Em teoria podemos ter um conversor DC/DC dentro da bateria de 400V sempre a fornecer os 12V.
Mas se a bateria 400V avariar não podemos ficar sem airbags por exemplo.
O sistema actual de 12V pode ser migrado para 24 ou 48V, mas continuamos com o mesmo problema, duas tensões.
Passar tudo para 400V é não só um risco de segurança mas obriga a maior isolamento nos cabos e novos equipamentos para tudo.
A questão da segurança é importante, num carro muitas coisas apanham água e nos acidentes cortam-se fios. Imaginem ter 400V nas luzes e ir mudar uma lâmpada. Seria também um pesadelo para a manutenção, ter que desligar tudo para mexer no carro.
Além disso os 400V não são fixos, podem variar entre 330 a 410V por exemplo, os equipamentos têm de estar preparados para isso, isto sem falar de migrar as baterias para tecnologia 800/900V.
O que poderemos ver é a bateria 12V ser substituída por supercondensadores ou algo assim do género que não tenha manutenção, mas precisamos sempre de um reservatório 12V com alguma energia em caso de emergência.


 



 ZX Spectrum
ZX Spectrum



