Diário de bordo - sm

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por mjr » 28 jul 2014, 17:15

O problema não é se a bateria aquece com as cargas rápidas. Isso deve ser igual. A questão é se as temperaturas elevadas associadas ao tempo provocam degradação. Testes rápidos já vimos que não são representativos, por isso o tempo mínimo é um ano, de modo a ser possível ver o efeito que um verão do arizona provoca na bateria.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jasmim
Proprietário Leaf
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Mensagem por jasmim » 28 jul 2014, 18:18

rdias Escreveu:penso que nos leafs é evitar que o pack passe aí dos 28 graus... no entanto o ideal seria não passar dos 21 como o Malm faz no seu imiev.... mas penso que no leaf é impossivel em utilizacão normal num verão quente...
Qual a temperatura ambiente que leva a que o pack atinja os 28ºc?
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 28 jul 2014, 18:40

jasmim Escreveu:
rdias Escreveu:penso que nos leafs é evitar que o pack passe aí dos 28 graus... no entanto o ideal seria não passar dos 21 como o Malm faz no seu imiev.... mas penso que no leaf é impossivel em utilizacão normal num verão quente...
Qual a temperatura ambiente que leva a que o pack atinja os 28ºc?
Não depende só da temperatura ambiente jasmim.
Uma carga rápida eleva bastante a temperatura.
Duas eleva muitíssimo.
O processo de carregar lento aquece um pouquito.
Uma condução agressiva ou em auto-estrada a fundo (descargas agressivas) faz elevar muito a temperatura.
Uma condução regrada em estradas nacionais cumprindo os limites e/ou acompanhando o trânsito não provoca aquecimentos significativos.

Mas respondendo concretamente à questão:
A temperatura ambiente que leva a que o pack atinja os 28ºC é precisamente 28ºC de temperatura ambiente (se o carro estiver parado - sem andar nem carregar).
Não é um processo imediato mas passado algum tempo assim exposto, o pack acaba por ficar à mesma temperatura.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

jasmim
Proprietário Leaf
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Mensagem por jasmim » 28 jul 2014, 19:09

Obrigado pela resposta clara. Entendo perfeitamente essa explicação dado que é algo semelhante na minha vectrix.
O pack atingindo 28ºc, existe algum processo de arrefecimento antes de pôr à carga? Na minha vectrix posso programar para que esteja a ventilar antes de começar a carregar.

Assim sendo, quando as temperaturas atingem esses níveis, quem puder, é preferivel deixar o carro numa garagem à sombra e arranjar uma alternativa, é isso?
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 28 jul 2014, 20:49

Calma jasmim...
O carro funciona sempre muito bem com as nossas temperaturas...
A questão de evitar o calor tem a ver com o facto deste ser o responsável pela aceleração da degradação. Só isso.
Penso que há quem diga que o carro até responde melhor com o pack entre os 25 e os 35 graus...
Hoje temos a certeza que vai ser raro o carro que vai beneficiar da garantia de degradação em Portugal.
No meu caso isso equivale a dizer que farei pelo menos 100.000 km antes do pack atingir os 30% de degradação.
Nessa altura o carro ainda estará funcional e fará 100km sem cargas intermédias.
A partir daqui e depois de conhecido o valor de substituição de um novo pack é só fazer contas - e nessa parte cada um faz as suas...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

galt
Proprietário Leaf
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)

Mensagem por galt » 29 jul 2014, 14:01

rdias Escreveu:E o preço do pack novo é muito atractivo... daí e pelo que sabemos, usem e abusem do carro responsavelmente, porque quantos mais kms fazerem mais sentido económico terá a aquisição do leaf.... :D
;)
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Essiemme
Proprietário Leaf
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras

Mensagem por Essiemme » 29 jul 2014, 15:23

Ora muito boa tarde.

Férias 2014, alguns factos e fotos:
Fomos para Vila Nova de Milfontes, carga intermédia (com pré-acordo) no restaurante "Porto Sant'Ana".
Por esquecimento, deixei ficar lá um dos adaptadores Schucko para a Azul, que eu próprio fiz... (fica este restaurante equipado com esse adaptador, para uma eventualidade futura...)
Estadia na Herdade da Moita, mais concretamente "Hotel Moitamar", cujo gerente se mostrou muito interessado nesta nova "coisa" dos EVs, até fez um test-drive. Claro, a energia foi-nos gentilmente cedida pelo hotel.
A distância total foi de 174 Kms, facilmente realizados apesar de termos atravessado a serra (claro, relembro que abastecemos o carro enquanto almoçávamos, não foi preciso ficar "atestado", ficou com uma carga equivalente aos 80%, julgo eu...)
Visita a Odemira:
Imagem
Ida à praia da Zambujeira do Mar:
Imagem
À volta, para cima, decidimos ir por Troia e usar o ferry, tendo tido o DB do vgomes como referência.
Como era hora de almoço, almoçamos lá e, claro, como o rdias nos informou que havia lá um PCN, cá está o "gajo":
Imagem
Imagem
Espetáculo!
sm
:geek:
Última edição por Essiemme em 02 mar 2017, 18:09, editado 1 vez no total.
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

mafgod
Proprietário Leaf
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km

Mensagem por mafgod » 29 jul 2014, 17:35

Essiemme Escreveu:Fomos para Vila Nova de Milfontes, carga intermédia (com pré-acordo) no restaurante "Porto Sant'Ana".
Por acaso vou passar uns dias a Mil Fontes em Agosto mas, vou de CI. :-(
Cerca de 220Km por trajecto é complicado :-(
Se houvesse um PCR a meio caminho era o ideal...

Filipe
Proprietário Leaf
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras

Mensagem por Filipe » 30 jul 2014, 02:28

O meu objectivo nos dias mais quentes é jogar com cargas lentas sempre iniciadas com 5 barras de temperatura, nunca deixando aparecer a 6ª barra, e como posso controlar
as minhas deslocações, pois estou reformado, não deixar aparecer a dita 6ª; Tenho quase a certeza que se tivesse feito isto desde o princípio ainda tinha 11 barras. :roll:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Essiemme
Proprietário Leaf
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras

Mensagem por Essiemme » 30 jul 2014, 11:20

Eu confesso que, com a experiência, cada vez me preocupa menos a questão das barras.
A máquina continua a levar-me aos mesmos sítios que levava quando era novo...

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”