Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por civic » 22 set 2025, 09:15

Essa medição da porta de carregamento é ridicula, pois só medem o cabo entre a ficha e o carregador.
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
83 000Km's

rjspedition
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Mensagem por rjspedition » 22 out 2025, 23:04

Quase a fazer 1 ano cá por casa, o nosso 3 vai ser promovido a carro único da garagem. :?

Não só, mas a fatura de reparação do nosso diesel fez-nos refletir sobre custo/benefício, sendo que é nestas alturas depois onde entra a razão e se coloca tudo na balança.
Entre o valor fixo do orçamento mensal que estava alocado à manutenção fixa / impostos / seguro e ao valor que poderia aparecer numa futura avaria qualquer com um diesel a chegar aos 300.000, decidimos que manter um carro que nos é útil para uma percentagem muito reduzida de situações não faz qualquer sentido financeiro.

Por muito (muito mesmo) gosto e estima que se tivesse pela carrinha cá em casa, os valores acima indicados são melhor utilizados como mealheiro para uma reserva financeira e futura troca quando necessário. A razão acabou por se sobrepor ao coração. :(

E com isto é altura de olhar para o que se poderá fazer ou não de M3.
... sendo que aqui tinha transportado mais 2 bicicletas, uma mala de tecto e a geleira eléctrica ...
Sabemos que nas 2 ou 3 viagens longas anuais vamos perder conforto e espaço interior, assim como possibilidade de levar tudo e mais um par de botas: Os gloriosos 500 litros de capacidade extra da roofbox vão certamente ficar também para trás. Não só não sou fã da montagem das barras de tejadilho (os vários relatos de tectos rachados não ajudam) mas principalmente pelo acréscimo de consumo.

Tanto da Holanda para cá como nesta ida a França os parciais entre carregamentos foram bastante simpáticos na razão distância/pausa de descanso. Estar a gastar mais 20% iria implicar mais paragens, carregamentos mais longos, e menor capacidade de fazer km por dia.

No entanto penso que consigo dar a volta à questão das bicicletas. :think:
Sem bola de reboque de origem, a Tesla não instala a barra nos Model 3 de 2019 mas tenho visto pessoal nos grupos a comprar o material em sites de peças e a activar o Tow Mode após alugar o software da Tesla por umas horas.

Em alternativa pedi uns orçamentos e o primeiro chegou passado uns intantes:
oris_.JPG
675€ com material da Oris e módulo para ligação eléctrica.

Existirá acréscimo de consumo, mas penso que será muito mais reduzido do que a viajarem no topo ou do que qualquer roofbox.

E pedalar já nos deixa (muito!) felizes nas férias. :)

cfvp
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Mensagem por cfvp » 23 out 2025, 00:59

Pois um carro custa a manter. Com apenas o M3 provavelmente a poupança será maior a nível de energia.
Por curiosidade quanto foi a fatura de reparação do diesel?
Também podes pensar se vale a pena trocar algumas dessas coisas por novas que se adaptem melhor a esta nova realidade.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 51 000 kms

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 23 out 2025, 10:22

Tenho o mesmo "problema" no S xaruto, mas para o meu caso só consegui um orçamento de mais do dobro desse (enquanto de outros lugares me garantem não ser possível de montar).
Para a bicicleta muito provavelmente vou optar pelas ventosas.

Em relação a ser o único carro, desde o ioniq em 2017 que só se anda de VE :mrgreen: Não custa nada :geek:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

rjspedition
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Mensagem por rjspedition » 23 out 2025, 12:32

cfvp Escreveu:
23 out 2025, 00:59
Pois um carro custa a manter. Com apenas o M3 provavelmente a poupança será maior a nível de energia.
Por curiosidade quanto foi a fatura de reparação do diesel?
Ainda não está fechado, mas estamos a falar de injetores, por isso nunca será simpático.
Nesta fase estamos a ver qual a forma mais barata de dar a volta à questão.

Os custos fixos estavam já assumidos. Não nos apetece lidar é com estes cada vez mais prováveis problemas aleatórios, digamos assim. :|

Tenho o mesmo "problema" no S xaruto, mas para o meu caso só consegui um orçamento de mais do dobro desse (enquanto de outros lugares me garantem não ser possível de montar).
Para a bicicleta muito provavelmente vou optar pelas ventosas.
Fui verificar na tabela de compatibilidades da marca que me foi proposta e efetivamente só 3 e Y. :?

Em relação a ser o único carro, desde o ioniq em 2017 que só se anda de VE :mrgreen: Não custa nada :geek:
Pacífico a 200%! :mrgreen:

Só estamos tristes porque vamos perder o combo "long range + capacidade de carga". :cry: :cry:

Responder

Voltar para “Tesla Model 3”