Página 1 de 4
					
				DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016
				Enviado: 03 ago 2016, 15:04
				por FNunes
				Um pouco atrasado, mas finalmente (ao fim de quase 2 meses e 3000Km) venho criar o DB do VoltMobil (nome dado pelas minhas filhas).
O Acenta de 2016 é propriedade da minha cara metade, mas efetivamente ela tem sido generosa e tem-me deixado desfrutar. Não sei até quando...
Comprado no Entreposto Loures inicio de Junho.
Uma das consequencias não anunciadas foi a mudança da titularidade do contrato EDP para o nome da minha esposa (para beneficiar da promoção da EDP). Até aqui tudo bem. 
Eis senão quando...
A EDP enviou uma cartinha informando que o sistema Solar Fotovoltaico que temos estava no meu nome e por isso teria de ser alterado. O quê? Como? Onde?
Aparentemente na DGEG / SERUP isso pode ser feito depois de reunir a documentação e enviar. 
Foram simpáticos e tratei até agora por mail, mas... Mas nesta altura segunda informaram estão a tratar dos casos de Abril/16. Por isso o meu caso será tratado talvez para fins de Setembro. Até lá deixei de receber as verbas do Solar - segundo informaram serão devolvidas quando a regularização estiver autorizada (e a EDP fizer um novo contrato com novo titular). Isto tudo porque na lei diz que a instalação de produção tem de estar no mesmo nome da instalação de consumo.
Voltando à base quando saímos do Stand (ainda a experimentar pedais) o LEAF apresentou 199Km carregado (a 100% segundo o vendedor)!...
De resto tudo normal. Iniciou-se a fase da nossa aprendizagem prática.
			 
			
					
				Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016
				Enviado: 03 ago 2016, 15:54
				por mafgod
				Não teria sido mais fácil colocares o DUA em teu nome... tratares das coisas.... e.... se assim o pretendesses... mudar o titular do DUA mais tarde? 

 
			
					
				Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016
				Enviado: 03 ago 2016, 22:12
				por FNunes
				mafgod Escreveu:Não teria sido mais fácil colocares o DUA em teu nome... tratares das coisas.... e.... se assim o pretendesses... mudar o titular do DUA mais tarde? 

 
DUA? Essa sigla ainda não conheço.
Mas se percebi o sentido o carro tinha de ficar no nome da cara metade porque o outro carro para abate era dela (C3 com 12 anos).
Mas para continuar o report na primeira semana foi época de aprendizagem e "show-off".
No emprego fiz as honras e com os colegas (normalmente ao almoço) fiz as demonstraçoes da praxe.
Entretanto ao mesmo tempo experimentei os mínimos de consumo para conseguire o máximo de autonomia.
Cheguei aqui:
			
				
			 
-  Carga 100%
 
Com 12.2 aos 100 Km teria esperado um pouco mais. Neste altura ainda não tinha o ODB para obter outras medidas.
 
			
					
				Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016
				Enviado: 03 ago 2016, 22:14
				por Orlando
				226km...quem me dera....
			 
			
					
				Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016
				Enviado: 03 ago 2016, 22:38
				por FNunes
				Orlando Escreveu:226km...quem me dera....
OK. Concordo. Não é mau.
Mas eu acalentava a esperança de com o consumo baixo suficiente conseguir chegar perto dos 250... 
 
Entretanto começava a conseguir perceber e mexer em dois botões de seguida sem perder o norte...
Comecei a procurar por um ODB. Li muitos posts deste forum sobre o assunto e finalmente comprei o meu (na margem sul).
Um dos primeiros screens com o LeafSpy já é conhecido mas deixo-o aqui para referência.
 
			
					
				Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016
				Enviado: 03 ago 2016, 22:52
				por FNunes
				De seguida aconteceu uma data muito especial que não tem a ver com o LEAF.
Fomos promovidos (cá em casa) a avós de uma netinha linda. Como ela não está por cá tivemos nós de ir lá fora assumir o nosso "lugar"! 
 
 
Mas não há bela sem senão. Logo de seguida fui presenteado com uma batida atrás do LEAF numa passadeira por uma mota que não parou a tempo. 
 
 
Como existe já um tópico com esse assunto penso não ser importante repetir.
A peritagem atrasou-se, depois vieram as peças e só hoje a oficina (Caetano Power) marcou a data para a reparação.
Esperemos que não haja surpresas.
 
			
					
				Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016
				Enviado: 03 ago 2016, 23:13
				por BrunoAlves
				Há aqui malta a marcar 10,5 - 11kW (eu não consigo, nem de perto nem de longe!)
Se conseguires chegar a esses valores passas os 250km na boa 
 
PS: parabéns pela "promoção" 

 
			
					
				Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016
				Enviado: 03 ago 2016, 23:29
				por FNunes
				Devem lembrar-se das perguntas que fiz antes de comprar o LEAF. A famosa viajem dos 210Km para os lados da Sertã.
Levou algum tempo a preparar, mas já conteceu pela 1a vez.
No fim de semana passado fiz a 1a viajem Queijas >> A1 >> A23  >> A13  >> IC8 >> Pedrógão Pequeno (perto da Sertã).
Para ser feita como mandam as regras (como fiz sempre no V50) iamos 3 adultos,  1 Cadela e carga média.
A viajem foi feita em dois troços ( penso não ser possível fazer de uma penada ): Queijas >> Aveiras (carga até 98%) e Aveiras >> PPequeno.
O ultimo troço teve suspense suficiente - Entre o Nr da autonomia (KM) e o Nr que o GPS indicava (KM até destino) houve uma diferença a rondar os 30 KM. Quando essa diferença descia... 
 
    
  (tenho de referir que confirmei com a Assist em Viajem não fosse o diabo tecê-las).
Aqui vão algumas imagens da viajem de Ida:
			
		
				
			 
- Inicio da Viajem
- DSC_0807.JPG (87.26 KiB) Visto 7510 vezes
 
			
		
				
			 
- Chegada a Aveiras - Condução: Livre
- DSC_0808.JPG (86.9 KiB) Visto 7510 vezes
 
			
		
				
			 
- Saida Aveiras - 98% - Agora sem rede...
- DSC_0811.JPG (83.29 KiB) Visto 7510 vezes
 
A distância prevista era 144 KM - teoricamente sem problemas. Mas na A13 e principalmente na IC8 há descidas e grandes subidas. Por isso tentou-se não ultrapassar os 90KM/hora (100 nas descidas).
			
		
				
			 
- Chegada com uns Km de margem
- DSC_0813.JPG (38.6 KiB) Visto 7510 vezes
 
E um LS:
A viajem sem Aveiras (carga rápida) não era prática. Com Aveiras é perfeitamente aceitável.
No entanto em Aveiras a bateria tem de chagar pelo menos aos 97% e isso torna a carga mais lenta.
A solução terá de ser aparecer um carregadore rápido na área da A1 de Santarém. Esperemos...
 
			
					
				Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016
				Enviado: 04 ago 2016, 00:00
				por FNunes
				Só falta a viajem de regresso.
Não deveria ser muito diferente. Mas houve um efeito inesperado (pelo menos para mim). Quando em Aveiras se faz a carga rápida a temperatura de algumas células da Bateria chegou aos 39º! 
 
 
Coloco a chegada a aAveiras e a chegada a Queijas(Lisboa).
			
		
				
			 
- Chegada a Aveiras
- DSC_0821.JPG (49.44 KiB) Visto 7502 vezes
 
Agora a temperatura das Baterias antes da carga rápida até 80%:
			
				
			 
-  LS antes carga rápida
 
Chegada a Lisboa:
			
				
			 
-  Depois da chegada a Lisboa
 
			
				
			 
-  Queijas - Distancia Total 213 KM
 
Dúvida: O aumento da temperatura da bateria ( até aos 39 Gr) parece ter acontecido durante a carga em Aveiras. Alguém já teve esse efeito?
 
			
					
				Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016
				Enviado: 04 ago 2016, 00:11
				por BrunoAlves
				Sim, é normal. Cargas rápidas fazem fluir muita corrente nas baterias e provocam aquecimento. É mesmo assim 

Se tens de fazer CR em Aveiras, podes carregar só 10 minutos para chegares sem stress a casa e depois usares uma carga mais lenta para repor o restante 
 
É assim mesmo, viagens grandes! É preciso desmistificar a ideia da falta de autonomia dos VEs. Houvessem mais PCRs e íamos a todo o lado 

 Lá chegaremos.