Diário de bordo - Malm

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
lmlr
Proprietário Leaf
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por lmlr » 07 dez 2013, 17:55

Ena tão juntinhos, até parece que estava frio :)

Onde é este posto tão liberto de CI's?

Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Mensagem por Malm » 07 dez 2013, 18:17

Em frente ao IPV, junto ao quartel, o primeiro posto para quem vem de Coimbra. Está assim livre porque é sábado, e os estudantes ou foram para a sua terra, ou ainda estão a curtir a bezana da última noite. Tive que o parar juntinho porque o dono do Smart deve ter pensado que não existia por ali nenhum elétrico e parou do lado errado. Se a tomada Mennekes é à esquerda, deve-se deixar esse lugar para quem a usa.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 07 dez 2013, 18:58

Há dois tipos de coisas que me fazem espécie. As coisas que não existem e de que se fala e as coisas que existem e de que não se fala. As primeiras acho que não são para aqui chamadas, nas segundas encaixa perfeitamente a degradação das baterias do i-MiEV. Tanta informação, tanto tratado, tanta polémica por essa internet fora no que diz respeito à degradação lifesca. Nem uma palavra sobre a degradação imievesca :? . Mas que mistério. Ando para aqui eu a tentar chegar a alguma conclusão relativamente ao meu, uns dias faço umas contas e é 6%, outros já é 10%, outros ainda é 3%, ou seja, completamente à nora. E depois estas variações de SoC de 5% que me acontecem todos os dias. Estava hoje eu a seguir o carregamento via Canion, como quem vê a novela, ia ele nos 94% e em vez de mudar para os 94,5%, muda-me para 89,5%. Ali, no momento, à minha frente, 5% desvaneceram-se. E continuou a carregar como se nada fosse. Eu vi ali uma oportunidade de ouro para tentar perceber o porquê, e como ando desconfiado que é da temperatura, mudo logo para o ecrã dos sensores de temperatura. Marcava exatamente 19º C. Será este o valor que ando à procura, a partir do qual, quando a temperatura sobe, desaparecem 5% de SoC? Desconfio que este mistério também está para durar. Pelos vistos, também o i-MiEV calcula o estado da sua bateria, o pessoal imevesco não sabe como, mas existe um valor algures, no meio de tudo o que se consegue extrair a partir da CanBus. Um dia destes o Canion também o vai mostrar, que as versões vão-se substituindo umas às outras a bom ritmo. Comecei com a 109 mas agora já uso a 111. É possível que a 112, que não tem data de estreia prevista, nos dê um valor. Há-de seguir-se nova polémica: e vamos comparar esse valor com o quê? E será que o carro não dá também valores diferentes e sem lógica de dia para dia?

Para a resolução deste mistério, a procissão ainda vai no adro.
Última edição por Malm em 24 dez 2013, 02:00, editado 1 vez no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

RJSC
Proprietário Leaf
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras

Mensagem por RJSC » 07 dez 2013, 19:06

Penso que a degradação dos Leafs é muito falada porque o carro a mede e a reporta tanto com as barras no painel de instrumentos, como de forma mais precisa através da aplicação android.
Já o iMiev e quase todos os outros VE's aparentemente não contabilizam a degradação e portanto é muito difícil falar sem dados.
Última edição por RJSC em 07 dez 2013, 19:18, editado 1 vez no total.

lmlr
Proprietário Leaf
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por lmlr » 07 dez 2013, 19:09

O melhor é nem ligar, desde que cumpra as nossas necessidades e não falhe muito na estimativa, de resto que se dane. Aliás, acho que a Nissan fez mal, no ponto de vista da própria Nissan, em colocar as "barras da bateria".

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 07 dez 2013, 19:17

RJSC Escreveu:Penso que a degradação dos Leafs é muito falada porque o carro a mede e a reporta tanto com as barras no painel de instrumentos, como de forma mais precisa através da aplicação android.
Já o iMiev e quase todos os outros VE's aparentemente não contabilizam a degradação.
Dizes bem, aparentemente não contabilizam. Aparentemente. Contabilizam sim senhor, já visualizei um relatório de revisão de um i-MiEV e está lá um valor designado "battery current capacity" = 46.1 Ah e 13.000 km. Num novo devem ser 50 Ah, acho eu.
http://i.imgur.com/nW5bQUp.jpg

RJSC
Proprietário Leaf

Mensagem por RJSC » 07 dez 2013, 19:19

Pronto, mas o que conta é o valor estar acessível aos utilizadores no dia a dia para eles poderem discutir e comunicar a degradação.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 07 dez 2013, 19:22

O Canion vai mostrá-lo um dia destes, que os autores já manifestaram interesse em colocá-lo numa próxima versão. O que eu estranho é não ter sido logo das primeiras coisas a mostrar.

RJSC
Proprietário Leaf

Mensagem por RJSC » 07 dez 2013, 19:44

Só que para a discussão atingir o nível (percentual) que acontece com o Leaf falta também os adaptadores Bluetooth serem a 10€ como os ELM327. A mais de 100€ poucos o vão comprar o adaptador.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 07 dez 2013, 20:05

RJSC Escreveu:Só que para a discussão atingir o nível (percentual) que acontece com o Leaf falta também os adaptadores Bluetooth serem a 10€ como os ELM327. A mais de 100€ poucos o vão comprar o adaptador.
Já sabem que quem quiser dar uma espreitadela é só combinar comigo. O lmlr já viu as 88 células do dele carregadinhas a 4,105V, 100% de SoC. Tudo alinhadinho :D .

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”