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				Olá. Já agora preciso de ajuda
				Enviado: 03 out 2020, 18:45
				por Jorgesantos1971
				Boa noite caros eletrificados
Vou buscar o meu Leaf 40 kWh de serviço e de Agosto de 2019 (8500km). É o meu primeiro EV.
Como a maioria já passou pelo que eu estou a passar, (insegurança, receio, expectativa, emoção) gostaria de ter o apoio que decerto aqui dão a todos os iniciados nisto.
Já li algumas coisas, mas sei que a teoria é uma coisa e a prática é outra.
Instalei já a aplicação miio, pedi os cartões a praticamente todas as operadoras, e instalei a aplicação ABRP no meu android. Como tenho garagem, já instalei uma tomada com 17 Ampére para o carregamento do veículo.
Não sei se estou a fazer as coisas corretamente, mas gostava que me dessem o feedback de aplicações indispensáveis para ter que ajudem no planeamento de viagens, na localização de postos de carregamento e se eu estou a dizer ou fazer alguma parvoíce.
Desculpem-me eu sou um bébé nisto  

 .
Já agora fiz a média da minha quilometragem diária e é perto dos 100km/dia
 
			
					
				Re: Olá. Já agora preciso de ajuda
				Enviado: 03 out 2020, 20:35
				por LAbreu
				Jorgesantos1971 Escreveu: ↑03 out 2020, 18:45
Boa noite caros eletrificados
Vou buscar o meu Leaf 40 kWh de serviço e de Agosto de 2019 (8500km). É o meu primeiro EV.
Como a maioria já passou pelo que eu estou a passar, (insegurança, receio, expectativa, emoção) gostaria de ter o apoio que decerto aqui dão a todos os iniciados nisto.
Já li algumas coisas, mas sei que a teoria é uma coisa e a prática é outra.
Instalei já a aplicação miio, pedi os cartões a praticamente todas as operadoras, e instalei a aplicação ABRP no meu android. Como tenho garagem, já instalei uma tomada com 17 Ampére para o carregamento do veículo.
Não sei se estou a fazer as coisas corretamente, mas gostava que me dessem o feedback de aplicações indispensáveis para ter que ajudem no planeamento de viagens, na localização de postos de carregamento e se eu estou a dizer ou fazer alguma parvoíce.
Desculpem-me eu sou um bébé nisto  

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Já agora fiz a média da minha quilometragem diária e é perto dos 100km/dia
 
Só falta pores contador bi-horario em casa e depois programar o carro para carregar preferencialmente a noite (100km= 18 kWh na pior hipótese, da 9h a 2kw)
De resto acho que já estás pronto para a transição. Com o tempo vais aprender os pormenores do carro. O primeiro mês estranha-se, mas depois achas e estranho o ICE.
 
			
					
				Re: Olá. Já agora preciso de ajuda
				Enviado: 03 out 2020, 22:16
				por rnlcarlov
				A tomada ou é de 16A ou 32A  
 
 
Do parte do carro, que carregador é que traz? Se for apenas o carregador com uma ficha Schuko na ponta não consegue tirar partido dos 16A da tomada. Para isso é preciso outro carregador.
 
			
					
				Re: Olá. Já agora preciso de ajuda
				Enviado: 03 out 2020, 23:09
				por Jorgesantos1971
				O carregador do carro não verifiquei. Sei que é o E-Connecta e tem 2 cabos para carregamento. Um para o carregamento rápido e outro para as fichas "domésticas". Será que não vai tirar partido dos 16A?
			 
			
					
				Re: Olá. Já agora preciso de ajuda
				Enviado: 03 out 2020, 23:20
				por frankesousa
				Jorgesantos1971 Escreveu: ↑03 out 2020, 23:09
O carregador do carro não verifiquei. Sei que é o E-Connecta e tem 2 cabos para carregamento. Um para o carregamento rápido e outro para as fichas "domésticas". Será que não vai tirar partido dos 16A?
 
O cabo que diz ser para "carregamento rápido" é na verdade para carregamento "lento" AC até 30A (6.6kW) monofásico nos postos publicos. É um vabo Type2-Type2 conhecido como mennekes.
O outro cabo que vem é o EVSE de origem nissan para carregamento domestico normal a 10A numa tomada schuko.
O carregamento rápido será feito com a tomada chademo, a qual está no posto e é só ligar ao carro.
Quando à carga em casa, instalou uma CEE azul de 16A certo? Como esta:
			
		
				
			 
- cee.png (106.59 KiB) Visto 5186 vezes
 
Para usar os 16A disponíveis terá de ter um EVSE (conhecido como carregador) diferente do de origem que apenas usa 10A e tem uma tomada "normal" schuko.
Para 100km/dia terá de carregar uma média de 17 ou 18 kWh por noite, ou seja, se vai carregar a 10A * 230V = 2.3kW vai demorar 18kWh / 2.3kW = 7.8h, ou seja, umas 8h.
Para esta quantidade de energia já aconselhava um EVSE de 16A, e se é para investir que seja uma coisa como deve de ser, ou seja, isto:
viewtopic.php?f=52&t=7538&hilit=Evse+inteligente 
			
					
				Re: Olá. Já agora preciso de ajuda
				Enviado: 04 out 2020, 10:07
				por rnlcarlov
				
Sim, se for para comprar um EVSE, que seja um que dê para regular até 32A, já que o Leaf consegue tirar partido até quase esse valor.
Eu em casa instalei uma tomada azul de 32A. Não é que para já esteja a pensar usar essa potência toda, mas como o meu carro também tem capacidade de carregar com essa amperagem, achei melhor deixar logo preparado para caso venha a precisar.
 
			
					
				Re: Olá. Já agora preciso de ajuda
				Enviado: 04 out 2020, 11:44
				por Jorgesantos1971
				Eu fiz uma instalação que dá até 16A mas a tomada pode ser tipo Schuko? O cabo original que vem com o Leaf 40kwh com ligação Schuko recebe essa potência ou está limitada a 10A?
			 
			
					
				Re: Olá. Já agora preciso de ajuda
				Enviado: 04 out 2020, 12:25
				por BrunoAlves
				Não, uma shucko, mesmo uma de  qualidade, não é adequada para 16A.
Usando o EVSE que vem com o Leaf só vais puxar 10A independentemente da tomada
			 
			
					
				Re: Olá. Já agora preciso de ajuda
				Enviado: 04 out 2020, 17:56
				por cfvp
				BrunoAlves Escreveu: ↑04 out 2020, 12:25
Não, uma shucko, mesmo uma de  qualidade, não é adequada para 16A.
Usando o EVSE que vem com o Leaf só vais puxar 10A independentemente da tomada
 
Já agora, por curiosidade, qual seria o máximo que se pode usar numa shucko? 13A?
Obrigado.
 
			
					
				Re: Olá. Já agora preciso de ajuda
				Enviado: 04 out 2020, 18:50
				por rnlcarlov
				cfvp Escreveu: ↑04 out 2020, 17:56
Já agora, por curiosidade, qual seria o máximo que se pode usar numa shucko? 13A?
Obrigado.
 
Se não for para muito tempo, 16A dá para usar.
No meu clone sempre carreguei a 14A nas Schuko, também porque não tinha opção de regular.