Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3468
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 19 mai 2025, 06:12

O carro carregou durante 14 horas e foi preciso um total de 69.3kWh para carregar até aos 100%

Se considerar 10% de perdas dá 62.37kWh aproveitados.

Se fizermos 64kWh (capacidade anunciada) menos os 3% que reporta de degradação (97% de SoH) temos 62.08kWh.

Imagem
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6530
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por BrunoAlves » 19 mai 2025, 09:56

Já há muitos anos o ioniq tinha um comportamento semelhante. Entrava a tartaruga e havia um corte de potência brutal, dizia-se (nunca fiz) que se chegasse a 0% era "game over", não havia buffer. Mas cheguei (algumas vezes) com 1-3% ao destino e nunca senti esse "segundo corte", isso é sem dúvida diferente.

Não sentiste que a % parece desaparecer mais depressa no fim da bateria do que quando está "cheia"?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3468
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 19 mai 2025, 18:45

Nao te sei dizer se desaparece mais rapidamente. Quando iniciei o trajecto (o mesmo que fiz no Peugeot) tinha 22% e andei até ficar com 11% e depois fiz o percurso inverso. Portanto na ida gastei 11% e na vinda gastei outros 11%. Este percurso tem a particularidade de na ida ser "sempre" a descer e na vinda a subir. Se para lá fui mais depressa, para cá tive de vir mais devagar. Resumindo gastei 11% para cada lado.

Sabes que o range anxiety pode levar a essa percepção, já no Leaf depois do update havia muita gente a dizer que o carro até aos 50% fazia X km e abaixo dos 50% fazia Y. Eu nunca notei isso.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Responder

Voltar para “Kia”