Apesar de algum misticismo que envolve tudo o que a Tesla faz verificou-se que basta um pedal de acelerador de um Ford Focus, alguns fios e shunts, uma bateria, e as mensagens CanBus apropriadas para colocar em marcha o drivetrain que, diga-se de passagem, é uma obra de arte, chegando o motor às 16000 RPM sem vibrações.
Falava-se de sinais encriptados no CanBus e necessidade de emparelhar números de série mas afinal foi só pegar numa captura de dados de um Tesla S a andar e reproduzir as mesmas mensagens CanBus para o inversor.
O que não se consegue fazer é trocar o drivetrain de um Tesla para outro Tesla. O inversor manda o seu número de série e se o carro perceber que não é o motor de origem deixa de funcionar à primeira paragem.
Portanto o carro faz validação do drivetrain mas o drivetrain não faz validação do carro.
Isto abre a porta a conversões de veículos MCI para eléctricos com o maravilhoso drivetrain do Tesla S!
Ó pró drivetrain Tesla S a funcionar alimentado por uma bateria do Fluence!


O vídeo é este: (ver a partir de 1h23m)
PS: O drive-train do Tesla S demora mais de 4 minutos a parar se for acelerado ao máximo e se retirar a alimentação, isto com a caixa-redutora!