algumas ideias, que creio que poderão ser elucidadas, num fórum esclarecido e experiente.
Diria que o meu VE de eleição seria o Tesla Y, por toda a tecnologia, design, mas principalmente pela posição de condução. Já tive oportunidade de andar em alguns Model 3, mas tem uma posição demasiado baixa, para mim.
Daquilo que vou vendo e conversando com amigos, ou pesquisando na net ou outras fontes, diria que poderia optar pelos seguintes VE: Kia Niro 64Kw, Volvo EX30 Plus 69Kw, Hyundai Kauai 64Kw, BYD Atto3 60Kw, ou outra marca com autonomia equivalente (VW por exemplo, mas não estou muito informado sobre os modelos desta marca).
Quanto à compra, tenho feito algumas pesquisas de usados no estrangeiro (França, Alemanha), onde se encontram valores interessantes. Carros com 2/3 anos a rondar os 25000€ (colocaria este valor como teto máximo).
E penso que é isto para já…
Gostaria de poder contar com os vossos inputs, à semelhança de 2013.
Agradeço, de antemão, o vosso tempo!
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6582
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Compra de segundo VE
Esse Leaf
Acho que o primeiro passo já está dado: definir um teto máximo e uma lista de modelos base.
Da experiência mais relatada aqui no fórum os Niro/Kauai (se importado será um Kona) têm feedback extremamente positivo na eficiência e degradação, têm o problema crónico dos rolamentos mas que já tem solução conhecida.
Sobre os BYD naonha grandes relatos aqui no fórum e eu pessoalmente não conheço nenhum. Há uma série de grupos no FB onde podes conseguir informações.
Sobre o Y, se é a tua primeira escolha pode ser uma boa dica
Conheço bem o id3 de 58kWh e o id4 de 77kWh (não sei se consegues um id4 por 25k€), são carros normais, espaçosos e com a vantagem de terem uma brecagem bestial. São gulosos em velocidades de auto estrada.



Acho que o primeiro passo já está dado: definir um teto máximo e uma lista de modelos base.
Da experiência mais relatada aqui no fórum os Niro/Kauai (se importado será um Kona) têm feedback extremamente positivo na eficiência e degradação, têm o problema crónico dos rolamentos mas que já tem solução conhecida.
Sobre os BYD naonha grandes relatos aqui no fórum e eu pessoalmente não conheço nenhum. Há uma série de grupos no FB onde podes conseguir informações.
Sobre o Y, se é a tua primeira escolha pode ser uma boa dica

Conheço bem o id3 de 58kWh e o id4 de 77kWh (não sei se consegues um id4 por 25k€), são carros normais, espaçosos e com a vantagem de terem uma brecagem bestial. São gulosos em velocidades de auto estrada.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Compra de segundo VE
Esse teto quase que chega a um MG4 novo, está fora da equação? 

Nissan LEAF 2018 40kWh
161 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
78 000Km's
161 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
78 000Km's
-
- Mensagens: 2508
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: Compra de segundo VE
Como dono de um Kia e-niro e de um model 3, na minha opinião, um model Y, sem sombra de dúvida.
Se quiseres o referal, apita
Se quiseres o referal, apita

- Nonnus
- Mensagens: 3574
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Compra de segundo VE
Sou suspeito porque tenho um e-Niro de 64kWh importado.
Um Volvo EX30 dificilmente se encontra por esse valor.
BYD attos 3 com importação, legalização (chave na mão) também não deve ser fácil.
Niro e kauai (kona) consegue-se.

Um Volvo EX30 dificilmente se encontra por esse valor.
BYD attos 3 com importação, legalização (chave na mão) também não deve ser fácil.
Niro e kauai (kona) consegue-se.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3099
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Compra de segundo VE
Conheço um tipo que comprou hà pouco tempo um MG4 novo que está
muito satisfeito, tanto em relação ao preço em si, bem como o valor de retoma de um
Audi que já tinha sido duma irmã minha.

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Re: Compra de segundo VE
Eu também conheço um que comprou um MG4 versão base e está muito contente cm o carro, já fez mais de 1 ano... 

Nissan LEAF 2018 40kWh
161 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
78 000Km's
161 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
78 000Km's
- Nonnus
- Mensagens: 3574
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Compra de segundo VE
O MG 4 mais barato (26750€) é com a bateria mais pequena. 49kWh utilizáveis, não tem a mesma autonomia dos carros mencionados pelo autor do post.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Re: Compra de segundo VE
É um facto, mas tem baterias LFP e é novo. 

Nissan LEAF 2018 40kWh
161 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
78 000Km's
161 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
78 000Km's
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 263
- Registado: 27 mai 2013, 14:54
- Data de fabrico: 02 ago 2013
- Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
- Localização: Mafra
Re: Compra de segundo VE
Bom dia!
Obrigado pelo vosso feedback e desculpem a demora na resposta... férias...
As vossas respostas ajudaram a filtrar algumas pesquisas.
Não tinha considerado o MG, terei que pesquisar um pouco mais sobre o carro.
O ID4 de 77Kw parece ser bastante interessante. Pelos vistos, o Volvo EX30 parece ter o habitáculo mais pequeno que os restantes.
Ou seja: tesla Y (preferível, mas talvez o mais caro...), Kia/hyunday 64Kw, id4 77Kw.
Continuarei atento aos vossos comentários e a fazer pesquisas.
Obrigado e até jazz!
Obrigado pelo vosso feedback e desculpem a demora na resposta... férias...
As vossas respostas ajudaram a filtrar algumas pesquisas.
Não tinha considerado o MG, terei que pesquisar um pouco mais sobre o carro.
O ID4 de 77Kw parece ser bastante interessante. Pelos vistos, o Volvo EX30 parece ter o habitáculo mais pequeno que os restantes.
Ou seja: tesla Y (preferível, mas talvez o mais caro...), Kia/hyunday 64Kw, id4 77Kw.
Continuarei atento aos vossos comentários e a fazer pesquisas.
Obrigado e até jazz!
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16