Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
Avatar do Utilizador
joaocfgoncalves
Proprietário i3
Mensagens: 909
Registado: 30 jan 2014, 01:48
Data de fabrico: 23 abr 2014
Capacidade bateria: 18.8 kWh

Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por joaocfgoncalves » 13 set 2015, 19:32

Nacional dentro dos limites, auto-estrada diariamente circula cerca de 100Km e levo-o dentro dos 90Km/h aos 120Km/h. Tem dias (poucos) que faço os 50Km da autoestrada no máximo do i3, 154Km/h, mas "come" os electrões quase todos...
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por Malm » 14 set 2015, 00:01

Consegue-se perceber quando o carro começa a utilizar o sistema de arrefecimento das baterias?
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por Malm » 14 set 2015, 00:09

Estou curioso para saber até que ponto esse sistema é eficiente. Existe alguma forma de acompanhar a temperatura a que estão as baterias?
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por Fil » 14 set 2015, 00:54

Malm Escreveu:Consegue-se perceber quando o carro começa a utilizar o sistema de arrefecimento das baterias?
https://youtu.be/bbqrW1Jehwk

Avatar do Utilizador
joaocfgoncalves
Proprietário i3
Mensagens: 909
Registado: 30 jan 2014, 01:48
Data de fabrico: 23 abr 2014
Capacidade bateria: 18.8 kWh

Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por joaocfgoncalves » 14 set 2015, 01:14

Já conhecia o vídeo, mas este barulho é do motor a carregar as baterias. (Pois é REX)
Só efectuei um carregamento rápido até agora. (Quando fui a Oeiras testar o PCR) E nessa altura esperava ouvir algum barulho de arrefecimento, apesar de estar vento, não ouvi nada.
De início efectuava carregamentos domésticos lentos, pois o carro fica parado cerca de 10h, e sempre sem exposição solar. Nos públicos também tentava que a exposição ao calor fosse a menor. O certo é que desde que tenho um ESVE de 32A, tenho carregado a 16A e noto que no final (100% de carga) me dá mais autonomia. Desde que o IKEA instalou os de 32A, então comprovou que se carregar mais rápido tenho mais autonomia. Mas barulho de arrefecimento, em qualquer dos tipos de carregamento, não obtenho qualquer som.
Quanto a medir, existe uma ficha tipo SCART por baixo do volante, mas não sei como a usar, e ainda não pesquiser nos fóruns internacionais essa hipótese.
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por ICEM4N » 14 set 2015, 09:06

joaocfgoncalves Escreveu:Já conhecia o vídeo, mas este barulho é do motor a carregar as baterias. (Pois é REX)
Só efectuei um carregamento rápido até agora. (Quando fui a Oeiras testar o PCR) E nessa altura esperava ouvir algum barulho de arrefecimento, apesar de estar vento, não ouvi nada.
De início efectuava carregamentos domésticos lentos, pois o carro fica parado cerca de 10h, e sempre sem exposição solar. Nos públicos também tentava que a exposição ao calor fosse a menor. O certo é que desde que tenho um ESVE de 32A, tenho carregado a 16A e noto que no final (100% de carga) me dá mais autonomia. Desde que o IKEA instalou os de 32A, então comprovou que se carregar mais rápido tenho mais autonomia. Mas barulho de arrefecimento, em qualquer dos tipos de carregamento, não obtenho qualquer som.
Quanto a medir, existe uma ficha tipo SCART por baixo do volante, mas não sei como a usar, e ainda não pesquiser nos fóruns internacionais essa hipótese.
Eu tenho uma excelente OBD se quiseres experimentar podemos fazer um mini encontro, ( não sei é de que zona és)
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por Malm » 14 set 2015, 13:46

O OBD, sem o software, não serve para nada. O Canion e o Spy Leaf não vão ser compatíveis, e também não deve haver nenhuma aplicação específica para o i3. Temos muito para descobrir, sobre este modelo.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
joaocfgoncalves
Proprietário i3
Mensagens: 909
Registado: 30 jan 2014, 01:48
Data de fabrico: 23 abr 2014
Capacidade bateria: 18.8 kWh

Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por joaocfgoncalves » 14 set 2015, 14:08

Malm Escreveu:O OBD, sem o software, não serve para nada. O Canion e o Spy Leaf não vão ser compatíveis, e também não deve haver nenhuma aplicação específica para o i3. Temos muito para descobrir, sobre este modelo.
Esses dois sistemas foram desenvolvidos para o Leaf e iMev?
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
joaocfgoncalves
Proprietário i3
Mensagens: 909
Registado: 30 jan 2014, 01:48
Data de fabrico: 23 abr 2014
Capacidade bateria: 18.8 kWh

Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por joaocfgoncalves » 14 set 2015, 15:02

sapcmc Escreveu:Podem confirmar se no futuro é possível fazer upgrade às baterias do i3?
Provável, uma vez que o corpo do carro está separado do conjunto, baterias e motor.
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
joaocfgoncalves
Proprietário i3
Mensagens: 909
Registado: 30 jan 2014, 01:48
Data de fabrico: 23 abr 2014
Capacidade bateria: 18.8 kWh

Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por joaocfgoncalves » 14 set 2015, 15:04

ICEM4N Escreveu: Eu tenho uma excelente OBD se quiseres experimentar podemos fazer um mini encontro, ( não sei é de que zona és)
Porque não? Não custa tentar. Vai ao encontro em Guimarães?
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “BMW i3”