Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por Malm » 07 jul 2015, 00:13

Muito bom, este diário de bordo. Eu sigo muito a "voltagem" individual das células do meu carro. É que basta uma para estragar tudo. Sei qual é mais forte e qual é mais fraca, sei exatamente onde elas estão situadas no pack, sei identificar o meu carro só pela distribuição das voltagens pelas várias células, porque o perfil que se forma é para mim inconfundível. Parece que ganha rugas, tal como a pele, pela velhice. E depois as temperaturas, para que a bateria dure é preciso reconhecer em que situações os valores se tornam significativamente altos, e muitas vezes é possível encontrar formas de os evitar. Para mim, o que conta é sempre a voltagem da célula mais fraca, ela é que me diz o que realmente é possível andar. A célula número 10. Quando ela chega a 2,75 V, eu sei que o acelerador fica morto. Sem dúvida que é importante encontrar os valores da "voltagem" individual.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

alexmol
Proprietário Tesla
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Contacto:

Mensagem por alexmol » 07 jul 2015, 08:06

Do ponto de vista técnico e de curiosidade interessa-me bastante dedcobrir mais dados!
Vou ter que dar o passo seguinte e injectar pedidos no can-bus.

Do ponto de vista do utilizador tanto me faz já que a bateria é alugada. Se a degradação não abrandar o ritmo que tem tido neste tempo quente (madrugadas acima dos 28 graus que são normais aqui no verão) então o aluguer de baterias não será uma desvantagem como se poderia pensar...
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem

2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

alexmol
Proprietário Tesla
Contacto:

Mensagem por alexmol » 09 jul 2015, 21:48

Com a chegada do calor a sério todas as cargas, mesmo de noite, são efectuadas com arrefecimento e ventilação da bateria.
Este consumo representa 40% da energia consumida numa carga a 6A e 25% numa carga a 10A.
Considerando que carrego metade das vezes a 6A e outra metade a 10A a média será de 33% de energia gasta em ventilação da bateria.
Prevê-se assim que o consumo médio medido na tomada aumente em 33%.

Antes do tempo quente o consumo médio andava nos 17 kWh/100km. Estimo assim que irá para os 22.5 kWh/100km.
O gráfico do spritmonitor é actualmente o seguinte:
Imagem
O valor real é ainda pior que a previsão!

A explicação tem a ver com o facto da ventilação não parar após a carga completa, ou seja, quando chega a 100% deixa de carregar a bateria mas continuar a gastar energia da tomada para ventilação.
No meu caso não me preocupa pois tenho excesso de produção nesta altura do ano e sempre vai arrefecendo a bateria, mas para quem esteja a pagar a energia o ideal é desligar do EVSE assim que atingir a carga desejada.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem

2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 09 jul 2015, 22:08

Então mas uma carga completa dura qts horas? 15h?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

alexmol
Proprietário Tesla
Contacto:

Mensagem por alexmol » 10 jul 2015, 08:11

Sem dúvida, a não ser que carregue a 16A (aqui em casa é dificil por enquanto).
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem

2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 10 jul 2015, 08:37

Realmente não é cómodo, porém se a bateria estiver melhor, é aceitável.
Tens registos da temperatura oscilando?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Mensagem por Malm » 10 jul 2015, 09:36

Não deve ser difícil arranjar um sistema bem mais eficiente de arrefecer essas baterias. Parece-me que esse do carro não dá grandes resultados. O I-MiEV, nos carregamentos lentos, faz a circulação do ar dentro da bateria, mas não vejo grandes efeitos dessa renovação na temperatura do pack. Agora quando lhe ligo o ar condicionado, mesmo a carregar a temperatura baixa.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

alexmol
Proprietário Tesla
Contacto:

Mensagem por alexmol » 10 jul 2015, 19:30

Ainda não consegui descobrir a temperatura do pack/baterias no Can-Bus e ainda não me apeteceu desmontar coisas para colocar lá um sensor de temperatura, por isso, por enquanto, não tenho registos.

Se a bateria fosse minha tentaria enganar o carro para ele deixar ligar o A/C da pré-climatização mesmo sem a carga completa e uns tubos fariam o encaminhamento do ar fresco para a bateria. Mas nunca pensei muito no assunto.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem

2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

psi20
Proprietário Fluence
Registado: 11 nov 2013, 19:06
Data de fabrico: 07 jan 2016
Capacidade bateria: 35Ah

Mensagem por psi20 » 13 jul 2015, 14:43

alexmol Escreveu:Ainda não consegui descobrir a temperatura do pack/baterias no Can-Bus e ainda não me apeteceu desmontar coisas para colocar lá um sensor de temperatura, por isso, por enquanto, não tenho registos.

Se a bateria fosse minha tentaria enganar o carro para ele deixar ligar o A/C da pré-climatização mesmo sem a carga completa e uns tubos fariam o encaminhamento do ar fresco para a bateria. Mas nunca pensei muito no assunto.
ora ai esta algo interessante. salvo erro a entrada de ar para o pack de bateria está do lado esquerdo do lado do kit de reparaçao de furos, retiranto aquela protecção e havendo acesso seria possivel canalizar ar fresco para dentro do pack directamente...

alexmol
Proprietário Tesla
Contacto:

Mensagem por alexmol » 14 jul 2015, 00:18

Com o sistema do proprio pack do Fluence de certeza que não, pois o arrefecimento é pouco e a ventilação é muita.

Com uma invenção para meter ar fresco do A/C no pack é melhor perguntar ao pessoal do i-miev e Leaf que já se aventuraram nisso.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem

2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Renault Fluence ZE”