Diário de bordo de vip
- 
				lmlr
 - Proprietário Leaf
 - Mensagens: 2483
 - Registado: 11 out 2012, 12:31
 - Data de fabrico: 01 jan 2011
 - Capacidade bateria: 65,5 Ah
 - Localização: Coimbra
 
Re: Diário de bordo de vip
Olha e eu que tenho todos os cuidados com o meu! É carregar a + ou - 80%, andar nas  calmas, nada de acelerações bruscas, garagem no verão, etc.
Estou a ver que tenho que lhe dar umas "malhas".
			
									
									
						Estou a ver que tenho que lhe dar umas "malhas".
- Malm
 - Proprietário i-MiEV
 - Mensagens: 3529
 - Registado: 06 ago 2011, 15:38
 - Data de fabrico: 31 mar 2011
 - Localização: Tábua
 
Re: Diário de bordo de vip
As "malhas" causam degradação a sério, perdas irreversíveis. Esta perda de capacidade que ocorre quando são utilizados com todo o cuidado é aparente.lmlr Escreveu:Olha e eu que tenho todos os cuidados com o meu! É carregar a + ou - 80%, andar nas calmas, nada de acelerações bruscas, garagem no verão, etc.
Estou a ver que tenho que lhe dar umas "malhas".
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
						- 
				victormcpinto
 - Proprietário Leaf
 - Mensagens: 958
 - Registado: 05 jun 2011, 14:46
 - Data de fabrico: 01 jul 2011
 - Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
 
Re: Diário de bordo de vip
Não gosto de anormalidades. Mas passa-se algo de anormal que os próximos tempos poderão explicar.
Reparem bem nesta imagem feita logo de manhã, mas que nem deu para digerir bem. Tive uma manhã atarefada...
https://www.dropbox.com/s/c7rce3hcufvly ... 6%2035.jpg
Se o mjr aceitar, cedo-lhe o meu carro para que possa analisar este "descalabro", só admissível por erro de leituras. Ou as anteriores ou as actuais.
E agora?
https://www.dropbox.com/s/waj9s3t7a2dbi ... 5%2017.png
			
													Reparem bem nesta imagem feita logo de manhã, mas que nem deu para digerir bem. Tive uma manhã atarefada...
https://www.dropbox.com/s/c7rce3hcufvly ... 6%2035.jpg
Se o mjr aceitar, cedo-lhe o meu carro para que possa analisar este "descalabro", só admissível por erro de leituras. Ou as anteriores ou as actuais.
E agora?
https://www.dropbox.com/s/waj9s3t7a2dbi ... 5%2017.png
					Última edição por victormcpinto em 23 jan 2014, 21:38, editado 1 vez no total.
									
			
									Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr  - 8 barras
						- mjr
 - Administrador do site
 - Mensagens: 9958
 - Registado: 04 jan 2011, 15:55
 - Data de fabrico: 30 mai 2018
 - Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
 - Localização: Porto
 
Re: Diário de bordo de vip
12 barras!
Os 18,8 kW.h desde um SOC abaixo de 10% até 100% não são compatíveis com 12 barras de capacidade e muito menos com 62Ah. Alguma coisa confundiu o LBC para ele dar este salto na capacidade. Eu recordo-me que no primeiro ano por vezes só conseguia carregar até 252 gids e no dia seguinte já dava 280 gids. Provavelmente nos próximos dias, ou antes, ele vai baixar rapidamente a capacidade.
Isto significa que é possível recuperar barras, não estando estas bloqueadas uma vez perdidas. Certamente haverá alguma histerese, para evitar que elas apareçam e desapareçam perto dos momento de perda.
			
									
									Os 18,8 kW.h desde um SOC abaixo de 10% até 100% não são compatíveis com 12 barras de capacidade e muito menos com 62Ah. Alguma coisa confundiu o LBC para ele dar este salto na capacidade. Eu recordo-me que no primeiro ano por vezes só conseguia carregar até 252 gids e no dia seguinte já dava 280 gids. Provavelmente nos próximos dias, ou antes, ele vai baixar rapidamente a capacidade.
Isto significa que é possível recuperar barras, não estando estas bloqueadas uma vez perdidas. Certamente haverá alguma histerese, para evitar que elas apareçam e desapareçam perto dos momento de perda.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
						Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- VETL
 - Proprietário Leaf
 - Mensagens: 4068
 - Registado: 03 jul 2013, 13:50
 - Data de fabrico: 27 jan 2017
 - Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
 - Localização: Aveiro
 
Re: Diário de bordo de vip
Bota pontos de exclamação nisso...mjr Escreveu:12 barras!
Espero que já tenha digerido a coisa.
Eu se visse uma coisa destas, se calhar até pensava que os gajos acedem e mexem no carro via Carwings??
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
						=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- Malm
 - Proprietário i-MiEV
 - Mensagens: 3529
 - Registado: 06 ago 2011, 15:38
 - Data de fabrico: 31 mar 2011
 - Localização: Tábua
 
Re: Diário de bordo de vip
Muito bom, 12 barras novamente. Assim está concordante com a capacidade que determina. Estou curioso para ver o que vai acontecer nos próximos dias. De entre várias hipóteses, a que me admiraria menos seria um comportamento semelhante ao do pós-P3227, começar a descer, cada vez a um ritmo mais lento. Acho que essa barra readquirido é para ficar por vários meses.
			
									
									Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
						- 
				victormcpinto
 - Proprietário Leaf
 - Mensagens: 958
 - Registado: 05 jun 2011, 14:46
 - Data de fabrico: 01 jul 2011
 - Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
 
Re: Diário de bordo de vip
Continuo a dizer que capacidade efectiva não adquiriu, mas que serve para entreter e divertir o pessoal, acho que sim. Mais uma razão para nunca vender este carro. Em 2020 serei membro efectivo do Clube Nacional de Automóveis AntigosMalm Escreveu:Muito bom, 12 barras novamente. Assim está concordante com a capacidade que determina. Estou curioso para ver o que vai acontecer nos próximos dias. De entre várias hipóteses, a que me admiraria menos seria um comportamento semelhante ao do pós-P3227, começar a descer, cada vez a um ritmo mais lento. Acho que essa barra readquirido é para ficar por vários meses.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr  - 8 barras
						- 
				victormcpinto
 - Proprietário Leaf
 - Mensagens: 958
 - Registado: 05 jun 2011, 14:46
 - Data de fabrico: 01 jul 2011
 - Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
 
Re: Diário de bordo de vip
Ontem e hoje. 46 km percorridos, o Alth subiu para 62,69.
https://www.dropbox.com/s/schddkqbjcmwf ... 3%2013.png
Vou registando a evolução, seja ela qual for.
			
									
									https://www.dropbox.com/s/schddkqbjcmwf ... 3%2013.png
Vou registando a evolução, seja ela qual for.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr  - 8 barras
						- Malm
 - Proprietário i-MiEV
 - Mensagens: 3529
 - Registado: 06 ago 2011, 15:38
 - Data de fabrico: 31 mar 2011
 - Localização: Tábua
 
Re: Diário de bordo de vip
Sobre o carregamento em que foi dos 8% até aos 100%, e só carregou 18,8 kW.h, o que pelos vistos é pouco para um carro com 62 Alth, não poderá ser que aqueles 8% estivessem mal calculados e o carro tinha mais que 8%, uns 13%, por exemplo? 
			
									
									Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
						- 
				victormcpinto
 - Proprietário Leaf
 - Mensagens: 958
 - Registado: 05 jun 2011, 14:46
 - Data de fabrico: 01 jul 2011
 - Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
 
Re: Diário de bordo de vip
Tudo pode estar a acontecer. Verifico que com a bateria a 11*C apresenta 5 barras de temperatura quando o normal seriam 4.Malm Escreveu:Sobre o carregamento em que foi dos 8% até aos 100%, e só carregou 18,8 kW.h, o que pelos vistos é pouco para um carro com 62 Alth, não poderá ser que aqueles 8% estivessem mal calculados e o carro tinha mais que 8%, uns 13%, por exemplo?
Hoje vou carregar 100% e ver o que acontece. Talvez perca a 12 barra.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr  - 8 barras