Página 1 de 1
					
				Carregamentos, onde?
				Enviado: 23 jan 2023, 21:19
				por duartix
				Fiz agora uma simulação de viagem com o Model 3 para o Algarve e uma coisa assustou-me... :O
Os Tesla não carregam rápido nos PCR CCS na auto-estrada? O abetterrouteplanner está a evitá-los.
Os Tesla estão "agarrado" à sua própria rede de super-carregadores? Não podem usar a rede nacional para carga rápida? Podem, mas têm limites de velocidade de carregamento?
			 
			
					
				Re: Carregamentos, onde?
				Enviado: 23 jan 2023, 23:51
				por mjr
				Carregam igual aos outros (exceto nos PCRs que dão a potência máxima a 800V). Nos 2 últimos verões fiz Porto-Algarve carregando uma vez em PCR.
			 
			
					
				Re: Carregamentos, onde?
				Enviado: 24 jan 2023, 10:42
				por duartix
				Obrigado pela resposta. Estava realmente interessado em perceber se esta questão era transversal à marca ou ao Model 3, e tropecei agora mesmo nisto:
https://www.ionitychargers.com/faq/
Q: Can I charge my Tesla at an Ionity charging station?
A: Yes and no. Model 3 will have native CCS support meaning that you will be able to charge it at Ionity charging stations without the need of an adapter. In the future Tesla will release a CCS adapter for Model S and Model X, which makes it possible for them to charge at Ionity but right now they can not charge at Ionity.
 
			
					
				Re: Carregamentos, onde?
				Enviado: 24 jan 2023, 17:59
				por mjr
				O 3 e o Y desde o início que carregam na IONITY nativamente. Já o S e o X da geração anterior precisam de um adaptador e retrofit no carro. O atual S e X penso que já terá CCS, e por isso carrega nativamente, mas não tenho a certeza.
			 
			
					
				Re: Carregamentos, onde?
				Enviado: 24 jan 2023, 20:11
				por duartix
				Aparentemente até bem mais rápido que num Tesla supercharger:
https://insideevs.com/news/354471/fastn ... ing-power/ 
			
					
				Re: Carregamentos, onde?
				Enviado: 25 jan 2023, 12:51
				por rimsilva
				
Não é aparente, é mesmo a realidade, uma vez que os SuCs em Portugal são v2 limitados a 150 KW (que me corrijam os Tesla users) e os postos Ionity têm uma potência disponivel de 350 KW.
Atenção que a potência de um postos não é necessáriamente a potência do carregamento, uma vez que esta está limitada às caracteristicas do VE.
 
			
					
				Re: Carregamentos, onde?
				Enviado: 25 jan 2023, 15:50
				por jart
				O SuC de Loulé já é V3 o que permite carregamentos até 250kW. Os SuC de Matosinhos e Castelo Branco que nunca abriram também são V3.
Os restantes SuCs são V2 e portanto a potência máxima de carregamento é de 150kW.
Os carregadores Ionity só carregam no máximo a 350kW se os carros usarem tecnologia de baterias baseado em 800V. Como hoje em dia a maior parte dos carros usa tecnologia de 400V, estes postos Ionity só conseguem carregar no máximo entre 170kW e os 200kW os carros baseados em 400V como é o caso do Tesla.
			 
			
					
				Re: Carregamentos, onde?
				Enviado: 25 jan 2023, 17:45
				por rimsilva
				jart Escreveu: ↑25 jan 2023, 15:50
O SuC de Loulé já V3 o que permite carregamentos até 250kW. Os SuC de Matosinhos e Castelo Branco que nunca abriram também são V3.
Os restantes SuCs são V2 e portanto a potência máxima de carregamento é de 150kW.
Os carregadores Ionity só carregam no máximo a 350kW se os carros usarem tecnologia de baterias baseado em 800V. Como hoje em dia a maior parte dos carros usa tecnologia de 400V, estes postos Ionity só conseguem carregar no máximo entre 170kW e os 200kW os carros baseados em 400V como é o caso do Tesla.
 
Obrigado pelo update, presumo que os de Matosinhos serão idênticos aos de Loulé (assim que disponiveis).
Nesse caso, carregar um TM3 em Loulé (futuramente Matosinhos) será equivalente a usar um Ionity (fruto da limitação de caregamento ao nivel do carro) nos restantes SuCs o carregamento será mais "lento" do que nos Ionity (até novo update) e ao nivel dos diversos PCUR dos 150/160 kW que temos em Portugal.
 
			
					
				Re: Carregamentos, onde?
				Enviado: 26 jan 2023, 10:57
				por mjr
				Tendo em conta que a corrente máxima CCS2 é de 500A, os Tesla conseguem carregar mais rápido nos SuC v3(250kW) vs na Ionity (400V x 500A = 200kW).
Nos v3 a Tesla puxa pela corrente um pouco mais do que o permitido pelo standard.