O humor de tipos como eu, que comprei um LEAF há dois meses, varia muito conforme o que aqui se escreve... O Essieme descansa-me, o Filipe atormenta-me, o Malm leva-me a crer que fiz um disparate ao comprar um carro como o LEAF, que é uma flor de estufa que não aguenta temperaturas acima de 25 graus sem degradação acelerada das baterias. Não será melhor deixar correr a coisa e ter apenas os cuidados possíveis e já bastamente identificados?Essiemme Escreveu:Eu confesso que, com a experiência, cada vez me preocupa menos a questão das barras.
A máquina continua a levar-me aos mesmos sítios que levava quando era novo...
sm

Diário de bordo - sm
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Re: Diário de bordo - sm
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 858
- Registado: 19 out 2013, 18:51
- Data de fabrico: 16 jan 2019
- Localização: Évora
Re: Diário de bordo - sm
Plenamente de acordo.rdias Escreveu:cuidados básicos e desfruta do carro....
Eu já teria dado em maluco este verão. Todos os dias as temperaturas rondam os 34º. Eu não tenho andado muito com o carro pois ando cheio de trabalho e até ao fim de semana tenho vindo trabalhar, mas a verdade é que deixo-o estacionado com 5 barras ao almoço e à tarde, mesmo ficando à sombra vai para a 6ª barra. Ontem por exemplo estavam 26º às 22.30. Não há hipótese de evitar a 6ª barra. Teria de guardar o carro na garagem todo o verão e mesmo assim não sei.
Portanto, se comprei um carro é para andar. Se reunir as condições para a garantia daqui a 4 anos melhor, senão aproveito e desfruto do carro. Tenho conseguido ir até onde me tem apetecido, irei ter férias este mês e vou ver se consigo sair de Évora para fazer mais uns testes.
Mas apenas tenho cuidado com o básico: carregamento de noite depois das 00h, e manter o carro à sombra na maior parte do dia, o que também tenho conseguido. Contudo isso não faz com que diminua a amperagem, o leaf spy já reporta que carrega menos, mas a experiência de utilização ajuda a minimizar o efeito de perda de alguma capacidade e mais ou menos consegue-se fazer os mesmos kms. Basta apenas uma velocidade média ligeiramente inferior e consegue-se.
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Re: Diário de bordo - sm
Palavras que me descansam. Mas não descansam o carro, que vai fazer daqui a minutos uns 30 kms com 28 graus e seis barras...dgalv Escreveu:Plenamente de acordo.rdias Escreveu:cuidados básicos e desfruta do carro....
Eu já teria dado em maluco este verão. Todos os dias as temperaturas rondam os 34º. Eu não tenho andado muito com o carro pois ando cheio de trabalho e até ao fim de semana tenho vindo trabalhar, mas a verdade é que deixo-o estacionado com 5 barras ao almoço e à tarde, mesmo ficando à sombra vai para a 6ª barra. Ontem por exemplo estavam 26º às 22.30. Não há hipótese de evitar a 6ª barra. Teria de guardar o carro na garagem todo o verão e mesmo assim não sei.
Portanto, se comprei um carro é para andar. Se reunir as condições para a garantia daqui a 4 anos melhor, senão aproveito e desfruto do carro. Tenho conseguido ir até onde me tem apetecido, irei ter férias este mês e vou ver se consigo sair de Évora para fazer mais uns testes.
Mas apenas tenho cuidado com o básico: carregamento de noite depois das 00h, e manter o carro à sombra na maior parte do dia, o que também tenho conseguido. Contudo isso não faz com que diminua a amperagem, o leaf spy já reporta que carrega menos, mas a experiência de utilização ajuda a minimizar o efeito de perda de alguma capacidade e mais ou menos consegue-se fazer os mesmos kms. Basta apenas uma velocidade média ligeiramente inferior e consegue-se.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9929
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de bordo - sm
Com alguns cuidados básicos, sem ser paranóico, dá para baixar muito a temperatura média. Esta noite, por exemplo, tive o cuidado de deixar o carro na garagem a 21C, em vez de o deixar lá fora com 25C à meia noite e mínima de 23C... Sim, o Porto também tem mínimas bem tropicais por vezes.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 858
- Registado: 19 out 2013, 18:51
- Data de fabrico: 16 jan 2019
- Localização: Évora
Re: Diário de bordo - sm
A questão da garagem...eu tenho garagem mas é onde está o CI pois chega a estar 3 semanas sem andar. Não é prático andar a desviar um carro e por o outro início e ao fim do dia. Também a garagem não é muito larga e fica lá o carro mesmo à conta. Sim, porque parece que o carro é pequeno mas tem as mesmas dimensões que a minha skoda octavia...mjr Escreveu:Com alguns cuidados básicos, sem ser paranóico, dá para baixar muito a temperatura média. Esta noite, por exemplo, tive o cuidado de deixar o carro na garagem a 21C, em vez de o deixar lá fora com 25C à meia noite e mínima de 23C... Sim, o Porto também tem mínimas bem tropicais por vezes.
Além disso, como a garagem não é subterrânea, a temperatura média deve rondar uns 24 a 25º, pelo que deixá-lo na rua é melhor, uma vez que as mínimas têm chegado aos 16, 17º. Além de que quando o carrego à noite carrega na rua. Só ainda carregou uma vez dentro da garagem, e de manhã quando o fui desligar a garagem estava bem quente. Isto foi na primeira noite que o tive. A partir daí tem sido sempre na rua.
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9929
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de bordo - sm
Concordo. Garagem só se for subterrânea, ou então durante o dia. No Porto são raras as noites onde compensa colocar na garagem. Ontem foi uma delas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1599
- Registado: 08 jan 2011, 11:46
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
- Localização: Porto Alto, Portugal
Re: Diário de bordo - sm
Ponto de situação: 90.000 Kms.

Está na altura da 3ª revisão.
Entretanto, vejam o "Gulliver" que leva pessoas de e para o Hospital de Portalegre:

A 300 metros do Hospital, há este ponto normal:

Claro, até aqui há "ocupas", neste caso um Mercedes.
O posto funcionou às mil maravilhas (usei o sabonete, contudo).
sm


Está na altura da 3ª revisão.
Entretanto, vejam o "Gulliver" que leva pessoas de e para o Hospital de Portalegre:

A 300 metros do Hospital, há este ponto normal:

Claro, até aqui há "ocupas", neste caso um Mercedes.
O posto funcionou às mil maravilhas (usei o sabonete, contudo).
sm

Última edição por Essiemme em 02 mar 2017, 18:11, editado 1 vez no total.
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH

- galt
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1244
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
- Localização: Odivelas
Re: Diário de bordo - sm
Grande marca. Parabens.
Com este andamento o teu leaf vai ficar camisola amarela aos 100000kms.

Com este andamento o teu leaf vai ficar camisola amarela aos 100000kms.

Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1599
- Registado: 08 jan 2011, 11:46
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
- Localização: Porto Alto, Portugal
Re: Diário de bordo - sm
Finalmente, ontem, pelos 94.000 Kms puz 2 pneus novos no nosso Leaf.
Foram uns Yokohama A.Drive. Parecem bastante bons, silenciosos e aderentes - pois a borracha é bastante mole (por outro lado, deverão gastar-se mais depressa...).
Os 2 melhores que se aproveitaram, ainda estão capazes de se aguentarem até ultrapassar os 100.000 Kms, julgo eu.
sm

Foram uns Yokohama A.Drive. Parecem bastante bons, silenciosos e aderentes - pois a borracha é bastante mole (por outro lado, deverão gastar-se mais depressa...).
Os 2 melhores que se aproveitaram, ainda estão capazes de se aguentarem até ultrapassar os 100.000 Kms, julgo eu.
sm

11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Diário de bordo - sm
Fantástico em breve teremos o nosso primeiro com 100.000kms!!!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh