11ªmjr Escreveu:E lá se foi a 10ª barra:
DIÁRIO DE BORDO - mjr
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Ansiedade!VETL Escreveu:11ªmjr Escreveu:E lá se foi a 10ª barra:
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
A foto da praxe:


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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Fiz hoje uma carga de 0% a 100% para medir a capacidade do pack.
Início com 320V, 5,1% de SOC:

Fim com 393,9V, 96,2% de SOC (acho que nunca vi tão alto!):

E a energia gasta foi 19,64kW.h. Comparando com a última carga de 0 a 100% em 2014-08-11 que foi de 19.55kW.h, consegui meter mais 0.09kW.h...
...
...
...
...wait a minute, MAIS 0.09kW.h?? Mas, mas, e a barra a menos??
O segredo está no melhor equílibrio do pack. Em Agosto comecei a carga com 327V de tensão no pack, mas desta vez só tinha 320V, fruto de um melhor equílibro do pack. Como referência, para um pack completamente equilibrado por baixo a tensão total deve andar por volta dos 290V (todas as células perto dos 3V). Ainda há alguma margem, mas pouca. O meu objetivo é tentar descarregar as células 1 e 3 mais um pouco (estão claramente acima das outras no primeiro screenshot), mas não é fácil colocar a bateria num estado em que só essas células sejam descarregadas.
A bem da verdade em Agosto de 2014 entraram 19.55kW.h e depois mais 0,37kW.h numa segunda carga. Desta vez entraram 19,64kW.h mais 0,14kW.h na segunda carga. Isto dá 19,92kW.h em Agosto vs 19,78 hoje, ou seja menos 0,14kW.h. Mas é notável que 10k km depois e mais de 6 meses depois a capacidade útil esteja na mesma.
Agora que o pack está praticamente equilibrado já devo começar a notar a degradação na realidade, pois o efeito de recuperação de energia útil tende a desaparecer e a ser suplantado pela degradação da totalidade do pack.
Início com 320V, 5,1% de SOC:

Fim com 393,9V, 96,2% de SOC (acho que nunca vi tão alto!):

E a energia gasta foi 19,64kW.h. Comparando com a última carga de 0 a 100% em 2014-08-11 que foi de 19.55kW.h, consegui meter mais 0.09kW.h...
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...wait a minute, MAIS 0.09kW.h?? Mas, mas, e a barra a menos??
O segredo está no melhor equílibrio do pack. Em Agosto comecei a carga com 327V de tensão no pack, mas desta vez só tinha 320V, fruto de um melhor equílibro do pack. Como referência, para um pack completamente equilibrado por baixo a tensão total deve andar por volta dos 290V (todas as células perto dos 3V). Ainda há alguma margem, mas pouca. O meu objetivo é tentar descarregar as células 1 e 3 mais um pouco (estão claramente acima das outras no primeiro screenshot), mas não é fácil colocar a bateria num estado em que só essas células sejam descarregadas.
A bem da verdade em Agosto de 2014 entraram 19.55kW.h e depois mais 0,37kW.h numa segunda carga. Desta vez entraram 19,64kW.h mais 0,14kW.h na segunda carga. Isto dá 19,92kW.h em Agosto vs 19,78 hoje, ou seja menos 0,14kW.h. Mas é notável que 10k km depois e mais de 6 meses depois a capacidade útil esteja na mesma.
Agora que o pack está praticamente equilibrado já devo começar a notar a degradação na realidade, pois o efeito de recuperação de energia útil tende a desaparecer e a ser suplantado pela degradação da totalidade do pack.
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RJSC
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Não acompanho o fórum americano, mas será que alguém descobriu os comando CAN para forçar o balanceamento de uma célula?
Era uma grande mais valia para fazer o pessoal dar o dinheiro pelo Leaf Spy Pro.
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victormcpinto
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
As "impressionantes" 282 cargas rápidas corresponderão, em grande percentagem, a cargas de 10/15 min apenas, certo?
É que as minhas antigas 38 CR eram, maioritariamente, até "encher". A última, já foi de 15/20 minutos.
A versão do Leaf Spy Pro não está muito desactualizada?
Como o nosso carro é da mesma fornada, vou tentar levar o meu até aos 5% de Soc e fazer um exercício semelhante.
Postarei os resultados.
É que as minhas antigas 38 CR eram, maioritariamente, até "encher". A última, já foi de 15/20 minutos.
A versão do Leaf Spy Pro não está muito desactualizada?
Como o nosso carro é da mesma fornada, vou tentar levar o meu até aos 5% de Soc e fazer um exercício semelhante.
Postarei os resultados.
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mafgod
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
@mjr,
e ficaste com quantos GIDs desta vez?
Tens registo da outra?
e ficaste com quantos GIDs desta vez?
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Esqueça os 5% de Soc.victormcpinto Escreveu:As "impressionantes" 282 cargas rápidas corresponderão, em grande percentagem, a cargas de 10/15 min apenas, certo?
É que as minhas antigas 38 CR eram, maioritariamente, até "encher". A última, já foi de 15/20 minutos.
A versão do Leaf Spy Pro não está muito desactualizada?
Como o nosso carro é da mesma fornada, vou tentar levar o meu até aos 5% de Soc e fazer um exercício semelhante.
Postarei os resultados.
Olhe é para os 3,0x de tensão na célula mais fraca (tartaruga quase de certeza)...
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Mais de metade das cargas rápidas são de 5-10 minutos, muito poucas serão até aos 80% e ainda menos até "encher".
Era espetacular dar para forçar o descarregar de células específicas e desativar o modo automático.
É provável que a versão do LS esteja desatualizada, raramente sai do carro o Android... acabei de atualizar para a 0.35.59.
223 gids em Agosto, 221 hoje.
Nesta medição descarreguei, tal como da última em Agosto, até o carro abrir o contactor da bateria. CC no máximo na garagem a puxar uns 4-5kW quando a células mais fraca estava por volta de 3,2V (não arrisco ficar apeado). A tartaruga apareceu pelos 3,0V e abriu o contactor com 2,8V na célula mais fraca, mas depois recuperou até aos 3,0xV sem carga após uma hora. O SOC não é obviamente o da célula mais fraca, mas provavelmente um valor médio baseado na tensão total do pack.
Era espetacular dar para forçar o descarregar de células específicas e desativar o modo automático.
É provável que a versão do LS esteja desatualizada, raramente sai do carro o Android... acabei de atualizar para a 0.35.59.
223 gids em Agosto, 221 hoje.
Nesta medição descarreguei, tal como da última em Agosto, até o carro abrir o contactor da bateria. CC no máximo na garagem a puxar uns 4-5kW quando a células mais fraca estava por volta de 3,2V (não arrisco ficar apeado). A tartaruga apareceu pelos 3,0V e abriu o contactor com 2,8V na célula mais fraca, mas depois recuperou até aos 3,0xV sem carga após uma hora. O SOC não é obviamente o da célula mais fraca, mas provavelmente um valor médio baseado na tensão total do pack.
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Orlando
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Realmente o equilíbrio é notável.
Fazes algo em especial?
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